Ontem fui conferir o Modacamp, realizado pelo IED (Instituto Europeu de Design), cuja proposta era discutir diferentes temas do mundo da moda. O evento foi estruturado para acontecer em 2 dias (14 e 15) mas, infelizmente, eu só pude conferir o primeiro dia, que já valeu muito a pena pois tive a sorte da data coincidir justamente com a semana que eu estava de férias em SP.
Para quem não conhece, o IED é uma rede internacional de escolas de design, que atua nas seguintes disciplinas: moda, artes visuais e comunicação. Com unidades em 8 cidades distribuídas por 3 países diferentes, oferece cursos de graduação, pós graduação e especialização. Nunca tinha ido até a escola e fiquei bem encantada com as instalações, pretendo em breve fazer um curso por lá.
Meu crachá |
O Modacamp é um evento inédito organizado pela unidade de São Paulo e nos seus dois dias, contou com a participação de grandes nomes do mundo fashion como Dudu Bertholini (estilista da Neon), Renata Piza (editora da Elle), Cristina Zanetti (personal stylist da Oficina de estilo), entre outros. Cada palestrante teve 20 minutos para discorrer sobre seu tema, o que eu achei pouco, tinham assuntos que eu gostaria que tivessem sido mais trabalhados. Vou contar um pouco para vocês das palestras que mais gostei no dia 14:
Renata Ruiz |
Renata Ruiz - tema: Blogs de moda, como as empresas e veículos de comunicação percebem esse fenômeno
Renata é autora do blog Moda para usar e na sua apresentação contou que o principal diferencial dos blogs é traduzir a moda dos catálogos, editorias, etc para o mundo real. Segundo ela, existem 4 tipos de blogs: Inspiração (apresenta tendências, lançamentos), Estilo Pessoal (pessoas " reais" que mostram a maneira como se vestem), Street Style ( a moda das ruas) e Editorial (grande volume de informações, resenhas de produtos e marcas). Achei muito engraçado o termo Webcelebridade usado por Renata para descrever as pessoas que andam fazendo sucesso no mundo virtual, vocês já tinham escutado essa palavra?
Cristina Zanetti |
Cristina Zanetti - tema: A democratização do serviço de personal stylist no Brasil
Cristina, juntamente com sua sócia Fernanda, são responsáveis pelo Oficina de estilo que presta serviços de personal styling para pessoas " reais", ou seja, não atendem celebridades e políticos e coordenam também um blog de mesmo nome. Essa foi uma das apresentações que mais gostei pois, sem nenhuma apresentação em power point, ela conduziu um bate papo contando a sua história. Nem ela nem sua sócia são formadas em moda, Cristina é engenheria civil e Fernanda advogada, se conheceram num curso e começaram a trabalhar na área, crescendo junto com o mercado que ainda estava em formação no Brasil. Elas dispõe de uma metodologia própria de trabalho e se intitulam terapêutas de guarda roupa pois, para construir o estilo de uma cliente, é preciso conhecê-la a fundo, seus hábitos, tarefas que realizam diariamente, gostos. Para ela, a palavra tendência pode ser substituída por vontade já que não existe uma verdade absoluta na moda.
Carolina Althaller |
Carolina Althaller - tema: Como a internet mudou a pesquisa de moda
Carolina é relações públicas do WSGN, líder mundial no serviço de pesquisa on-line, análise de tendências e notícias para as indústrias da moda e estilo. Ela apresentou o conceito de Trend Forecasting: diálogo entre a arte, cultura, comportamento, sociedade e consumidor que descreve o futuro antes dele acontecer. Segundo ela, hoje é muito difícil ter uma ideia inovadora já que praticamente tudo já foi criado, o desafio é a maneira de compilar o que já existe e transformar em algo novo. As fontes de inspiração para estudos de tendência estão nas mais diferentes disciplinas, entre elas: cinema, musica, esporte, blogs, artes, livros.
Luciana Ceccon |
Luciana Ceccon - tema: Case Melissa
Luciana trabalha na área de Marketing da Melissa e contou como foi o projeto para transformar a marca num artigo fashion. Achei o case bem bacana e, em alguns sentidos, muito similar ao da Havaianas que conseguiu mudar seu posicionamento de uma sandália popular para um artigo de moda. Ela contou que a Melissa tem 30 anos de história e que foi no final dos anos 90 que surgiu a ideia de reposicionar a marca para o mercado de moda. Uma das estratégias de mudança foi migrar a venda desse calçado das lojas convencionais para Multimarcas, para aproximar o produto ao mundo fashion. Em 2005, começou um trabalho internacional e hoje já é vendida em 50 países. A Galeria Melissa, localizada na Rua Oscar Freire em Sp, tem como proposta ser a casa da Melissa e promover uma experiência de marca. Segundo ela, Melissa é um acessório de moda.
*******Comentários Finais
*******Comentários Finais
De um modo geral gostei bastante do evento, bons palestrantes e bem organizado, minha única ressalva é para o fato de que se falou demais em blogs e convidaram muitas blogueiras que, ao invés de focar no tema proposto, contaram mais de seus próprios blogs. Com certeza nas próximas edições estarei por lá ( se minhas férias ajudarem hehe)
Fotos: Bruno Marinho/Modacamp
Fotos: Bruno Marinho/Modacamp
2 comentários:
Oi Mariana, tudo bem?
Obrigada pelo comentário da palestra.
Realmente, webcelebridade é engraçado mas é o que acontece. Se percebermos há muitas pessoas que acabam se tornando famosa devido ao trabalho em blogs e o que faz em redes sociais.
Qualquer dúvida, é só perguntar.
bjs
Renata, fico feliz q tenha gostado. O adjetivo engraçado foi apenas pela novidade da palavra e conceito, de fato a internet trouxe muitas coisas novas e as webcelebridades são, sem dúvida, uma delas.
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