terça-feira, 12 de abril de 2011

15 minutos de fama



Quando Andy Warhol disse que “No futuro, toda a gente vai ter 15 minutos de fama”, ele não só mostrou estar muito à frente de seu tempo como teve a perspicácia de entender e projetar o comportamento humano.

É importante destacar que os 15 minutos de fama transcendem Big Brothers, filmes caseiros divulgados pelo You Tube, Capas de Playboy, Reality Shows, etc. Entendo que, o que ele quis dizer, foi que todos iriam querer se destacar, se mostrar únicos e desejar todos os holofotes apontados em sua direção. Seria insegurança, competição, medo ou vaidade? Difícil explicar, cada um faz pelos seus próprios motivos.

Inevitável dizer que a primeira forma de se fazer ser “visto” é pela aparência. Por isso, nota-se a grande quantidade de programas de TV que visam deixar a pessoa mais nova, mais bela, mais atrativa, etc. Todas essas atrações ensinam que, a forma como nos vestimos, é sim um modo de nos comunicarmos com o mundo.

Não podemos negar que isso está correto. O velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica está aí para comprovar isso. Agora façamos o seguinte exercício, o que você acha que comunica pela forma como se veste? Você acredita que as peças e produções que escolhe refletem seu estilo de vida e, principalmente, seu humor em determinadas situações?

Além disso, será que não nos enquadramos nos papéis que preenchemos na sociedade e criamos estilos alheios a nossa personalidade? A imagem de uma alta executiva me veio à cabeça. Imagine se por um dia ela resolvesse ir trabalhar vestindo uma camiseta de banda de rock. Qual seria a imagem que as pessoas fariam dela? Uma pessoa de coragem que sabe que a sua competência não está ligada ao modo como se veste ou alguém que não está apta a preencher o cargo que ocupa?

A grande questão é que nos comunicamos o tempo inteiro. Desde a forma como cumprimentamos uma pessoa até no modo como comemos. A roupa que vestimos acaba por ser parte integrante da nossa pessoa e fica muito difícil desassociá-la da imagem que criamos de cada um. Por isso, as regras de o que usar, o que está na moda, valem sim para você tentar encontrar um estilo que te favoreça e te faça sentir bem, porém sempre levando em consideração o fato de que, a mensagem que deve ser passada é a sua verdade e não uma imagem padrão criada pela sociedade. Afinal de contas, o que você escolher vestir estará mostrando ao mundo um pouco do que você é e, com certeza, você não quer ter um problema de comunicação com ele, quer?


Esse texto eu produzi especialmente para a série Comunique-se do Blog da agência Alma Conteúdo Criativo:  http://agenciaalma.com.br/blog/

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