domingo, 9 de dezembro de 2012

Batalha de estilo: francesas X italianas


Desde que pisei na Itália me sinto em outro planeta. Isso porque (graças a Deus!) aqui, ao contrário da França, todo mundo fala alto, se encosta sem querer no metro (sem que isso gere uma briga), os atendentes de restaurantes e lojas são muito mais simpáticos e por aí vai….. aqui me sinto um pouco mais no Brasil, em meio a uma bagunça as vezes organizada e as vezes não, mas que faz mais parte da minha realidade que a rigidez francesa.


Mas algo que me achou muito a atenção foi como essas diferenças são facilmente percebidas também no modo de se vestir das pessoas, mais especialmente nas mulheres. Comparando Paris e Milão, notei diversas particularidades de cada cidade e seus guarda roupas…

As francesas são elegantes por natureza. Juro, acho que isso é passado de geração em geração, pois nunca vi tantas senhoras tão bem vestidas como em Paris….. e o melhor, elas sabem como ninguém respeitar o que combina com cada faxa etária. O grande diferencial da parisiense é parecer que toda a sua produção foi feita sem esforço (mesmo que tenha tomado bastante tempo!): os penteados normalmente são desconstruídos, a maquiagem simples, com foco no delineador, e as roupas tem zero pretensão de ser sexy, elas querem mesmo é ter estilo, por isso abusam com sabedoria de peças oversized, sobreposições e itens roubados do guarda roupa masculino.

Engana-se quem pensa que elas estão o tempo todo de salto salto, até porque, elas andam muito e sobem muitas escadas do metro todos os dias. As sapatilhas, oxfords e botas no melhor estilo rock and roll são os calçados favoritos.



A francesa adora um vintage, está sempre em busca de peças bacanas, sem se importar tanto com a marca. Os acessórios são discretos, jóias delicadas e bem femininas são as favoritas. Elas sabem bem montar um look chique/vintage/feminino e estarem sempre, sempre, impecáveis.

Já as italianas são completamente o oposto. As produções tem cara de: sim, fiquei horas me arrumando !!! Casacos de pele e óculos ENORMES são peças obrigatórias e elas nunca dispensam um salto, fino e bem alto ! As roupas justas modelam os corpos que, sabe-se lá como, elas conseguem manter em forma nesse lugar de tanta comida boa! Mostrar-se sexy faz  parte de sua estratégia !

A maquiagem é um capítulo a parte. Exagero é a palavra de ordem, em todas as idades. Vi muitas mulheres à la Donatella Versace desfilando pelas ruas de Milão. As italianas, ao contrário das francesas, não querem se vestir de acordo com a sua idade, seu objetivo é parecer mais nova.

Acessórios dourados, bolsas grandes (e sempre de marca) completam o look dessas mulheres que parecem ter saído de capas de revista.

Comprei a Vogue França a Itália e, acreditem, já pelas capas podemos notar as diferenças. Enquanto que na Vogue França está Carla Bruni, cabelos ao vento e maquiagem nude, na italiana está uma loira com um decote ENORME, batom vermelho e o seguinte título : SEDUCTIVE.


Indepedente da minha opinião ( acho as francesas mais elegantes !), tudo é uma questão de gosto e estilo, saber onde você se adapta melhor. Fico feliz de ter escolhido Paris para estudar, pois não só aprendi nas aulas e no trabalho, mas também em minhas caminhadas pela cidade, que acabaram por ser uma das minhas maiores fontes de aprendizado !

5 comentários:

Renata disse...

Ma, não entendo nada de moda amiga, mas esse post tá muiiiito bacana! Adorei!!!
bjos

Cristina Marinho disse...

Parabéns pelo post, muito esclarecedor. Sou pesquisadora de Moda e vou duas vezes por ano para Paris e Milão ( e também Londres e Amsterdã)e sua percepção é a mesma que a minha. às vezes me achava meio doida de perceber isto, e agora vi que é nítido.
Obs.: Também prefiro às francesas, sonho em ser como elas.rsrsrs
Meu facebook é: Viagem de Moda Cristina

Anônimo disse...

As italianas como sempre dando show de vulgaridade, nada discretas, senhoras sem noçao tudo muito fake e exagerado. moro aqui a muito tempo.

Lou disse...

Adorei seu texto e, de todos que li, acho que foi o que se aproximou mais da realidade. Concordo plenamente com tudo o que você escreveu. É muito nítida a diferença de estilo entre os dois países. Mas eu acho que as italianas, que pecam pelo excesso de tudo, no fundo, no fundo, morrem de inveja e gostariam de serem como francesas.Os homens também vão pelo mesmo caminho.São excessivamente vaidosos e, aos olhos de nós brasileiras, acabam ficando afeminados. Já as francesas são elegantes porque acreditam realmente que são e também ser uma pessoa educada e inteligente faz toda a diferença.

Marcela disse...

Adorei seu post! Já estive nas duas cidades várias vezes e é isso aí mesmo!
Só acho que na França, elas não gostam do nosso "sapatinho", onde chamam de "ballerines". Elas usam outro tipo de sapatinho :)