sexta-feira, 1 de abril de 2011

Com que roupa eu vou? - Traje Social

Acabei de inaugurar uma nova tag, a "Com que roupa eu vou?". A ideia veio de uma pergunta que uma leitora fez sobre que  roupa usar para um evento profissional. Essa tag terá como objetivo responder dúvidas desse tipo e ajudar na hora de escolher o que vestir nas mais diferentes ocasiões.

Vamos então ao caso específico dessa leitora: ela quer saber o que usar num evento profissional que pede no convite traje social. Além disso, ela  reforçou:  eu sou básica, como me adequo ao que pedem  mantendo meu estilo?

Apesar de hoje ser muito comum encontrar em qualquer lugar pessoas vestindo estilos complemente diferentes (é possível na mesma festa ver alguém de tênis e outra de vestido longo!), é preciso entender o que o evento pede até mesmo se quiser discordar. Tem um trecho do Chic[érrimo] Moda e etiqueta em novo regime de Gloria Kalil  que define bem essa questão: "Se você foi com seu jeans rasgado a um jantar formal porque quis, faz sentido. Agora, se foi de jeans porque não sabia o que queria dizer 'traje social', vai se sentir mal e fora do tom. Seu jeans não foi um depoimento de independência. Foi um erro."

Mas o que significa " traje social" ?
O Traje Social, que também pode ser chamado de Passeio ou Esporte Fino, é  comum para coquetéis, festas pequenas, jantares e eventos de trabalho. Na hora de escolher, opte por peças mais formais com tecidos nobres e complete com acessórios, maquiagem leve e bolsa pequena.

Para ajudar a leitora, selecionei algumas produções que acredito que se enquadrarem bem ao tipo de evento e ao perfil dela:







Nenhum comentário: