quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Série Pessoas da Moda: Isis Linguanotto

A segunda convidada para o projeto  Pessoas da Moda é a fotógrafa  Isis Linguanotto, de 24 anos. Nascida em São José dos Campos,  interior de São Paulo, formou-se em  Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina e atualmente vive em Londres, onde trabalha como fotógrafa freelancer e desenvolve projetos pessoais em Fotografia de Moda Infantil.

Isis Linguanotto

IDD: 1. Ao escolher a faculdade de moda, você já sabia com o que queria trabalhar ou isso foi se revelando ao longo do curso?
Isis: Quando escolhi cursar Moda, em São Paulo, pensava em ser estilista. Eu já sabia que a minha vontade era a de criar e, na época, estilo parecia suprir esse meu desejo e vocação. Durante o curso descobri a minha paixão pela fotografia de moda e a liberdade criativa que o gênero proporciona.


IDD: 2. Quais os principais trabalhos que você realiza atualmente?
Isis: Nos últimos tempos tenho feito fotos de produto para marcas de moda infantil, como a Caramel Baby & Child e campanhas publicitárias para a rede de cinema Everyman Cinema. Também  dou assistência a grandes fotógrafos da atualidade, como Solve Sundsbo e Karina Twist. No meu tempo livre, desenvolvo projetos pessoais, como editoriais de moda e livros infantis.

Foto Haircut killer



IDD: 3. O que te motivou a ir para Londres estudar fotografia na London College of Fashion?
Isis: Eu quis aprimorar meus conhecimentos técnicos e ao mesmo tempo fazer uma pós graduação para elevar meu nível de ensino. A London College of Fashion (pertencente ao grupo University of Arts London, o mesmo da Central Saint Martins) tem há anos uma ótima reputação no meio da moda e, quando me ofereceram uma bolsa de estudos, ficou difícil recusar. Além do mais, o buzz fashion da cidade de Londres é bastante tentador para quem trabalha no meio.

IDD: 4. Qual o projeto que mais marcou a sua carreira?
Isis: No ano passado fiz uma sessão de fotos em uma das salas de cinema da rede Everyman Cinema, que seria exposta na estréia de Sex and The City 2. A direção gostou tanto das fotos que resolveu utilizá-las na sua campanha publicitária. Desde então, construí uma parceria com eles.

O mais interessante desse projeto foi usar uma fotografia essencialmente de moda para a campanha publicitária de uma rede de cinemas. Isso prova como a fotografia de moda pode ser flexível e interessante para as mais diversas áreas da cultura.

Imagem feitas para a rede de cinema Everyman

IDD: 5. Você pretende retornar ao Brasil ou as chances em Londres são melhores?
Isis: Atualmente as chances no Brasil são melhores. A Inglaterra ainda não se recuperou completamente da crise financeira, e o Brasil, por outro lado, tem um mercado de moda que cresce sem parar.Porém, ficarei em Londres por mais um tempo, ainda indefinido, pois sinto que ainda tenho mais oportunidades e contatos a explorar, que só a moda européia oferece.



IDD: 6. Quem você adoraria fotografar?
Isis: A atriz britânica Helena Bonham Carter. Respeito seu trabalho, estilo pessoal e a adorável e óbvia relação com o diretor Tim Burton. E, se fosse humanamente possível, Dakota Fanning: há 8 anos atrás... (risos)


IDD: 7. Que dica você dá para quem quer ingressar no mercado de moda?
Isis: Dependendo da área de interessante, você não precisa necessariamente estudar Moda. Como no Brasil os cursos ainda são muito generalizados, pode ser mais interessante, por exemplo, estudar Jornalismo, Marketing, Fotografia e depois aplicar conhecimento à Moda através de experiência de trabalho na área ou uma pós-graduação.

Infelizmente, no mercado de moda, inexperiência não tem espaço, e todo mundo acaba tendo que ralar de graça, ou até investir dinheiro do próprio bolso, para construir um portfólio que vá lhe render frutos. Isso serve de regra tanto para o Brasil  quanto para a Europa. Aqui não é diferente: Oportunidade boa é oportunidade não assalariada.

IDD: 8. Você adora fotografia de moda para crianças, como é esse desafio?
Isis: É realmente um desafio! Existem muitos prós e contras.Ao mesmo tempo que crianças são mais abertas a  novas idéias e menos conscientes do próprio visual (o que facilita bastante na hora da foto), elas também ficam entediadas com facilidade, então todo o processo tem que ser muito mais dinâmico. Maquiagem, cabelo, styling e foto, normalmente duram de 2 à 4 horas, já  com os pequeninos tem que ser em uma hora.

Outro ponto é a burocracia. Qualquer consentimento de imagem se torna mais complicado, por causa das leis de proteção à criança. E os horários de trabalho também são mais restritos: por conta do tempo em que elas devem estar na escola. A parte boa é que poucas pessoas se dedicam a esse nicho da moda e a ruim é que  existem bem menos revistas dedicadas ao assunto.

Imagem do  trabalho de mestrado Boo! A Garden Full of Nightmares





IDD: 9. Como você escolhe as peças que usa diariamente? Busca em lojas fast fashion, brechós, grifes, novos estilistas?
Isis: Um pouquinho de tudo. Faço o styling das minhas fotos e, isso reflete na maneira como me visto. Depende da proposta e da ocasião. Mas tanto meu guarda-roupa quanto meus editoriais são uma combinação de high street, vintage, grifes e novos estilistas.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Isis, acesse: www.isislinguanotto.com

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal ver o trabalho da Isis. Somos da mesma turma da Santa Marcelina.
Abraço Isis! Sucesso!
Camila Favali.