quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chapéus: mergulhe de cabeça nessa onda!

Um dos personagens mais interessantes da história “Alice no País das Maravilhas” é o Chapeleiro Maluco. Não sei se por ser completamente maluco ou se por ter um estilo único, caracterizado principalmente pelo uso do chapéu. A história, publicada em 1865, parece completamente atual quando percebemos o retorno do uso do acessório como item capaz de elevar o visual e oferecer uma proteção tanto durante os meses de calor como durante o inverno, quando precisamos nos aquecer.

O chapéu foi criado para proteger a cabeça, ainda na época dos povos primitivos da pré-história, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.

Trazendo agora para a realidade do século XXI, vocês devem estar se perguntando: como inserir o chapéu no dia a dia? O mais importante é escolher uma peça que combine com o seu estilo. Não vale comprar um modelo só porque está na moda, mas que não tem nada a ver com seu estilo de vida e personalidade. A cor do acessório também não precisa combinar com a roupa, deve somente complementar e ordenar com o todo. Além disso, ao optar por um chapéu, deve-se ter em mente que ele será o diferencial do seu look. O restante passa a ser coadjuvante.

Os modelos mais comuns e que estão em alta são:








 
Chapéu Panamá

Confeccionado em cor clara e feito de palha encontrada no Equador e países vizinhos. Recebeu este nome porque o presidente Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. É perfeito para usar durante o dia, na praia, bares, festas e passeios. Dica para conservá-lo limpo e com aparência de novo: escove-o regularmente com uma escova de roupas.





 
Chapéu Fedora

Semelhante ao modelo Panamá, caracteriza-se por ter atitude e ser discreto ao mesmo tempo. Apesar de ser uma peça masculina, fica muito bem em mulheres! É normalmente fabricado em feltro, mas é possível encontrá-lo também em vários tecidos como veludo, feltro, brim, sarja, pelica, palha e sintéticos. Perfeito para utilizar tanto de dia como de noite quando a temperatura estiver mais baixa, principalmente pelo fato de ser produzido preferencialmente em cores escuras, como preto, cinza e marrom.



Chapéu Floppy

É caracterizado pelas abas grandes, curvadas e flexíveis. Combinam com as produções praianas, como biquínis, vestidos leves, batas, túnicas e rasteirinhas. Tranças e cabelos soltos são penteados que aceitam bem o modelo, porém é importante levar em consideração a sua altura na hora de optar pelo acessório: quanto mais baixa você for, menor deve ser a aba, para que você não acabe diminuindo alguns centímetros por excessos de “sombra”.

No Fashion Rio Outono/Inverno 2011, que aconteceu agora em janeiro, a TNG apostou muito nesse acessório, confira:



Aproveite e se permita ser a Chapeleira Maluca, alucinada por chá da tarde e mais importante que isso, extremamente autêntica e atual.


* Esse texto eu produzi para a revista Focco Magazine, para conhecer acesse: http://www.foccomagazine.com.br/


Nenhum comentário: