quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ballet: dos palcos para as ruas

Quando se fala em Ballet, a primeira imagem que surge na cabeça é uma moça delicada, leve, extremamente sofisticada e muito rosa. Acertei? O que a maioria das pessoas não sabe é que por trás de todos os movimentos existe muita força, disciplina e inteligência.

Essa dança surgiu em celebrações públicas na Itália e França. Os espetáculos eram realizados em grandes salões ou quadras de tênis e tinham como público principalmente pessoas da corte.

Hoje em dia há quem goste dessa modalidade, pratique-a como esporte ou assista apresentações em grandes teatros. Mas essa arte, que antes estava restrita a seus bailarinos ou admiradores, agora invade as ruas, tornando-se referência na criação de peças e na escolha de acessórios.

Não se espante ao encontrar (com freqüência!) muitas cores pastéis, polainas, tule, sapatos muito parecidos com sapatilhas e tudo que remete ao universo do ballet. A estilista Ana Magalhães utilizou os bastidores da dança para criar o desfile de Outono/Inverno da Maria Bonita Extra no Fashion Rio. Para isso, abusou de sobreposições, transparências, rendas, meias ¾ e é claro: muito rosa!!! O destaque maior ficou por conta das sapatilhas super coloridas que quebraram as cores suaves.




Desfile da Maria Bonita Extra no Fashion Rio 2011


Outro fator importante para criar essa tendência foi sem dúvida o lançamento do filme Cisne Negro com Natalie Portman. A história que se baseia nos conflitos de uma bailarina, que tenta explorar seu lado bom e encontrar seu lado ruim para viver tanto o cisne negro como o cisne branco, tem um figurino lindíssimo, apesar de não ter sido indicado ao Oscar nessa categoria.
 
Cenas do filme Cisne Negro

Para compor um look romântico seguindo a inspiração do ballet, escolha saias de tecidos leves, meia calça ou ¾, sapatilhas, peças com tecidos esvoaçantes e muito rosa e preto.
Saias leves
Sapatilhas

Meia calça ou ¾


Inspire-se, dance e deixe o ballet encantar você!

Esse texto também foi publicado na revista Focco Magazine



Nenhum comentário: