segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cool Hunting: Caçador de tendências

Fiz um curso de Cool Hunting na Escola São Paulo nesse fim de semana e ameiii!!!! O workshop foi ministrado pela Sabina Deweik do Future Concept Lab, um dos mais conceituados laboratórios de tendência do mundo. Com sede em Milão, possui profissionais denominados “ cool hunters” (caçador de tendência) nas principais metrópoles globais.

Mas qual é o trabalho de um caçador de tendência? Assista ao vídeo (está em português de Portugal) que explica o papel desse profissional e sua importância para as empresas:



O dia iniciou com um  pouco de conteúdo teórico para apresentar como trabalham esses profissionais, as diferenças entre micro e macro tendências e alguns tipos de consumo. Quando eu digo “ um pouco”, me refiro ao fato do tema ser tão interessante e apaixonante que de fato 7 horas de curso servem apenas como aperitivo. É preciso muito mais tempo e estudo para conseguir dizer: agora eu sei sobre esse assunto.

Após um delicioso almoço servido na própria escola, partimos para um exercício prático no qual foi possível vivenciar a atuação de um caçador de tendências. Saímos pelas ruas do bairro Jardins em SP para registrar lojas, pessoas, comportamentos, objetos e tudo o que nossa curiosidade julgasse interessante. Como resultado, veja o que encontrei:






Muitas pessoas vestindo a combinação preto e branco, principalmente em listras! Além disso, várias lojas decoradas nessas cores. No canto direito, uma bolsa antiga que encontrei num brechó (pena que a foto saiu ruim, mas ela era uma graça!). Aliás, me desculpem pelas fotos, acabou a bateria da minha máquina na metade do exercício e tive que tirar as restantes com o celular mesmo!



As cores invadiram as ruas, principalmente as “neon”: rosa, amarelo e verde! A Galeria Melissa na Rua Oscar Freire está com uma ação denominada: Galeria Melissa + Post-its no qual é possível deixar seu recado nos milhares de post its grudados na sua fachada. O resultado? Um paredão super colorido e interativo!

Para quem gostou do assunto, fica a indicação de dois livros:

DNA Brasil: Tendências e Conceitos Emergentes para as Cinco regiões Brasileiras - Editora Estação das Letras e Cores
Consumo Autoral: As Gerações como Empresas Criativas - Editora Estação das Letras

IDD: Ideia da Dica






3 comentários:

Anônimo disse...

D+ o trabalho de Cool Hunting e a fachada de Post-it®!

Anônimo disse...

Que bom que gostou!!!!!

Anônimo disse...

Uma profissão em alta desde a década de 90. Recomendo em sua nova bibliografia um excelente livro: Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências - Dario Caldas.

Att.
Ricardo Peixoto