quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Como escolhi meu curso no exterior

Quando fiz o post sobre minha ida a Paris em 2012 para fazer uma pós graduação em marketing de moda na ESMOD, prometi que faria outros explicando melhor como escolhi a escola e como foi todo o processo seletivo. Então vamos lá....

Eu já mais ou menos sabia que queria ir para França pois estava estudando francês e queria aprender/aprimorar o que vi por aqui, mas o que me ajudou muito na hora de analisar as minhas possibilidades foi a lista produzida pelo site Fashionista, que enumera as 50 melhores escolas de moda no mundo. Para chegar nesse número, eles conversaram com estudantes, funcionários, empresas e profissionais. Além disso, custos, alunos famosos e variedade de cursos são considerados.


Na hora de escolher, é importante levar em consideração não só o custo do curso, mas também  o custo de vida (moradia, alimentação, transporte,etc). Londres, por exemplo, possui 5 das 10 melhores escolas do mundo mas é uma das cidades mais caras para se viver uma vez que ela não aderiu ao Euro e ainda preserva sua moeda original, a Libra.

Outro ponto importante é a lingua. Muitas escolas oferecem classes internacionais, direcionada para estrangeiros e ministradas em inglês. Esse é exatamente o meu caso: escolhi estudar em Paris porém meu curso será 100% em inglês, terei que continuar a correr atrás do francês apenas para as atividades do dia a dia e para o estágio de 4 meses que o curso propõe.

Escolhido onde e o que estudar vem a parte que normalmente gera mais dúvidas: o processo seletivo. Ainda bem que hoje em dia fazemos tudo pela internet, mas imaginam a  dificuldade que deveria ser se candidatar para um curso no exterior quando ela não existia? Cada escola possui um processo diferente do outro, mas vou relatar como foi o meu para a Esmod:

#1 Documentos: Envio da ficha de inscrição preenchida, carta de motivação relatando  meu histórico acadêmico, profissional e o porque eu havia escolhido a Esmod, currículo, diploma de graduação e certificado de fluência em inglês. (Tudo traduzido para o inglês, menos o meu diploma)

#2 Mais Documentos e pagamento: Cópia do passaporte, duas fotos 3x4 digitalizadas, formulários da escola e comprovante de pagamento da 1ª parcela que possibilita que você faça a prova. Caso não passe, o dinheiro é devolvido.

#3 Prova: Para quem tem possibilidade de ir até a sede da escola, a prova é aplicada lá. Como estou fora, agendamos uma data e horário e a prova foi enviada por e-mail. A partir disso, tive que imprimir a prova, respondê-la a mão e enviá-la novamente scaneada depois de 3 horas. Confesso que achei que fosse bastante tempo, mas tive que correr, era muito texto para analisar e responder tudo em inglês!


#4 A resposta: Depois da prova vem a pior parte: esperar o resultado!!!! Quase duas semanas depois recebi um e-mail confirmando que eu havia sido aprovada!! Uhuuu Fiz a transferência do restante do pagamento e recebi em casa alguns papéis sobre o início das aulas e informações gerais.


Depois de tudo isso, vem a fase de buscar mais informação sobre a cidade, comprar passagem e o mais difícil: arrumar um lugar para morar, mas isso com certeza é assunto para outro post (assim que eu tiver um lugar para morar!!! rsrs)

Um comentário:

exexexee disse...

Quando tiver morando aqui me fale do que acha do custo de vida.... Eu nao acho que perde em nada para Londres.... Mas, voila, bem vinda e boa estadia