segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Moda para ler - Parte I

Desde que escolhi Gestão de Marcas de Moda como tema da minha monografia na Pós Graduação, me dediquei a buscar vários livros sobre o assunto. Foi triste perceber que muitas publicações nem sequer existem em português, achei muito material em inglês, espanhol e francês. Isso me fez pensar que ainda há muito mercado para livros de moda em português, facilitando quem quer adquirir mais conhecimento sobre o mundo fashion mas não necessariamente tem facilidade para ler em outras línguas.

Selecionei algumas edições, em português, que gostei bastante e recomendo a leitura. Depois desses comprei outras publicações que comentarei em outro post, o  Moda para Ler - Parte II.


#1 IT GIRLS - TODOS OS SEGREDOS DE UMA VERDADEIRA: O livro nasceu do blog de mesmo nome da Alessandra Garattoni (que vai voltar em novembro!) e reúne diversos posts adaptados. Oferece muitas dicas de moda, beleza e comportamento, com textos dinâmicos e de fácil leitura.

#2 DORMINDO COM O INIMIGO - A GUERRA SECRETA DE COCO CHANEL: A mais recente biografia de Coco Chanel, escrita pelo jornalista Hal Vaughan, que tem como tema central o  envolvimento da estilista com a alta inteligência nazista durante a ocupação alemã em Paris, apoiada em extensa pesquisa documental e raro material fotográfico.

#3 O LIVRO NEGRO DO ESTILO: A editora de moda e jurada do reality show Project Runway, Nina Garcia,  apresenta um livro com ilustrações lindas de  Ruben Toledo e incentiva as mulheres a buscarem seu próprio estilo, aquilo que torna uma mulher única e não mais uma vítima da moda. Dá  dicas para escolher roupas que expressem  personalidade, ensina como combinar texturas e cores, tudo isso para ficar deslumbrante em qualquer ocasião.

#4 FASHION MARKETING - RELAÇÃO DA MODA COM O MERCADO: Gloria Kalil reúne nesse livro aspectos analisados nos 3 eventos Fashion Marketing. No primeiro encontro destacou se o item "A moda brasileira brilha mas não vende", no segundo "Os italianos têm design, os franceses têm marca, os americanos têm mercado interno, os chineses têm preço. E nós, temos o quê?" e no terceiro seminário o  tema foi "Como transformar criatividade em lucro". São textos curtos de diversos autores, leitura fácil e agradável!  

#5 HISTÓRIA DO VESTUÁRIO NO OCIDENTE: É um livro mais de consulta do que de leitura propriamente dita, já que conta com 480 páginas e mais de mil ilustrações. Aborda a trajetória do vestuário desde  a pré-história, passando pelo Antigo Oriente e Europa pré-cristã, até chegar ao final do século XX. Detalha também as principais mudanças nas silhuetas, os materiais de cada época e a evolução das modelagens. Foi de grande ajuda para o meu capítulo sobre história da moda na monografia!


Imagem: Mariana Tozzini

Nenhum comentário: