segunda-feira, 10 de outubro de 2011

10 peças básicas que toda mulher deve ter no armário

Recentemente terminei de ler O livro negro do estilo da Nina Garcia, editora de moda  e jurada do programa Project Runway. Dentre os diversos assuntos interessantes que ela aborda, um capítulo me achou mais atenção: O Básico.

Ela defende muito fortemente (e eu concordo!) que moda é algo passageiro, mas estilo é algo pessoal, aquilo que torna a pessoa única e faz com que ela se diferencie da multidão. Mas mesmo defendendo que não existem regras para se ter estilo, ela destaca alguns artigos essenciais que toda mulher deve ter no guarda roupa. São aquelas peças que nunca ficam ultrapassadas e são eternamente chiques.



1# Pretinho Básico: é o básico dos básicos. Permite que cabelo, acessórios e maquiagem sejam os grandes protagonistas, além de ser extremamente versátil, propiciando a criação de diversos looks.

2# Camisa Branca Masculina: é simples e chique, resiste impecavelmente ao passar do tempo. Pode ser usada com jeans, calças pretas, saia longa, vestidos e tudo que a sua imaginação puder criar.

3# Blusa de gola rolê ou cardigã de cashmere: O suéter ganhou fama nos anos 1890 quando eram usado por praticantes de esporte. Coco Chanel o transformou e hoje é uma peça chave que cai bem em qualquer modelito.

4# Trench Coat: A peça que foi criada inicialmente para  oficiais do exército britânico, ganhou os closets femininos ao redor do mundo.  Garante um ar de mistério  e funciona bem em qualquer clima.

5# Jeans:  É prático e versátil, garantindo leveza à produção. Possibilita infinitas combinações, prezando sempre pelo conforto, e sua maior característica é a despretensão.

6# Relógio masculino clássico: assim como a camisa branca, é um ótimo item para pegar emprestado do namorado/marido/amigo/primo/pai/irmão. O relógio feminino acompanha as tendências enquanto que a versão masculina permanece clássica e quebra as regras de uma maneira inesperada.

7# Brilhantes: Como diz a música: DIAMONDS ARE A GIRL'S BEST FRIEND (Os diamantes são o melhor amigo de uma mulher) essa peça não tem erro, mesmo se for uma bijuteria.  Pode ser usado de dia ou de noite e fica bem com roupas chiques ou casuais.

8# Sapatilhas: Apesar da autora afirmar que são poucos os momentos em que uma mulher deve abandonar o salto em nome da praticidade, as sapatilhas são sem dúvida meu item básico preferido! São confortáveis sem perder a graça.

9# Sapato clássico de salto alto: O sapato preto clássico de salto alto combina com praticamente tudo, é aquele coringa eterno. Permite que as outras peças sejam as protaginistas, sem chamar a atenção para os pés mas também sem perder a classe.

10# Uma ótima bolsa: Na mesma linha do sapato, você pode ter um milhão de bolsas diferentes, mas uma clássica não pode faltar. Nina destaca que uma mulher deve ter 3 bolsas: de ombro, de mão e uma tamanho médio. Escolha um dos modelos sugeridos e invista numa objeto desejo, como Chanel 2.55, Hermès Birkin, etc.

Os 10 itens listados funcionam como uma tela branca, ou seja, são a base para montar um produção interessante. Vale a dica que não adianta comprar o "básico" da moda, aquela versão adaptada com as tendências do momento. Estamos falando do básico mesmo, aquela peça clássica, que sua avó tinha, sua mãe tem e por aí vai.

"Moda se pode comprar. Estilo é algo que se deve possuir" Edna Woolman Chase, editora chefe da Vogue americana de 1914 a 1952.

Imagens: reprodução

Nenhum comentário: