quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hoi An, a cidade sob medida no Vietnã


Hoi An é uma das cidades mais simpáticas que visitei no Vietña. Quase como uma vila, cheia de ruazinhas, feiras ao ar livre e lojas coloridas.


Uma amiga que já tinha me recomendado "Você não pode deixar de ir para Hoi An, você vai amar! Essa é a cidade das compras encomendadas." Parece mágica: de um dia para o outro sua roupa fica pronta, com os tecidos que você quer, no modelo que você quer e, o melhor, exatamente no seu tamanho! 

Funciona assim: você entra na loja, vê um catálogo com 1001 opções de modelos e monta o seu. Depois, escolhe os tecidos - desde o forro interno até o acabamento externo (como o botão de um casaco, por exemplo). A vendedora tira suas medidas e no dia seguinte você volta lá  para fazer a 1a prova. No final da tarde...voilá, sua roupa está pronta! O preço? Por no máximo 100 dólares você leva a peça que quiser.

Fiz dois vestidos na loja Yaly www.yalycouture.com, que é uma das mais recomendadas por lá. Confesso que com a quantidade de tecidos e opções de escolha, fiquei muito indecisa e confusa. Afinal, as vendedoras são costureiras e não estilistas ou conselheiras de moda. Mas valeu à pena, veja um dos vestidos que levei:



Se trouxessem esse esquema de roupa-tailormade-de-um-dia-para-o-outro-como-num-passe-de-mágica para o Brasil (ou para qualquer outro país), minha recomendação seria que cada loja tivesse esse personal stylist, assim ajudaria na indecisão do consumidor :)

Se você tiver a oportunidade de ir para a Ásia e passar por Hoi An, leve uma foto ou página de revista com o modelo de vestido/ casaco que você quer, assim facilita sua (in)decisão.


*
Karen Rozenbaum, paulista de 27 anos, é  a mais nova colaboradora do Ideia da Dica. Apesar de morar em São Paulo, sempre teve um pé no exterior, já que sua família é uruguaia, com antepassados poloneses e russos. Publicitária de formação, sua educação cultural vai muito além da faculdade. Em uma constante busca de descobrir diferentes propostas artísticas e exercitar seu pensamento crítico, Karen atua como planner e está se pós-graduando em Semiótica Psicanalítica – sem deixar de lado seus estudos de astrologia e cabala, além dos conhecimentos que absorve em suas viagens. Viagens, aliás, que preenche com uma incessante procura por entender como as pessoas se comportam e identificar singularidades de cada cultura. Mais posts da Karen sobre a Ásia, você encontra em http://ideiasnamala.wordpress.com


Nenhum comentário: