segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Moda para ler - Parte I

Desde que escolhi Gestão de Marcas de Moda como tema da minha monografia na Pós Graduação, me dediquei a buscar vários livros sobre o assunto. Foi triste perceber que muitas publicações nem sequer existem em português, achei muito material em inglês, espanhol e francês. Isso me fez pensar que ainda há muito mercado para livros de moda em português, facilitando quem quer adquirir mais conhecimento sobre o mundo fashion mas não necessariamente tem facilidade para ler em outras línguas.

Selecionei algumas edições, em português, que gostei bastante e recomendo a leitura. Depois desses comprei outras publicações que comentarei em outro post, o  Moda para Ler - Parte II.


#1 IT GIRLS - TODOS OS SEGREDOS DE UMA VERDADEIRA: O livro nasceu do blog de mesmo nome da Alessandra Garattoni (que vai voltar em novembro!) e reúne diversos posts adaptados. Oferece muitas dicas de moda, beleza e comportamento, com textos dinâmicos e de fácil leitura.

#2 DORMINDO COM O INIMIGO - A GUERRA SECRETA DE COCO CHANEL: A mais recente biografia de Coco Chanel, escrita pelo jornalista Hal Vaughan, que tem como tema central o  envolvimento da estilista com a alta inteligência nazista durante a ocupação alemã em Paris, apoiada em extensa pesquisa documental e raro material fotográfico.

#3 O LIVRO NEGRO DO ESTILO: A editora de moda e jurada do reality show Project Runway, Nina Garcia,  apresenta um livro com ilustrações lindas de  Ruben Toledo e incentiva as mulheres a buscarem seu próprio estilo, aquilo que torna uma mulher única e não mais uma vítima da moda. Dá  dicas para escolher roupas que expressem  personalidade, ensina como combinar texturas e cores, tudo isso para ficar deslumbrante em qualquer ocasião.

#4 FASHION MARKETING - RELAÇÃO DA MODA COM O MERCADO: Gloria Kalil reúne nesse livro aspectos analisados nos 3 eventos Fashion Marketing. No primeiro encontro destacou se o item "A moda brasileira brilha mas não vende", no segundo "Os italianos têm design, os franceses têm marca, os americanos têm mercado interno, os chineses têm preço. E nós, temos o quê?" e no terceiro seminário o  tema foi "Como transformar criatividade em lucro". São textos curtos de diversos autores, leitura fácil e agradável!  

#5 HISTÓRIA DO VESTUÁRIO NO OCIDENTE: É um livro mais de consulta do que de leitura propriamente dita, já que conta com 480 páginas e mais de mil ilustrações. Aborda a trajetória do vestuário desde  a pré-história, passando pelo Antigo Oriente e Europa pré-cristã, até chegar ao final do século XX. Detalha também as principais mudanças nas silhuetas, os materiais de cada época e a evolução das modelagens. Foi de grande ajuda para o meu capítulo sobre história da moda na monografia!


Imagem: Mariana Tozzini

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Esmalte Beijo no Escurinho Risqué

O esmalte Beijo no Escurinho da Risqué é, sem dúvidas, a minha cor favorita do momento. Ele faz parte da coleção Cine Risqué, assinada pelo estilista Reinaldo Lourenço, que traz todo o glamour do cinema dos anos 30.

Com um tom cinza chumbo metálico, pode ser aplicado em uma ou duas camadas, dependendo da tonalidade que você deseja: mais claro ou escuro (na foto abaixo eu apliquei 2 camadas).

Os esmaltes da Risqué geralmente tem uma cobertura ótima mas, descobri um produto que, além de dar mais brilho, garante marior durabilidade: o Top Coat Fixator da Mavala. A Mavala é uma marca suíça que trabalha com produtos para mãos (máscara de limpeza purificante, creme e leite hidratante e creme de noite reparador, entre outros) e também para o cuidado das unhas. Já adianto que não é barata,o  Top Coat Fixator custa em torno de R$ 24, para um vidro de 5ml, mas vale muito a pena pois dura bastante e o resultado é excelente!

Imagens: Mariana Tozzini

Testei e gostei: Shampoo Anti Resíduos Neutrogena

Faz tempo que leio entrevistas com cabeleireiros que indicam, de tempos em tempos, o uso de um shampoo anti resíduos. Confesso que sempre tive um pouco de preconceito com esse tipo de produto, a minha impressão era que ele iria deixar meu cabelo mais seco e sem brilho, aquelas ideias que a gente coloca na cabeça e demora para tirar.

Isso tudo até que resolvi comprar o Shampoo Anti-Resíduos Neutrogena para fazer o teste, porque me convenci que fazia todo sentido eleminar os resíduos que se acumulam pelo uso contínuo de xampus, condicionadores, finalizadores, leave-in, mousse e outros cosméticos.


E não é que deu certo? Ao contrário do que eu pensava, ele deu vida aos cabelos e, se usado antes de aplicar o banho de creme, potencializa o efeito de hidratantes e vitaminas nos fios. Com certeza vale investir na dobradinha anti resíduos + hidratação! Mas não pode exagerar, para cabelos oleosos a aplicação indicada é uma vez por semana e para os fios normais, quinzenalmente.

Quem deve evitar o uso? Pessoas com cabelo seco,  escova progressiva e quem usa tintura com amônia. Isso porque nesses casos o produto irá deixá-lo mais seco, tirar a química e desproteger o couro cabelo, nessa ordem.


Imagens: reprodução

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bazar FARM e Le Cole

Eu não sei vocês mas eu adoro um bazar!!! Pode ser de peças usadas ou de liquidição de algumas marca, sempre que descubro algum lá estou eu buscando achados. Afinal, tem coisa melhor que achar peças incríveis com ótimos descontos? Por isso, quem estiver em São Paulo nesse fim de semana não pode perder dois bazares.


Desde terça, dia 25, acontece o Bazar Universitárias da FARM, que já é um sucesso no Rio de Janeiro e a iniciativa veio agora para São Paulo. Todas as peças com 60% de desconto em cima do valor da etiqueta. O Bazar acontece no 3º piso da loja da marca na Rua Harmonia, 57 e é preciso levar a carteirinha da faculdade e confirmar presença no facebook para participar. Estive lá na própria terça e estava uma loucura, bem cheio mas com peças  bacanas, principalmente sapatos e bolsas. Vale dar um pulinho e ver se ainda tem itens interessantes!

O outro é o Le Cole Coletivo de Moda & Acervo de Luxo, que acontece de 28 a 30 de outubro, das 13h às 19h na Rua Comendador Miguel Calfat,183/114B. O evento  reúne roupas e acessórios de coleções atemporais de marcas nacionais e internacionais, além de um acervo  com peças coletadas de closets "famosos". Dentre as marcas que poderão ser encontradas estão Alexander Mc Queen, Armani,Calvin Klein, Diesel,  H&M, Prada, Miu Miu, Tom Ford, Victoria's Secret, 284,  Bob Store, Gloria Coelho, Juliana Jabour, Le Lis Blanc, Maria Bonita Extra, entre outras. Importante: eles não aceitam cartão de crédito e para saber mais acesse a página no facebook ou entre em contato pelo telefone 11- 7806-8876

Quem for em algum deles e quiser dividir seus achados, envie um e-mail para matozzini@yahoo.com.br

Imagens: reprodução

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campanha “Firme Forte Osteoporose”

Não dá pra falar de beleza, moda e afins e esquecer do mais importante: a saúde! É ela que acaba sendo negligenciada pela correria do dia a dia e, com o passar dos anos, as pessoas tendem a se arrender por não ter tomado algumas ações que poderiam ter previnido certas doenças.


Por isso, adorei a campanha “Firme Forte Osteoporose” que tem por objetivo justamente conscientizar a população da importância de cuidar dos ossos.  O público são especialmente as mulheres já que os casos de osteoporose no Brasil são dez vezes maiores nelas do que neles.



A principal maneira de evitar a doença é pelo consumo adequado de  cálcio e vitamina D, tudo isso em parceria com a prática de atividade física. Mas aí vem a pergunta: quanto eu tenho que consumir de cálcio e quais são os alimentos indicados? O lácteos (leites e derivados) são as principais fontes de cálcio encontradas na alimentação, porém outros alimentos como brócolis e alguns grãos também possuem quantidades significativas. O Ministério da Saúde indica, por dia, um consumo mínimo de 400 ml de leite para crianças de até 10 anos, 700 ml por dia para adolescentes de 11 a 19 anos e 600 ml por dia para adultos acima de 20 anos, incluindo os idosos.

Quem se interessou pelo assunto e quiser saber mais sobre o consumo de cálcio e as próximas atividades da campanha, pode acessar o site oficial http://www.sejafirmeforte.com.br/   e também participar da passeata virtual pelo dia da osteoporose.

Imagens: reprodução

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Looks Yelloween Veuve Clicquot

Na sexta feira,  dia 21, aconteceu a festa Yelloween Veuve Clicquot (nome em homenagem à cor símbolo do champagne, o “amarelo Clicquot”) na Mansão Jafet em São Paulo. A tradicional festa de Halloween promovida pela marca  Veuve Clicquot  recebeu vários famosos, dentre eles  a modelo Vivi Orth, o estilista Carlos Miele e  Sabrina Sato que escolheu um traje bem masculino preto, com bengala de caveira, quepe e um decote ENORME.

Todos os convidados estavam de black tie ou fantasia halloween de gala e foram surpreendidos por personagens assustadores, fantasmas e morcegos, misturados a candelabros e móveis vintage.





Se você terá algum festa de Halloween em breve, inspire-se para compor seu look.


Imagens: divulgação

Comprar online ou não, eis a questão

Desde que uma amiga disse que não faz compras online fiquei me perguntando: quantas pessoas será que ainda carregam esse receio? Para mim soou estranho essa afirmação de uma pessoa da geração Y, super antenada e com desejos que devem ser atendidos a apenas um clique. Eu,  que sou uma Blecky Bloom online assumida rsrs e faço compras na net com certa frequencia, enxergo excelentes benefícios nesse tipo de transação: praticidade e preços muitas vezes melhores que em lojas físicas.

Se eu disser que nunca errei, será mentira. Já devolvi uma calça pois não serviu e já transformei um blazer em colete (veja post aqui) pois não gostei da peça. Mas adiante de todas as aquisições que já fiz, achei essas falhas iguais a que cometemos quando compramos pessoalmente.


Claro que, como em qualquer outra situação, vale sempre buscar informações sobre o site e seguir algumas medidas de segurança como verificar contato e endereço físico do fornecedor, procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega e sempre (sempre mesmo!) guardar todos os dados da compra e  mensagens trocadas.

Quem ainda não confia 100% nesse, permita-se realizar uma comprar e ver a delícia que é chegar em casa e encontrar uma caixa do correio com sua encomenda!  Parece que ganhamos um presente e, melhor, ele é exatamente o que queríamos rsrsrs

Imagens: reprodução

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mallu Magalhães no VMB 2011

Aconteceu ontem o Video Music Brazil (VMB 2011), prêmio de música da MTV que elege os melhores em 11 categorias. Esse ano o evento contou com um novo formato que contemplou 3 palcos simultâneos e utilizou estúdios de Tv ao invés de auditórios.

Confesso que não morri de amores pelas piadas exageradas e por alguns diálogos prontos dos apresentadores, nem mesmo entendi algumas categorias como clipe mais molhado ou com pessoas andando (oi? será que só eu achei bizarro isso?). No fundo acho que todas as premiações, sejam de música, cinema ou TV estão caindo no lugar comum.... tentativas quase desesperadas de se chamar a atenção e apelar para um humor que, ao meu ver, muitas vezes corre para o lado oposto do engraçado.



Mas, independente disso, quem me chamou a atenção foi a cantora Mallu Magalhães. Além de linda e muita magra ( o que era aquele braço fino?), o look dela foi sem dúvida o meu favorito. No início do ano fiz um curso de Moda do Novo Milênio na Escola São Paulo e me surpreendi com a presença dela entre os alunos. Mallu é muito simpática, super acessível e com um estilo super autêntico. Tudo isso com apenas 19 anos....


Imagens: Reprodução

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curso de Moda Contemporânea em Paris

Já imaginou tirar uns dias de férias e partir diretamente para Paris para ter aulas teóricas de moda e visitas guiadas pelos principais pontos turísticos da cidade com dois professores  brasileiros exclusivos? Essa é a proposta da Viagem Moda em Paris com  Lilyan Berlim e Paulo Debom que, esse ano, encontra-se na sua 9ª edição.

O próximo grupo já tem saída marcada para o dia 9 dezembro de 2011 e retorno previsto para o dia 21 do mesmo mês. Além das aulas na escola francesa Esmod, serão realizados tours pelas grandes marcas, visitas guiadas ao Louvre, Maison Yves Saint Laurent, Museu D`Orsay, entre outros atividades. O pacote contempla passagem aérea, acomodação, translado, acompanhamento acadêmico, assistência de viagem, certificado do curso, entradas para os museus a serem visitados e taxas e impostos hoteleiros.






Vale destacar que a viagem tem saída  do Rio de Janeiro e podem participar  estudantes de moda, profissionais e interessados pelo tema de todo o país. Com certeza se eu não estivesse com tudo certo para fazer minha pós de 1 ano na Esmod em 2012 seria uma das participantes desse roteiro!


Imagens: reprodução

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça mais: jóias Raphael Falci

Se você ainda não conhece as criações do designer de jóias Raphael Falci, responsável pela marca que leva seu nome, com certeza vai ficar encantada com suas peças. Raphael é carioca, formado em desenho pela Escola Panamericana e  começou a trabalhar com jóias em 2006.

O  estilo descontraído e a inspiração rock and roll das peças feitas de metais nobres e pedras semi preciosas  chamam a atenção e agradam diversos tipos de mulher, sem se prender às tendências.


Em agosto desse ano, a marca desenvolveu uma coleção de acessórios inspirada em cisnes para a estilista Juliana Jabour e, com o sucesso da  parceria,  eles já planejam uma segunda edição para o inverno de 2012.

Quem quiser adquirir suas peças pode encontrá-las em diversas lojas online como Oqvestir, Farfecht, Surface to Air, The Boutique e no próprio site da marca .



Imagens: reprodução

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bazar Online Mulata Brasil

A marca de moda praia Mulata Brasil é  a minha favorita e sempre a minha primeira opção quando preciso comprar biquinis, cangas, bolsas e tudo que for necessário para aproveitar Sol e mar.

Na loja é possível montar seus biquinis com peças de tamanhos e estilos diferentes, o que sempre adorei pois você acaba podendo brincar e ganha várias opções para usar. E agora, além de tudo, eles montaram um bazar online com preços ótimos. Acesse aqui

A dica é visitar uma das lojas antes (se possível) para descobrir seu tamanho e o modelo que melhor combina com seu corpo. Assim, a chance de errar na compra online diminui bastante!

Ajudinha básica

Lojas Mulata Brasil em Sp:

Rua Lemos Conde, 130 - Alto de Pinheiros
Rua Bela Cintra, 1478 -  Jardins ( está atualmente fechada para reforma)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Testei e gostei: Mira-cuticle Avon

Fazer a unha nunca foi um dos meus talentos mas, como tudo na vida, essas coisas mudam quando a necessidade fala mais alto. Com todos os planos de morar fora no ano que vem, pensei que gastar vários euros para fazer a unha (custa em torno de 20 euros)  não era uma possibilidade e decidi que teria que aprender de qualquer modo.

As primeiras vezes foram desastrosas, vários "bifes" e um resultado bem longe do ideal. Resolvi que, além de continuar tentando, ia buscar produtos que me ajudassem. Entre novas bases, acetonas e brilhos, comprei um redutor de cutículas da Avon porque, afinal de contas, quanto menos cutícula mais fácil, certo? 


Certo não, certíssimo hehehe. Depois de aplicar o produto durante 7 dias, notei que as cutículas haviam reduzido bastante e ficou muito mais fácil fazer a unha. Quem quiser pode até aposentar o alicate a passar apenas a empurrar, que é como a maioria das mulheres faz mundo afora. O hábito de tirar as cutículas é bem brasileiro.

Eu recomendo aplicar o produto a noite, antes de dormir (pode ser em cima do esmalte mesmo), pois ele é um pouco oleoso. Além disso, na primeira semana o ideal é passar pequenas quantidades em dias alternados e, após esse período, aplicar diariamente.

Ajudinha básica
Preço: R$ 5,00 a embalagem de 20g
Onde encontrar: Consulte uma revendedora Avon

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

10 peças básicas que toda mulher deve ter no armário

Recentemente terminei de ler O livro negro do estilo da Nina Garcia, editora de moda  e jurada do programa Project Runway. Dentre os diversos assuntos interessantes que ela aborda, um capítulo me achou mais atenção: O Básico.

Ela defende muito fortemente (e eu concordo!) que moda é algo passageiro, mas estilo é algo pessoal, aquilo que torna a pessoa única e faz com que ela se diferencie da multidão. Mas mesmo defendendo que não existem regras para se ter estilo, ela destaca alguns artigos essenciais que toda mulher deve ter no guarda roupa. São aquelas peças que nunca ficam ultrapassadas e são eternamente chiques.



1# Pretinho Básico: é o básico dos básicos. Permite que cabelo, acessórios e maquiagem sejam os grandes protagonistas, além de ser extremamente versátil, propiciando a criação de diversos looks.

2# Camisa Branca Masculina: é simples e chique, resiste impecavelmente ao passar do tempo. Pode ser usada com jeans, calças pretas, saia longa, vestidos e tudo que a sua imaginação puder criar.

3# Blusa de gola rolê ou cardigã de cashmere: O suéter ganhou fama nos anos 1890 quando eram usado por praticantes de esporte. Coco Chanel o transformou e hoje é uma peça chave que cai bem em qualquer modelito.

4# Trench Coat: A peça que foi criada inicialmente para  oficiais do exército britânico, ganhou os closets femininos ao redor do mundo.  Garante um ar de mistério  e funciona bem em qualquer clima.

5# Jeans:  É prático e versátil, garantindo leveza à produção. Possibilita infinitas combinações, prezando sempre pelo conforto, e sua maior característica é a despretensão.

6# Relógio masculino clássico: assim como a camisa branca, é um ótimo item para pegar emprestado do namorado/marido/amigo/primo/pai/irmão. O relógio feminino acompanha as tendências enquanto que a versão masculina permanece clássica e quebra as regras de uma maneira inesperada.

7# Brilhantes: Como diz a música: DIAMONDS ARE A GIRL'S BEST FRIEND (Os diamantes são o melhor amigo de uma mulher) essa peça não tem erro, mesmo se for uma bijuteria.  Pode ser usado de dia ou de noite e fica bem com roupas chiques ou casuais.

8# Sapatilhas: Apesar da autora afirmar que são poucos os momentos em que uma mulher deve abandonar o salto em nome da praticidade, as sapatilhas são sem dúvida meu item básico preferido! São confortáveis sem perder a graça.

9# Sapato clássico de salto alto: O sapato preto clássico de salto alto combina com praticamente tudo, é aquele coringa eterno. Permite que as outras peças sejam as protaginistas, sem chamar a atenção para os pés mas também sem perder a classe.

10# Uma ótima bolsa: Na mesma linha do sapato, você pode ter um milhão de bolsas diferentes, mas uma clássica não pode faltar. Nina destaca que uma mulher deve ter 3 bolsas: de ombro, de mão e uma tamanho médio. Escolha um dos modelos sugeridos e invista numa objeto desejo, como Chanel 2.55, Hermès Birkin, etc.

Os 10 itens listados funcionam como uma tela branca, ou seja, são a base para montar um produção interessante. Vale a dica que não adianta comprar o "básico" da moda, aquela versão adaptada com as tendências do momento. Estamos falando do básico mesmo, aquela peça clássica, que sua avó tinha, sua mãe tem e por aí vai.

"Moda se pode comprar. Estilo é algo que se deve possuir" Edna Woolman Chase, editora chefe da Vogue americana de 1914 a 1952.

Imagens: reprodução

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Transformando um blazer em colete

As lojas online provocaram um revolução do modo de consumir, tudo está literalmente a um clique. Fica muito mais difícil resistir ao impulso consumista, além do que sites como Coquelux, Privalia e BrandsClub oferecem descontos bem interessantes em marcas conceituadas.

Nesse cenário, eu sou uma daquelas que sempre que recebe um e-mail de uma nova promoção corro pro site para ver, e confesso que já adquiri itens bem bacanas por preços ótimos. Mas, como nem tudo são flores, a Internet oferece um enorme obstáculo: o provar. Por melhor que seja o preço e a peça, estamos comprando algo que não sabemos como ficará em nosso corpo. Ok, eu sei que caso não sirva ou não goste  podemos devolver  (até já fiz isso), mas é sempre um desgaste a mais, não é?

Numa dessas loucuras de compra, me encantei com um blazer branco de linho da Tatiana Loureiro e não resisti em adquirí-lo. Quando o pacote chegou em casa me deparei com um manga muito mais bufante do que parecia na tela do computador, e fiquei um pouco frustada. Mesmo assim ainda usei duas vezes, depois ele ficou aposentado no fundo do armário.



Isso até o dia em que resolvi transformá-lo num colete e levei até a costureira. Minha ideia inicial era tirar somente as mangas mas ela sugeriu que tirasse um pouco mais para dar uma cara melhor no colete. O resultado? Uma peça linda que ando usando horrores, bem mais que do aquele blazer jogado no fundo do armário.

Se você tem alguma peça que não usa e tem potencial de transformação, corra agora para uma costureira e ganhe mais um item no seu guarda roupa!

Imagens: Reprodução e Mariana Tozzini

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Branco, muito branco!

Na semana de moda de Paris, que aconteceu de 27 de setembro a 5 de outubro, o branco repetiu a presença dos desfiles de inverno e reapareu com tudo para o Verão 2012.  As grandes apostas para uso da cor foram a transparência e a renda. Os acessórios também não ficaram de fora,  inclusive o polêmico sapato branco.



A cor branca vem alinhada ao espírito menos-é-mais e acompanha uma moda livre de excessos e com foco na simplicidade. Além disso, as roupas aparecem mais usuais, prontas para sair das passarelas diretamente para as ruas.

Os vestidos dão lugar a combinação de duas peças ou mais e a must have da temporada promete ser a camisa, de diversos tecidos e texturas, mas sempre abotoada até o pescoço.  

Para investir num  look total branco,  algumas dicas são importantes:

#1 Algumas peças brancas tendem a ficar transparentes mesmo quando esse não é o objetivo. Por isso, opte por tecidos mais pesados, de preferência com forro e bom caimento

#2  Aposte em maxi acessórios como brincos, colares e cintos

#3 Para quebrar a monotonia do look, brinque com sobreposições de texturas em seda, algodão, renda, transparência e jeans
#4 Para não parecer pálida,  a maquiagem é fundamental. Invista em tonalidades que dão ar de saúde ao rosto como o coral,  laranja e  bronze

#5 Surpreenda-se: O branco também emagrece! Mas somente os looks monocromáticos, que alongam a silhueta. Para as gordinhas, a blusa comprida é ideal para ser usada com calças mais justas, disfarçando os quadris

Imagens: reprodução

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Como escolhi meu curso no exterior

Quando fiz o post sobre minha ida a Paris em 2012 para fazer uma pós graduação em marketing de moda na ESMOD, prometi que faria outros explicando melhor como escolhi a escola e como foi todo o processo seletivo. Então vamos lá....

Eu já mais ou menos sabia que queria ir para França pois estava estudando francês e queria aprender/aprimorar o que vi por aqui, mas o que me ajudou muito na hora de analisar as minhas possibilidades foi a lista produzida pelo site Fashionista, que enumera as 50 melhores escolas de moda no mundo. Para chegar nesse número, eles conversaram com estudantes, funcionários, empresas e profissionais. Além disso, custos, alunos famosos e variedade de cursos são considerados.


Na hora de escolher, é importante levar em consideração não só o custo do curso, mas também  o custo de vida (moradia, alimentação, transporte,etc). Londres, por exemplo, possui 5 das 10 melhores escolas do mundo mas é uma das cidades mais caras para se viver uma vez que ela não aderiu ao Euro e ainda preserva sua moeda original, a Libra.

Outro ponto importante é a lingua. Muitas escolas oferecem classes internacionais, direcionada para estrangeiros e ministradas em inglês. Esse é exatamente o meu caso: escolhi estudar em Paris porém meu curso será 100% em inglês, terei que continuar a correr atrás do francês apenas para as atividades do dia a dia e para o estágio de 4 meses que o curso propõe.

Escolhido onde e o que estudar vem a parte que normalmente gera mais dúvidas: o processo seletivo. Ainda bem que hoje em dia fazemos tudo pela internet, mas imaginam a  dificuldade que deveria ser se candidatar para um curso no exterior quando ela não existia? Cada escola possui um processo diferente do outro, mas vou relatar como foi o meu para a Esmod:

#1 Documentos: Envio da ficha de inscrição preenchida, carta de motivação relatando  meu histórico acadêmico, profissional e o porque eu havia escolhido a Esmod, currículo, diploma de graduação e certificado de fluência em inglês. (Tudo traduzido para o inglês, menos o meu diploma)

#2 Mais Documentos e pagamento: Cópia do passaporte, duas fotos 3x4 digitalizadas, formulários da escola e comprovante de pagamento da 1ª parcela que possibilita que você faça a prova. Caso não passe, o dinheiro é devolvido.

#3 Prova: Para quem tem possibilidade de ir até a sede da escola, a prova é aplicada lá. Como estou fora, agendamos uma data e horário e a prova foi enviada por e-mail. A partir disso, tive que imprimir a prova, respondê-la a mão e enviá-la novamente scaneada depois de 3 horas. Confesso que achei que fosse bastante tempo, mas tive que correr, era muito texto para analisar e responder tudo em inglês!


#4 A resposta: Depois da prova vem a pior parte: esperar o resultado!!!! Quase duas semanas depois recebi um e-mail confirmando que eu havia sido aprovada!! Uhuuu Fiz a transferência do restante do pagamento e recebi em casa alguns papéis sobre o início das aulas e informações gerais.


Depois de tudo isso, vem a fase de buscar mais informação sobre a cidade, comprar passagem e o mais difícil: arrumar um lugar para morar, mas isso com certeza é assunto para outro post (assim que eu tiver um lugar para morar!!! rsrs)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Achados Bazar Chique & Chique

Na sexta feira fui conferir o Bazar Chique & Chique que aconteceu no Clube Círculo Militar em São Paulo, promovido pelo Centro de apoio a criança com câncer Marta Kuboiana. As peças foram doadas por voluntários e celebridades, entre elas Jum Sakamoto, Astrid Fontenelle e Mariana Weickert.

Eu fiquei impressionada com a quantidade de peças bacanas e praticamente novas. Nas araras era possível encontrar calças jeans da Diesel e Seven, sapatos Arezzo, Prada, Manolo Blahnik, bolsas Gucci e vestidos Armari, Dolce & Gabbana, entre outros. O melhor de tudo? Os preços!!!!! A maioria girava em torno de R$ 20, R$ 30 ou R$ 70 com apenas algumas exceções como as calças Seven e a bolsa Gucci que custavam um pouco mais, mas mesmo assim bem menos do que se vê nas lojas.


A camisa de linho é Banana Republic e custou R$ 20, caiu super bem, uma das coisas difíceis de quando se garimpa peças únicas, pois fica a sorte se o que você gostou vai te servir ou não. A bolsa que não tem marca saiu por R$ 10 e adorei para usá-la de clutch. A sapatilha Beach Couture foi R$ 30 e amei a cor, super verão! O top D&G de R$ 30 é alguns números maior do que o meu usual mas achei legal pois ficou mais compridinho. Minha melhor aquisição foi sem dúvida o par de Manolo Blahnik por R$ 30, do jeito que Carrie Bradshaw adoraria rsrsrs. Resumindo, essa minha compra toda saiu por R$ 120, dá para acreditar?

Confesso porém que nem sempre me senti 100% a vontade de comprar roupas usadas, mas hoje em dia acho uma ótima opção. No último programa Base Aliada da Julia Petit ela conversou com um dono de brechó e falou algumas coisas muito bacanas para quem ainda tem preconceito com roupas vintages:

1) Lavou, tá novo!!!!!
2) Você passa a ter peças exclusivas e não corre o risco de encontrar numa mesma festa alguém com o vestido igual ao seu
3) Muitas dessas roupas talvez fossem jogadas fora, portanto, estamos ajudando a reduzir o resíduo que seria gerado.

De uma coisa vocês podem ter certeza, a partir de agora serei uma compradora assídua de brechós e, consequentemente, dona de peças com muita história para contar.

Imagens: Mariana Tozzini