quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Achado RJ: Chapéu Panamá

Voltei do Rio na segunda feira, mas ainda estava com essa dica na manga para dividir com vocês. Mas calma, isso não significa que elas acabaram... em fevereiro passarei novamente uma longa temporada na cidade e trarei mais mil e um achados!!! 


Eu sempre adorei chapéu Panamá, acho ele super elegante e cheio de estilo. Mas ele tem um problema: é caro!!!! Ou você encontra versões inspired sem muita  qualidade ou tem que desembolsar R$ 200 ou mais. Pois bem, estava nesse dilema até que me levaram ao centro do Rio, numa barbearia cujo dono é super conhecido por vender chapéus Panamá originais a bons preços. Só lembro que pensei: mas uma barbearia? No centro?? Essa eu quero ver... #adesconfiada

Chegando na pequena Club XV (você quase passa reto pois é uma pequena portinha), me deparei com um local cheio de chapéus, de várias cores e expostos num móvel antigo de madeira e pelos bancos da loja. Logo em seguida fomos atendidos pelo Cesar Fraga, dono da barbearia e presidente da Confraria do Chapéu Panamá #ocaraentende. Foi aí que começou minha aula....

Primeiro ele me ensinou sobre o tamanho: a dica é experimentar e depois simular pegar uma moeda no chão. Não caiu? Você achou seu número! Depois o chapéu deve ficar sempre a um dedo de distância da orelha e você nunca deve tocar no topo, somente nas abas. Para conservar, guardar sempre de cabeça para baixo e limpar com um cotonete com óleo mineral. Ufa, é muita coisa para um só chapéu...

Os preços começam em R$ 80, bem mais em conta do que já tinha visto por aí. Acabei ganhando um de presente do namorado #amei.Como curiosidade, o chapéu Panamá, ao contrário do que pensamos, não é original do Panamá, e sim, do Equador. Ganhou esse nome porque o  presidente Roosevelt usou esse modelo em visita ao canal do Panamá em 1906. #momentonerd



A barberia fica na Rua do Ouvidor, 47 e recomendo, depois da visita, escolher algum dos vários bares na mesma rua, pedir um chopp e escutar um chorinho. (Ah, o Cesar, dono da barbearia, também é integrante do grupo de chorinho).

Um comentário:

Unknown disse...

I don't understand anything, but you look really cute with your hat !! :)
Kisses Marianita!!

Ylenia