A nossa convidada de hoje é Clarissa Sotter, 26 anos, designer de bolsas e dona da marca que leva seu nome. Estilista pelo SENAC-PE, Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Design da Informação e mestre em Design, também pela UFPE. Mora em Recife, no Bairro de Boa Viagem, pertinho do mar.
Clarissa Sotter |
IDD: Como começou a marca Clarissa Sotter ? Você é responsável por todas as etapas do processo: desde a criação, compra de materiais e venda?
Clarissa: Sempre trabalhei com moda, fazendo acessórios diversos e vendendo para as amigas, o que era um hobby virou marca e a marca virou uma empresa em 2010. Sou responsável por tudo, tenho uma equipe que me ajuda na confecção, modelagem e acabamento. Mas sou eu quem cria, compra e escolhe materiais, estrutura a coleção, mantenho o contato com as lojas parceiras e coordeno as vendas.
IDD: Você cursou mestrado em Design e Sustentabilidade, como pretende usar o conceito de sustentabilidade em seus produtos?
Clarissa: Terminei agora em fevereiro, aprendi muito com o projeto e pretendo aplicar algumas atitudes ecológicas no meu ateliê. Como o tratamento do lixo, aproveitamento de refugos (sobras) da produção, parcerias com cooperativas solidárias, cuidado com o uso da água e de químicos, entre outras atitudes que parecem pequenas mas quando somadas fazem uma grande diferença.
IDD: Você desenvolve outras atividades relacionadas a moda além da sua marca?
Clarissa: Dou aula em três faculdades do Recife, nos cursos de Publicidade, Design Gráfico e Design de Moda. Aproveito para passar um pouco da experiência que ganho no dia-adia de produção e venda do ateliê para minhas alunas.
IDD: Onde você busca inspiração para criar as suas peças?
Clarissa: A inspiração do designer deve vir associada a muita pesquisa, eu pesquiso o tempo todo, na internet, na rua, nas revistas de moda e decoração, tudo serve como referencia para criação, é só estar sempre atenta ao que acontece no mercado e na sociedade.
Os tecidos também me inspiram bastante, gosto de escolher cuidadosamente a matéria –prima e testar sua qualidade, textura, cores e superfícies. Sou apaixonada por tecidos, todos eles.
IDD: Onde fica seu ateliê e quantas pessoas trabalham com você?
Clarissa: Meu ateliê está de endereço novo, fica na Rua Antonio Falcão 384 loja 15, em Boa Viagem, pertinho de casa (vou a pé todos os dias). Tenho uma sócia economista, que gerencia as finanças e me mantém na linha. Tenho uma Tia, quase uma mãe, que coordena tudo comigo, modela, faz os testes e costura. Tenho uma funcionária que treinei para acabamentos e costura que é meu braço direito, me ajuda em tudo. Quando necessário terceirizo a confeção de algumas peças, mas somos exclusivas por que temos o cuidado com cada peça e fazemos a maioria dos detalhes artesanalmente.
IDD: Onde é possível adquirir suas criações? Você tem planos de montar uma loja física?
Clarissa: Vendemos na loja/ateliê, no site http://www.clarissasotter.com.br/ e em algumas lojas parceiras, o endereço dessas lojas também fica no site para consulta. Estamos atualmente investindo na loja virtual e em novas parcerias fora de Recife.
IDD: Quais os maiores desafios em ser dona do próprio negócio?
Clarissa: Muitos, rsrsrs. Você tem que dormir e acordar pensando nele, não pode descuidar um minuto, tem que estar sempre inovando, propondo coisas novas, antenada no que as clientes pedem. Acho que meu ateliê é como um filho, dedicação e muito esforço para que as pessoas reconheçam nosso trabalho e gostem dos nossos produtos.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Clarissa, acesse: www.clarissasotter.com.br
IDD: Você pretende ampliar a marca, criando também roupas e acessórios?
Clarissa: Temos vontade de ampliar nossas bolsas para acessórios como colares e pulseiras, assim como alguns itens mais utilitários que já estamos fazendo como cases pra notebook, nécessaires, organizadores de bolsa. O foco é o fortalecimento da marca, para depois galgar caminhos mais desafiadores.Roupas não sinto vontade não, apesar de receber muitas sugestões das clientes que pedem que eu comece em breve a fazer...quem sabe né?
Para conhecer mais sobre o trabalho de Clarissa, acesse: www.clarissasotter.com.br
2 comentários:
PARABÉNS Clá! Eu sou suspeita pra falar das bolsas né, tenho 2!! Quero te ver crescer cada vez mais! Bjos e saudades das 2!
Gá Barmak
Parabééns, Clarissa :D
sou sua fã, não só pelas bolsas, mas tb como professora, boa sorte :*
Camila Soares
Postar um comentário