quarta-feira, 2 de março de 2011

Série Pessoas da Moda: Clarissa Sotter

A nossa convidada de hoje é Clarissa Sotter, 26 anos, designer de bolsas e dona da marca que leva seu nome. Estilista pelo SENAC-PE, Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Design da Informação e mestre em Design, também pela UFPE. Mora em Recife, no Bairro de Boa Viagem, pertinho do mar.

Clarissa Sotter
 
IDD: Como começou a marca Clarissa Sotter ? Você é responsável por todas as etapas do processo: desde a criação, compra de materiais e venda?

Clarissa: Sempre trabalhei com moda, fazendo acessórios diversos e vendendo para as amigas, o que era um hobby virou marca e a marca virou uma empresa em 2010. Sou responsável por tudo, tenho uma equipe que me ajuda na confecção, modelagem e acabamento. Mas sou eu quem cria, compra e escolhe materiais, estrutura a coleção,  mantenho o contato com as lojas parceiras e coordeno as vendas.

 

IDD: Você cursou mestrado em Design e Sustentabilidade, como pretende usar o conceito de sustentabilidade em seus produtos?

Clarissa: Terminei agora em fevereiro, aprendi muito com o projeto e pretendo aplicar algumas atitudes ecológicas no meu ateliê. Como o tratamento do lixo, aproveitamento de refugos (sobras) da produção, parcerias com cooperativas solidárias, cuidado com o uso da água e de químicos, entre outras atitudes que parecem pequenas mas quando somadas fazem uma grande diferença.

 

IDD: Você desenvolve outras atividades relacionadas a moda além da sua marca?

Clarissa: Dou aula em três faculdades do Recife, nos cursos de Publicidade, Design Gráfico e Design de Moda. Aproveito para passar um pouco da experiência que ganho no dia-adia de produção e venda do ateliê para minhas alunas.

IDD: Onde você busca inspiração para criar as suas peças?

Clarissa: A inspiração do designer deve vir associada a muita pesquisa, eu pesquiso o tempo todo, na internet, na rua, nas revistas de moda e decoração, tudo serve como referencia para criação, é só estar sempre atenta ao que acontece no mercado e na sociedade.

Os tecidos também me inspiram bastante, gosto de escolher cuidadosamente a matéria –prima e testar sua qualidade,  textura,  cores e superfícies. Sou apaixonada por tecidos, todos eles.



IDD: Onde fica seu ateliê e quantas pessoas trabalham com você?

Clarissa: Meu ateliê está de endereço novo, fica na Rua Antonio Falcão 384 loja 15, em Boa Viagem, pertinho de casa (vou a pé todos os dias). Tenho uma sócia economista, que gerencia as finanças e me mantém na linha. Tenho uma Tia, quase uma mãe, que coordena tudo comigo, modela, faz os testes e costura. Tenho uma funcionária que treinei para acabamentos e costura que é meu braço direito, me ajuda em tudo. Quando necessário terceirizo a confeção de algumas peças, mas somos exclusivas por que temos o cuidado com cada peça e fazemos a maioria dos detalhes artesanalmente.

IDD: Onde é possível adquirir suas criações? Você tem planos de montar uma loja física?

Clarissa: Vendemos na loja/ateliê, no site http://www.clarissasotter.com.br/ e em algumas lojas parceiras, o endereço dessas lojas também fica no site para consulta. Estamos atualmente investindo na loja virtual e em novas parcerias fora de Recife.

 

IDD: Quais os maiores desafios em ser dona do próprio negócio?

Clarissa: Muitos, rsrsrs. Você tem que dormir e acordar pensando nele, não pode descuidar um minuto, tem que estar sempre inovando, propondo coisas novas, antenada no que  as clientes pedem. Acho que meu ateliê é como um filho, dedicação e muito esforço para que as pessoas reconheçam nosso trabalho e gostem dos nossos produtos.

 

IDD: Você pretende ampliar a marca, criando também roupas e acessórios?

Clarissa: Temos vontade de ampliar nossas bolsas para acessórios como colares e pulseiras, assim como alguns itens mais utilitários que já estamos fazendo como cases pra notebook, nécessaires, organizadores de bolsa. O foco é o fortalecimento da marca, para depois galgar caminhos mais desafiadores.Roupas não sinto vontade não, apesar de receber muitas sugestões das clientes que pedem que eu comece em breve a fazer...quem sabe né?

Para conhecer mais sobre o trabalho de Clarissa, acesse: www.clarissasotter.com.br



 

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS Clá! Eu sou suspeita pra falar das bolsas né, tenho 2!! Quero te ver crescer cada vez mais! Bjos e saudades das 2!

Gá Barmak

Anônimo disse...

Parabééns, Clarissa :D
sou sua fã, não só pelas bolsas, mas tb como professora, boa sorte :*

Camila Soares