segunda-feira, 21 de março de 2011

Série Pessoas da Moda: Paula Dorsch

A entrevistada de hoje é a blogueira Paula Dorsch de 21 anos que comanda há 6 meses o Laboratório Blog. Reside em Vitória, Espírito Santos, e atualmente estuda Publicidade e Propaganda na Federal do ES. Além disso, faz estágio  no setor de marketing de uma faculdade particular de Vitória.

Paula Dorsch

 IDD: Você tinha o Blog Espaço 071 antes do Laboratório, qual era o foco desse primeiro blog?

Paula: O Espaço 071 era um blog voltado para música e artes em geral. Depois cheguei a ter o Stupid Fashion que era um blog de feminices com resenhas de produtos e tendências de moda, o diferencial dele é que eu fazia especiais mais elaborados com um pouco de história e conteúdo mais crítico. Fiz, por exemplo, um especial sobre Rock’n Roll na semana do Dia do Rock buscando o estilo desde os anos 50 até os dias de hoje, falando sobre o que era o ritmo, principais estilos, sobre as vestes do grupo que ouvia o som, bem completo mesmo. E um sobre cabelos coloridos com as fantasy colors que me considero um perito no assunto, já passei por muitas delas.

IDD: O que a motivou a desativar o primeiro Blog e criar o Laboratório?

Paula: Eu desativei o Espaço 071 porque comecei a me ligar mais a moda e a comunicação de moda de uma forma geral, foi aí que criei o Stupid Fashion (que infelizmente eu apaguei). O último me deu muita experiência no quesito blogs, aprendi muito sobre ferramentas, sobre como funciona a comunicação nesse meio e por aí vai. Resolvi desativar porque senti que não tinha muito o meu perfil, eu gosto mesmo é de pensar sobre moda e comportamento.


IDD: Para você, qual o papel das blogueiras de moda?

Paula: Acho que as blogueiras de moda tem ganhado espaço por transferirem para a esfera digital aquilo que se tinha antigamente nos papos entre comadres, que falavam sobre determinado produto que era bom ou ruim, indicavam ou não para as outras. Acho que infelizmente elas têm se tornado estrelas demais e esqueceram um pouco a sua função, se venderam muito também. Ultimamente, pouco importa se o produto é bom ou ruim, se elas estão recebendo (em dinheiro ou brindes) tudo se torna ótimo. Incitam o consumo sem responsabilidade, esquecem que elas têm um público muito grande e poder também. Eu costumava acreditar em tudo quanto é resenha de blogueiras até perceber que tinha alguma coisa errada, recentemente comprei um batom da marca Yes da coleção Sabrina Sato super comentada e badalada, o batom tinha péssima fixação, um cheiro horrível, era muito seco e ainda por cima era purpurina pura, ou seja, a blogueira que falou que era uma opção baratinha (que não é, convenhamos que 20 reais é bastante coisa) não percebeu isso?

IDD: Na sua opinião, o que faz um blog ser interessante e diferenciado?

Paula: Um blog bem organizado e com boas imagens é essencial mas acho que falar sobre os produtos e tendências de forma crítica é também muito importante. Recentemente tiveram mil blogs postando sobre esmaltes Impala para SPFW, notinhas  e uma GRANDE parte delas foram postadas dias após a divulgação, acho desnecessário. Seria mais interessante um post falando sobre as cores, se são mesmo tão tendências assim (que eu não achei que era) ou sobre qualquer outra coisa com CRITICIDADE. No final, acho que o que torna o blog interessante e diferenciado é isso, criticidade, fugir do mais do mesmo, ter opinião.

IDD: Quais os principais " pecados" que uma blogueira não pode cometer?

Paula: JAMAIS engane sua leitora, não fale que os lencinhos são milagrosos se eles não o são, não invente brigas via twitter para se promover, não minta nunca! Copiar posts também acontece muito, copiar não pode! Se inspirar pode, contanto que tenha os créditos.Outra coisa que odeio é blog que vive de sorteios e chega a não ter posts no blog, quando tem são ridículos e sem conteúdo. Ah, ainda por cima retuitam o retuite de alguém com a frase do sorteio, péssimo!

IDD: Quais seus blogs preferidos?

Paula: Eu leio muitos principalmente os novos, mas um que não deixo de ler é o Trapo (www.trapo.com.br) que as meninas, a Fernanda e a Priscila, já devem estar de saco cheio de citá-las como referência e inspiração, admiro muito.Leio também o Garotas Estúpidas (www.garotasestupidas.com.br) que foi o primeiro blog de moda que comecei a ler, ai sabe como é né? Ele mudou muito mas é bom como objeto de estudo.De empresa eu gosto do Adoro! Farm (http://ww2.farmrio.com.br/adoro/), para mim é exemplo de blog de marca, super bem construído e cuidado. Adoro a playlist também!E outro que costumo visitar muito é o Rio Etc., as fotos são lindas e eu adoro o estilo carioca embora não tenha nada a ver comigo.

IDD: Você pretende trabalhar com moda? Seguir sua formação e se especializar em moda?

Paula: Eu pretendo trabalhar com moda mas como é um meio bem restrito (aqui em Vitória então...) outra opção é trabalhar com marketing empresarial. Mas bom, com moda eu gostaria de trabalhar no marketing com branding talvez...tenho mais uns 2 anos para decidir, mas meu TCC deve ser ligado a essa área.

IDD: Em quais veículos você busca informação para se atualizar sobre o assunto?

Paula: Eu leio muito! Sou do tipo que faz mil coisas ao mesmo tempo, lê muita coisa ao mesmo tempo sabe, estou sempre com umas 6 abas abertas na internet e por aí vai. Livros e blogs são os preferidos, os livros eu leio de comunicação, moda, comportamento e alguns romances, já blogs eu vejo TODOS! Seja o com 3 visualizações ou o com 300 000 eu leio, eu adoro conhecer novos todo dia, eles que me dão material para sustentar meu blog e minha pesquisa para o artigo sobre mkt e blogs (que anda a passo de lesma mas anda).


Paula: Obrigada por me convidar para participar do blog, fico muito lisonjeada.

Para conhecer o Laboratório Blog, acesse: http://www.bloglaboratorio.com/


4 comentários:

Paula disse...

Adorei participar do blog! Quero ver você no Blog Laboratório também hein! :)

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, adorei.. Super pé no chão, sabe o que quer, não é deslumbrada. Adorei.. Me identifiquei sobre as 6 abas da internet abertas ao mesmo tempo.. Sou bem assim tambem hahaha

Beijos, Carol.

B-sides Fashion disse...

Muito bacana! Concordo muito com tudo! Grandes pontos-chaves foram destacados! Importantíssimo para a midia e blogosfera!
Parabéns!
Essa série pessoas da moda tá maravilhosa e de altissima qualidade!
B-joks
Raquel

Mari Tozzini disse...

Meninas que bom que gostaram do resultado! Eu adorei entrevistá-las, até porque destaco vocês como duas ótimas blogueiras recheadas de conteúdo e criatividade.... não precisamos de mais do mesmo né? Vamos valorizar as novas propostas...

Paula, quanto ao convite, quando quiser estou à disposição!

Bjossss