sexta-feira, 18 de março de 2011

Série Pessoas da Moda: Raquel Provenza

Dando continuidade a série Pessoas da Moda, entrevistei a designer de moda Raquel Provenza, que comenda o Blog B-sides Fashion. Com 23 anos e recém formada em Design de Moda pela Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, já trabalhou no Atelier da estilista carioca Alessa e na marca Overend. Atualmente está focada na administração do B-sides Fashion Blog e com muitos planos na cabeça!


Raquel Provenza

 
IDD: Como surgiu o B-sides Fashion e a ideia do nome?

Raquel: O B-sides surgiu como uma oportunidade de vitrine para mostrar o meu trabalho e como espaço para que outros talentos pudessem se expor.O nome é um trocadilho e tem várias explicações:
Besides fashion- Além da moda = No blog o foco não é só a futilidade mas a profundidade técnica da moda e todas as áreas artisticas que caminham junto a ela.
B-sides Fashion- Os lados b da moda= Aíentra a idéia de que este blog é uma janela para novos talentos e aqueles que não estão debaixo dos holofotes! Uma moda mais underground rs

IDD: Como é composta a equipe do B sides?

Raquel: Tenho colaboradoras que contribuem com idéias e sugestões, mas fixa, eu tenho a Daniella Zaccai, uma makeup stylist maravilhosa! Ela escreve na coluna "Beauty and the best" todas as 5ªf com excelentes dicas de makes!


IDD: Saindo do papel de blogueira e indo pro de designer de moda, qual a importância dos blogs para o mercado de moda?

Raquel: Além de levarem informação de moda de forma muito rápida, você pode encontrar uma gama de estilos de blogs e acompanhar aqueles que mais se identificar. É muito interessante pois democratiza a moda, qualquer menina fica super a par da última tendência do momento, que antes ela só poderia saber se comprasse uma revista caríssima.Os blogs também devem ser levados a sério pelas marcas do mercado de moda, pois as blogueiras unidas representam uma força imensa na mídia virtual que tanto pode levantar como destruir a reputação de uma marca.


IDD: Você criou o Projeto B-sides da coleção. A sua ideia é ajudar a divulgar o trabalho de novos estilistas pois acredita ainda ser difícil novos talentos mostrarem seus trabalhos?
Raquel: Com certeza, a idéia é bem essa! Ainda é dificil o mercado da moda para recém formados ou estudantes em busca de um estágio. Muitas empresas nem dão tanta importância para o portfólio de um designer de moda, isso é frustrante, queremos reconhecimento do nosso trabalho e também feedback. No Projeto B-sides da coleção temos este feedback do público, o que enriquece e nos faz melhorar sempre com críticas positivas, além de ser um verdadeiro exercício para potencializar nossa criatividade, afinal artista gosta de ser desafiado e de cria o tempo todo!
O nome é b-sides da coleção porque as criações dos participantes são mini-coleções que poderiam ser uma espécie de peças lado b de uma marca famosa, provando que esses novos talentos tem muito a contribuir com o mercado e muito potencial.


IDD: No Blog você oferece diversos serviços e venda de produtos. Você acredita que essa atividade é uma das grandes vantagens de se ter um blog?

Esses serviços e recursos não podem ser a finalidade, devem ser consequencia de um bom blog, mas claro que é vantajoso poder gerar atividades e lucros.


IDD: Você acredita que essa tendência dos blogs que explodiu em 2010 terá vida longa?

Raquel: Os de bom conteúdo sobreviverão. Há tanta quantidade de informação e variedades de blogs ao mesmo tempo, que o leitor está ficando exigente e seletivo, ele vai começar a pinçar os que realmente trazem informação satisfatória a ele. Acho que ainda há muita estrada pela frente para os blogs. Eles só vão parar ou diminuir se o blogger resolver cobrar pra ter um blog rs. Enquanto for de graça todo mundo vai querer ter uma janelinha pra gritar o que quiser!


IDD: Pensando nos blogs que você mais gosta, o que te atrai neles?

Eu busco informação bem diferenciada e de qualidade. Designs interessantes e criativos, novidades, tendências, informação musical bacana, etc.


IDD: Como é seu contato com assessorias quando você precisa de material para o blog?

Raquel: Agora que estou começando a fazer contato, afinal o b-sides vai fazer 6 meses e quero presentear minhas leitoras com coisinhas especiais! Busco no twitter e faço contato depois por email com as que respondem. A maioria não respondeu. Estou em negociações com 4 para sorteios, aguardem! Quanto a material para post, recebo algumas coisas, sem pedir, mas raramente me interessam pra postar.


IDD: Em quais veículos você busca informação para se atualizar sobre o assunto?

Raquel: Grandes sites de tendências internacionais, blogs também e muitas pesquisas no google!

Conheça o B-sides Fashion: http://b-sidesfashion.blogspot.com/

3 comentários:

B-sides Fashion disse...

Que lindo! Obrigada pela oportunidade! Muito sucesso pra nós todas! O que precisar estamos ai, ok?!
Parceiras-amigas-blogueiras!
Bjoks
Raquel

Paula Dorsch disse...

Adorei a entrevista com a Raquel! Ela é super talentosa e o blog dela é um arraso :)

Mari Tozzini disse...

Que bom que gostaram, super parceiras-amigas-blogueiras!!! Paula, a sua sai na segunda tá??? Super obrigada meninas...

Bjos