quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tour Moët & Chandon


Todo fim de ano milhares de champagnes são estourados mas pouca gente sabe que, para poder receber o nome de Champagne, ele deve obrigatoriamente ter sido produzido na região de mesmo nome que fica localizada na França, a apenas 1h de Paris. Desde que me mudei cá, esse era um dos passeios que eu mais queria fazer.


E eis que no último domingo pegamos um trem para Epernay, cidade onde está localizada a Moët & Chandon (que foi a que visitei!) e diversas outras marcas produtoras de Champagne. Para conhecer algumas caves (como é o caso da Moët & Chandon e Veuve Clicquot), é necessário se inscrever pelo site da marca e escolher a língua que deseja  fazer o tour. Normalmente, pela quantidade de brasileiros na região, o português é uma delas!


A Moët & Chandon foi fundada em 1743 e pertence hoje ao grupo LVMH, mesmo produtor da Veuve Clicquot e Mercier, mas também dono de marcas que bem conhecemos como Louis Vuitton, Fendi, Givenchy, Sephora, entre muitas (muitas!) outras do mercado de luxo.

A visita dura em torno de 1h e oferece três opções de escolha: tradicional, imperial e grand vintage. A única diferença entra elas é o preço e quantas taças e quais tipos da bebida você irá provar na degustação. Tudo começa com  a história da empresa que foi fundada por Claude Moët e depois recebeu a junção do nome Chandon por conta de seu genro. Ao decorrer dos 28km de cave  (podem ficar despreocupados, não se anda tudo isso!), a guia explica as etapas de fabricação e a diferença entre os vários tipos de champagne produzidos no local, como é o caso do  grand vintage que pode levar de 5 a 10 anos para ficar pronto.



No final (e a parte mais importante!kk), a desgustação acontece numa sala super aconchegante na qual os funcionários explicam sobre a safra que está sendo servida e o modo de bebê-la. Como todo fim de passeio, uma loja cheia de artigos espera os visitantes sedentos por levar em suas malas algum souvenir ou mesmo garrafas do que foi degustado.


Para encerrar o dia, vale pegar um trem de apenas 30 minutos e visitar a capital da região de Champagne, Reims, onde fica a Notre Dame de Reims que é uma das mais imponentes da França e está construída numa área de  6.650 m2 (é enorme e muito, muito linda!!!!).  

Nenhum comentário: