terça-feira, 2 de agosto de 2011

Série Pessoas da Moda: Flavia Linden e Felipe Ornell

A série pessoas da moda para mim é um aprendizado super bacana, pois é com ela que entrevisto e aprendo com pessoas das mais diferentes áreas do mundo da moda. E desse vez estou super feliz pois conversei com a Flavia e o Felipe do FashionCoolture que, para mim, é um dos melhores e mais autênticos blogs da atualidade.



IDD: Como começou o Fashion Coolture?
Quando a Flávia mudou de BH para Criciúma, ela não conhecia ninguém, então começou a ocupar seu tempo com auto retratos (que podem ser vistos no miamiam). Já o Felipe (que já foi modelo) mudou para Criciúma em função da faculdade. Começou como uma brincadeira, que consistia em criar looks a partir de peças que já existiam no armário da Flávia (ela tem muita, muita, muita roupa!) para que servissem de inspiração no dia a dia. Publicávamos os looks no lookbook.nu e a partir daí, surgiram convites para revistas,entrevistas, sites… Então, resolvemos fazer um blog para postar o restante desses looks e, em 3 meses, estávamos com um acesso muito superior ao que imaginávamos.

 

IDD: Vocês atuam como psicólogo e advogada ou hoje se dedicam inteiramente ao blog? Quais atividades vocês desempenham atualmente?
A Flávia trabalha no marketing da marca de jeans Damyller e esse  convite só surgiu em função do FashionCoolture, pois nenhum dos dois tem formação na área de fotografia, publicidade ou moda. O Felipe trabalha com pesquisas pré clinicas e está iniciando o estágio em psicologia clínica. Além disso, nós posamos, fotografamos, produzimos, editamos tudo o que vai para o blog, enfim... é uma correria.



IDD: No twitter de vocês está: uma advogada e um quase psicólogo buscando uma nova forma de fazer moda. Como é essa nova forma para vocês?
Existem muitos blogs comentando a moda e esta nunca foi a nossa pretensão, aliás, como falamos anteriormente, o FashionCoolture não nasceu com a intenção de se tornar a referência que é hoje, as coisas simplesmente "aconteceram". Na verdade o nosso formato é bem próprio pois apesar de acompanharmos tudo o que acontece na moda por meio de revistas, blogs e sites, na hora de montar nossos editoriais nós buscamos soluções para a vida real. Daí a ideia de misturar peças de brechó com peças de lojas de departamento e de grandes marcas, porque na vida real é assim que funciona.

IDD: E a loja online de vocês, como funciona? As peças são produzidas por vocês ou garimpadas em diferentes lugares?
As peças que disponibilizamos na lojinha vem dos mais diferentes lugares, algumas são garimpadas em viagens, outras em lojas que frequentamos ou que são parceiras. A única peça que produzimos foi a T-shirt do blog com a coroinha na frente, mas foi apenas uma edição limitada.

IDD: Na opinião de vocês, quais os editoriais mais bonitos que vocês já fizeram?

Felipe: Eu gosto bastante do  "Feeling blue" para a Damyller 

Felipe: Eu gosto bastante do  "Feeling blue" para a Damyller 

Flávia: FashionCoolture in disco

Flávia: Escape Myself – Manhattan by Kellen & FashionCoolture
IDD: Quais os maiores desafios para produzir um editorial?
O tempo... Nós trabalhamos sozinhos e apesar de as pessoas dizerem que muitos ensaios tem ar de super produção nós não temos estrutura, apenas a máquina fotográfica que é profissional. Além do mais trabalhamos com marcas da Europa e Ásia, então é comum fotografarmos roupas de inverno no verão e do verão no inverno, recentemente fotografamos um editorial para a Damyller no Farol de Santa Martha com sensação térmica de 3 ºC e a coleção era de verão... imagina o frio? Além disso há o desafio de chegarmos a um consenso, cada look é muito discutido, temos formas muito diferentes de perceber a moda então é comum um gostar e o outro não, então vamos modificando até chegar no resultado que vocês visualizam no blog.


IDD: Que dicas vocês dão para uma pessoa encontrar seu estilo e arrasar nos looks?
Auto conhecimento, não adianta você usar o que "está na moda" até porque a moda nos últimos anos tem sido democratizada, apesar de haver tendências adotadas por inúmeras marcas em um mesmo período, estas marcas produzem também uma série de outras peças, acho engraçado quando dizem "o xadrez está em alta" e desde quando ele esteve em baixa? "o animal print é o hit da estação" isso faz décadas... entende? o que ocorre é que chegamos em um momento difícil de "criar algo novo" (salvas excessões como McQueen) o que há é uma releitura constante do que já se usou e se usa. A moda está ai justamente para nos dar liberdade de expressar o que temos de mais precioso, o nosso "eu". Ahh e permitir-se errar né? Moda é erro e acerto!

Imagens: FashionCoolture

Um comentário:

Flávia Desgranges van der Linden disse...

Super obrigada pelo convite pra entrevista! ^^

um beijinho gigante