IDD: Há quanto tempo trabalha como consultora de imagem ? Como escolheu seguir essa área?
Giovana Menniti |
Entrevistei a Giovana Menniti de 27 anos que trabalha com consultoria de imagem em São Paulo. Ela é graduada em Rádio e TV e formou-se em Consultoria de Imagem pelo Senac São Paulo, com cursos de especialização na Escola São Paulo e Universo da Cor. Já trabalhou com produção e figurino para as empresas O2 filmes, Fashion TV, SBT, TV Bandeirantes e nos musicais Jekyll & Hyde “O Médico e o Monstro” e Evita.
Giovana: Efetivamente há 1 ano. Trabalhava com produção e surgiu a oportunidade de integrar o figurino de dramaturgia do SBT. Achava muito interessante o processo de construção de cada personagem por meio da indumentária, adorava descobrir quem eles eram, suas personalidades, vontades e estilos. Sentia porém a necessidade de trabalhar com gente da vida real e não pessoas de uma obra fictícia...daí iniciei uma pesquisa sobre as diferentes vertentes da moda até chegar no curso de consultoria, que caiu como uma luva para mim. Desde então não parei mais.
IDD: Na sua opinião, o mercado de consultoria está em crescimento?
Giovana: O mercado de consultoria de imagem no Brasil cresce a passos largos devido a grande exposição na mídia e a difusão de blogs. Além disso, vivemos num mundo apressado e competitivo, onde a imagem externa que projetamos exerce papel de destaque e, por isso, não só as pessoas mas também empresas entendem a importância dela como diferencial. O fato é que este serviço, que anteriormente era chamado exclusivo, se popularizou.
Giovana: O mercado de consultoria de imagem no Brasil cresce a passos largos devido a grande exposição na mídia e a difusão de blogs. Além disso, vivemos num mundo apressado e competitivo, onde a imagem externa que projetamos exerce papel de destaque e, por isso, não só as pessoas mas também empresas entendem a importância dela como diferencial. O fato é que este serviço, que anteriormente era chamado exclusivo, se popularizou.
IDD: Para quem quer seguir essa área, quais as dicas de curso e livros você tem?
IDD: Dos(as) clientes que você atende, quais são as dúvidas mais frequentes que eles (as) possuem?
Giovana: As dúvidas são inúmeras, mas com certeza a campeã é aquela velha história: Tenho muita roupa no armário e nada para vestir, porque ? As clientes compram por impulso sem analisarem suas reais necessidades, e acabam tendo um armário abarrotado sem nada para usar.
Giovana: Esta área é muito mais complexa do que as pessoas pensam. Necessita de muito embasamento. Para quem quer ser um consultor o curso de Consultoria de Imagem é essencial. É a base. Mas além disso é necessário ter cursos extras como História da Moda, História da Arte, Análise de Cores, Visagismo, Etiqueta, além de estar sempre por dentro do mundo da moda. Para leitura, o “Segredos de Estilo”(Cristiana Francini), “Personal Stylist , Guia para Consultores de Imagem”(Titta Aguiar), “Chic- Um guia básico de moda e estilo(Glória Kalil) e “Pelo Mundo da moda”(Lilian Pacce) são excelentes conteúdos sobre o assunto.
IDD: Quem na área de consultoria é um referencial para você?
Giovana: Agora como referência é inevitável não falar sobre as consultoras da Oficina de Estilo.Elas abriram as portas para os profissionais que não queriam trabalhar nem com artistas nem no mercado empresarial. Também me influenciaram bastante as consultoras Tatty Camargo, Ilana Berenholc e Cristiana Francini.
IDD: Qual o perfil dos seus clientes? Como você divulga o seu trabalho?
Giovana: No meu caso, o perfil dos clientes são pessoas que estão passando por algum tipo de mudança, seja ela de trabalho, d namorado, divórcio, pós gravidez. Estes acontecimentos impulsionam a iniciar um processo de autoanálise, de descobertas... E no final das contas, na minha opinião, a consultoria é muito mais do que saber se vestir bem, é um processo terapêutico e de autoconhecimento. A divulgação é feita pela propaganda boca a boca. O cliente que gostou do meu trabalho recomenda para os amigos e conhecidos. Também possuo um blog com outras consultoras, o Pitacos Fashion que propõe conteúdo sobre o tema.
Giovana: Agora como referência é inevitável não falar sobre as consultoras da Oficina de Estilo.Elas abriram as portas para os profissionais que não queriam trabalhar nem com artistas nem no mercado empresarial. Também me influenciaram bastante as consultoras Tatty Camargo, Ilana Berenholc e Cristiana Francini.
IDD: Qual o perfil dos seus clientes? Como você divulga o seu trabalho?
Giovana: No meu caso, o perfil dos clientes são pessoas que estão passando por algum tipo de mudança, seja ela de trabalho, d namorado, divórcio, pós gravidez. Estes acontecimentos impulsionam a iniciar um processo de autoanálise, de descobertas... E no final das contas, na minha opinião, a consultoria é muito mais do que saber se vestir bem, é um processo terapêutico e de autoconhecimento. A divulgação é feita pela propaganda boca a boca. O cliente que gostou do meu trabalho recomenda para os amigos e conhecidos. Também possuo um blog com outras consultoras, o Pitacos Fashion que propõe conteúdo sobre o tema.
IDD: Dos(as) clientes que você atende, quais são as dúvidas mais frequentes que eles (as) possuem?
Giovana: As dúvidas são inúmeras, mas com certeza a campeã é aquela velha história: Tenho muita roupa no armário e nada para vestir, porque ? As clientes compram por impulso sem analisarem suas reais necessidades, e acabam tendo um armário abarrotado sem nada para usar.
IDD: A gente lê muito: baixinha não pode isso, gordinha não pode aquilo.... o que realmente pode e não pode em alguns casos?
Giovana: Acho que vale sempre o bom senso. Tem que se conhecer. Se você é baixinha e se incomoda com isso evite usar peças achatadoras.O mesmo se aplica para as gordinhas. A chave não é tentar parecer mais alto ou mais magro, e sim mais longilíneo. Por isso o ideal é evitar cortes bruscos na roupa como contrastes de cores na parte de cima com a parte de baixo, que acabam criando uma linha vertical que quebra a silhueta, consequentemente deixando mais baixinho e/ou gordinho. Outro fato importante é prestar atenção nas proporções. Se você é pequena, use peças e estampas pequenas e se você é maior, use médias e grandes. Se não a pequena pode ser engolida por uma estampa grande e a gordinha parecerá ainda maior com uma estampa miúda.
IDD: Quais locais em São Paulo você costuma ir para buscar peças legais?
Giovana: Adoro um Brechó. Sei que é repleto de preconceitos, mas é interessante para exercitar o olhar, sair do lugar comum, refletir como coordenar e até encontrar peças diferenciadas. Um Brechó que vou muito é o Capricho a Toa, que apresenta oportunidades bacanas. Mas eu sempre digo que independente do lugar, é legal procurar o que tem haver com a pessoa, ou seja, toda loja tem sua identidade e basta achar aquela que se aproxima com seu estilo pessoal.
IDD: Como uma pessoa pode entender seu corpo e comprar peças que o favoreçam?
Giovana: Primeiro passo é passar um bom tempo na frente do espelho. Fazer uma autoanálise sem preconceitos. Olhe-se com calma. Confira seus pontos fortes e fracos. Como é meu corpo? Tenho pernas curtas ou longas? Tenho quadril grande ou pequeno? Ombros largos ou estreitos? Assim conseguimos obter ferramentas para nos conhecer verdadeiramente. Exemplo: Se a pessoa percebeu que tem um quadril grande será melhor evitar detalhes e volumes nesta região. É valorizar o que é bom e esconder o que é ruim.
Para encerrar, uma dica bem bacana da Giovana: O segredo de se vestir bem é o mesmo que fazer bem qualquer outra coisa. É ter conhecimento daquilo que se está fazendo e porque o está fazendo.
Ajudinha Básica
Blog Pitacos fashion: http://www.pitacosfashion.com.br/
Brechó Capricho à Toa: http://www.brechocaprichoatoa.com.br/
Oficina de estilo: http://oficinadeestilo.uol.com.br/blog/
2 comentários:
Adorei =)
Ameiiiiiiiiii a entrevista!!Realmente compramos por impulso ou por estar na moda e acabamos nao sabendo como coordenar as pecas. Muito interessante o trabalho de consultoria de imagem.
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