terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um fim de semana em Strasbourg

Completamente apaixonada, foi assim que voltei de Strasbourg. De todas as cidades francesas que visitei, essa é de longe a minha favorita. Para começar, as pessoas são muito simpáticas (o oposto dos parisienses kkk), sempre dispostas a ajudar turistas perdidos e a a dar dicas de lugares bacanas para conhecer.

Como um pouco de história nunca faz mal a ninguém, vale saber que Strasboug foi, durante muito tempo, disputada entre a França e a Alemanha, trocando de lado de tempos em tempos até ficar definitivamente com a França. Todos os habitantes falam francês e um dialeto que mistura a língua francesa com a alemã. Além, é claro, do inglês, já que é um local bem turístico!



A influência alemã pode ser percebida em diversos segmentos: arquitetura, gastronomia, música. Segundo um senhor muito simpático que conhecemos na região, a cidade está a apenas 30 minutos da Alemanha e essa passagem pode ser feita por uma simples ponte que liga os dois países.

Strasbourg fica a 2 horas e 30 minutos de trem de Paris e o preço da passagem pode variar  de 40 a 80 euros cada trecho, dependendo do dia e horário. Assim que chegar na cidade vale correr até o posto de informações turísticas, que fica na própria estação de trem, e comprar o Strasbourg Pass, que custa 14 euros e dá direito a quase todas as atrações turísticas (sem o passe os mesmo passeios podem chegar a 30 euros). Um ticket para os transportes públicos também é uma boa dica: custa 5 euros e vale por 24 horas para até três pessoas.



A Notre Dame de Strasbourg é sem dúvida o ponto para se iniciar a desbravar a cidade. Fica localizada numa praça super central e conta também com uma plataforma no seu topo que permite uma vista linda da cidade (prepare-se para subir 400 degraus!). O relógio astrônomico, encontrado em seu interior, possui um mecanismo criado em 1842 e sua complexidade e beleza impressionam. Todo dia as 11:30hs a igreja é fechada e somente os que tiverem o ingresso para ver o relógio podem entrar (o passe vale aqui).

O ponto turístico mais famoso da cidade é o bairro Petit France, onde é possível ver as casas  tipicamente alemãs, canais e pontes floridas. A Place Kléber é a principal praça comercial da cidade e onde ocorrem diversos eventos. É nessa área também que ficam as principais lojas e diversos bares e restaurantes.

Quando já não aguentar mais andar (melhor forma de conhecer a cidade), faça uma pausa e pegue um Batorama na frente do Palais de RohanEsse passeio é muito legal e dura em torno de 1:10h (Já está incluso no Strasbourg Pass). Os barcos são bastante modernos e saem a cada meia hora na alta temporada, mas é preciso reservar o horário com pelo menos 1 hora de antecedência. Todos os assentos  possuem um fone de ouvido e você pode escolher entre as mais de 10 línguas disponíveis, o português  infelizmente não é uma delas.



No fim do dia, basta escolher um dos vários restaurantes e desfrutar uma cerveja típica da região e uma tarte flambée, que nada mais é que uma pizza porém ao invés do molho de tomate leva como base crème fraîche (Especialidade francesa, é um creme de leite fresco um pouco envelhecido). Recomendo ficar no mínimo dois dias na cidade, assim dá tempo de conhecer as principais atrações!

Nenhum comentário: