quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Decifrando os símbolos das etiquetas de roupa

Desde que resolvi viajar para a França durante um ano para fazer meu curso de pós graduação, uma das minhas grandes preocupações é: como vou fazer para lavar roupa? Sei que pode parecer bobagem do tipo: com tanta coisa para pensar, porque  você está focando nisso? Mas o medo de danificar, manchar e até mesmo encolher minhas tão queridas peças é enorme! Além disso, tem toda a diferença culural: enquanto que aqui no Brasil muitas  casas tem área de serviço com máquina de lavar, tanque e varal, na França os apartamentos são minúsculos e  não comportam esse tipo de estrutura. Por isso, lá se faz necessário ir até uma daquelas lavanderias cheias de máquinas, bem no estilo que vemos em filmes!

Com isso em vista, resolvi me matricular num curso intensivo de lavagem de roupa com minha mãe hehehe e meu primeiro obstáculo foi decifrar os símbolos que aparecem nas etiquetas das roupas com as orientações de como lavá-las. É muito importante entendê-los para não estragar nenhuma peça além de ser útil na hora de escolher o que comprar. Vale pensar bem antes de levar para casa um  item que você gostou mas que tem várias restrições de limpeza pois,  se você não domina essa arte doméstica, isso será um futuro problema e desgaste.



Pesquisando na internet,  encontrei a tabela  acima no site Banana Craft com todos os símbolos e respectivas definições separados por tipo de atividade: lavagem, alvejamento, secagem, passar, limpeza a seco e tecido. Achei super útil e já até  imprimi uma cópia para levar na viagem !!! Quem não estiver visualizando muito bem a imagem aqui no blog, pode acessar AQUI em maior definição.


Nenhum comentário: