segunda-feira, 11 de março de 2013

Um fim de semana em Paraty

Esse fim de semana arrumei as malas e pegamos estrada com dois casais de amigos rumo à Paraty. A última vez que estive na cidade foi há 12 anos atrás (M-E-D-O de já poder fazer esse tipo de referência com tantos anos rs) quando fiz meu batismo de mergulho. Ou seja, lembrava vagamente do que a região oferecia....

Paraty fica a  248 Km do Rio de Janeiro e 330 Km de São Paulo. É um pouco pesado para fazer um bate volta no fim de semana, o ideal mesmo é ir num feriado. Mas, mesmo tendo somente dois dias, conseguimos aproveitar muito e aqui vão minhas dicas para ter um experiência bacana na cidade:


Hospedagem
A Pousada do Cais (Travessa Santa Rita, 20 - Paraty - RJ) foi indicação de uma amiga e eu adorei. É muito bem localizada, fica no centro histórico e de frente para a Baía de Paraty, ou seja, a vista é deslumbrante! Os quartos são aconchegantes e o café da manhã tem clima de casa de praia. O grande diferencial fica por conta do atendimento: eles nos deram um quarto extra para depois do nosso check out para tomarmos banho na volta de um passeio. Super atenciosos né? Diária: R$ 300,00









Compras
Paraty é  referência em cachaça e possui até o Festival da Pinga, no mês de agosto. Por isso, nada melhor que comprar uma garrafa de recordação ou mesmo voltar com uma na mala para presentear alguém. O Armazém da Cachaça (R. Maria Jácome de Mello, 279, Paraty, RJ) possui muitos tipos da bebida, dos mais variados preços, além de licores e pimentas. 




Restaurante

O Margarida Café (Praça Macedo Soares  Paraty - RJ) foi uma ótima descoberta! Sempre gosto de olhar aqueles panfletos que ficam nas mesas de hotéis e lojas e foi lá que achei um cartão postal desse restaurante/Pizza Bar incrível. A decoração é sensacional, tem uma pegada rústica chique e cheia de detalhes em cada canto. O cardápio é bem variado mas o forte são as pizzas, com muitas opções de sabor (destaque para a de carne seca). Todos os dias eles contam com música ao vivo, o que torna o ambiente ainda mais charmoso. 



Passeio

No sábado aproveitamos para conhecer o centro da cidade, caminhar pelas ruas de pedra e apreciar a arquitetura das lindas casas de janela colorida. Já no domingo, foi dia de passeio de escuna na baía de Paraty para conhecer várias ilhas. O tour durou 5 horas (você pode escolher quanto tempo quer), com paradas para mergulho e almoço na Ilha Vermelha, onde os pratos de frutos do mar são destaque. 

A escuna conta com dois andares, sendo que no segundo você pode deitar em meio a almofadas coloridas para apreciar a natureza e tomar Sol. Recomendo a escuna Momento Feliz do Mestre Benedito, ele é uma simpatia e nos mostrou um cardápio com todas a ilhas para que pudéssemos escolher. Tem máscaras de mergulho, chuveirinho de água doce, banheiro e espaço para armazenar bebidas. O passeio custa R$ 70 por hora, por isso quanto mais gente for mais barato fica. Para encontrá-lo, procure pela sua escuna Momento Feliz na baia ou ligue (24) 9982-6998.



Espero que tenham gostado e que fiquem com vontade de conhecer a cidade! :)

Nenhum comentário: