quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vintage X Retrô

Tenho lido e escutado muito os termos Vintage e Retrô, principalmente quando se refere aos brechós que ultimamente ganharam mais adeptos com a onda da sustentabilidade na moda. Mas qual a diferença entre eles?

Vintage são roupas de fato antigas que representam a década a qual fizeram parte, ou seja, são peças marcantes e que carregam um significado da época. Já as peças que possuem inspiração em décadas passadas, mas são feitas e usadas nos dias de hoje, são consideradas retrôs.

O desfile Alexandre Herchcovitch (feminino)  Verão 2012 realizado no 2º dia do SPFW é um bom exemplo para entender esses dois conceitos. A coleção que teve como inspiração o lado avesso das roupas (antigamente se tinha uma preocupação muito grande para que a roupa fosse tão bonita por dentro como era por fora) foi confeccionada com alguns tecidos vintage (de fato antigos) que resultaram em peças retrôs, com silhuetas dos anos 40, 50 e 60.

Aliás, o desfile do Alexandre foi um daqueles que a gente olha e quer tudo, de tão lindo e sofisticado, além, é claro, de muito feminino!



Imagens: © Agência Fotosite / Zé Takahashi

Um comentário:

Spoiled Girls disse...

estudei muito isso na faculdade hahahaha

vintage é tudo, adoro um roupinha da vovó!

bjos