sábado, 28 de janeiro de 2012

Museu 24 horas Prada

Paris está agitada essa semana! Além da semana de moda de alta-costura, a Prada patrocinou uma exposição que durou apenas 24 horas, entre os dias 24 e 25 de janeiro, e recebeu o nome de 24hours Museum. O evento ocorreu no Palais d`Iéna, sede do conselho econômico, social e ambiental francês, o que causou bastante alvoroço já que o local nunca havia sido utilizado para exposições.


No dia 24, a instalação deu espaço para uma super festa, apenas para convidados exclusivos e, no dia 25, abriu as portas para profissionais da moda, fashionistas e convidados (a Esmod mais uma vez arrumou convites para os alunos e, lá fui eu!!!). 

Os criadores do museu são Francesco Vezzoli, artista plástico italiano, em parceria com o estúdio AMO, do arquiteto Rem Koolhass, o mesmo responsável por várias lojas da Prada ao redor do mundo. A exposição contou com três espaços inspirados em diferentes tipos de museu: histórico, contemporâneo e "recusados".


A maior e mais interessante parte, a contemporânea, apresentava diversas estátuas em pedestais com colagens de cabeças de atrizes famosas como Eva Mendes, Brigitte Bardot e Natalie Portman. Mais adiante, o Salon des Refusés (“Sala dos Recusados”) foi o local onde ficava a pista de dança com diversas estátuas nas paredes, que recebiam um um jogo de luz super interessante em cima. Por fim, o clássico ficou representado por uma estátua no topo da escadaria principal, com os dizeres de facebook colados: like!


Um cocktail regado a muito champagne  finalizou a visita que, devo dizer, não me encantou tanto como eu imaginei.  Conversando com um dos professores da Esmod, ele me disse que acredita que a ação teve como objetivo maior suportar a inauguração de uma nova loja Prada na cidade.


Imagens: Mariana Tozzini

Nenhum comentário: