quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Hamburg, o paraíso alemão


Hamburg geralmente não é o primeiro destino da maioria das pessoas quando se pensa em conhecer a Alemanha, surge sempre no planejamento cidades como Berlim e Munique, que são, sem dúvida, muito bonitas, mas nada se comparadas à beleza de Hamburg (ou Hamburgo em português).


Infelizmente não tive mais que um fim de semana para desbravá-la mas, já foi o suficiente para perceber que ali se vive bem e, copiando a descrição que um morador me deu: É o lugar que consegue ter o charme de uma cidade pequena com as ofertas de uma cidade grande, precisa de mais?

Fica localizada no norte da Alemanha, de Paris são cerca de 700km (demorei 1h30 de avião) e sua beleza é em grande parte por estar localizada as margens do Rio Elba. Somente como curiosidade, é a segunda maior cidade do país e a oitava da União Européia.

Esse ano tive muita sorte, a maioria das cidades que conheci foi com um guia local e dessa vez não foi diferente. Isso facilita muito e faz ganhar tempo, por isso meus dois dias me propiciaram visitar as principais atrações. Mas, para quem quiser se aventurar pela região, fiz uma descrição das paradas obrigatórias:

Alster: No centro da cidade hanseática ficam os dois lagos formados pelo rio Alster, Binnenalster e Außenalster. É um bom local para começar o passeio, indico tomar um café da manhã as suas margens no Alster Pavillon ( 8 euros buffet a vontade) e depois dar uma volta pela região. É sem dúvida um local para fazer várias fotos bacanas!


St. Pauli: A Rua Reeperbahn, a mais famosa da região St. Pauli, é o destino certo para os amantes da noite. Ao longo da rua, onde antes eram enroladas as amarras dos navios (em alemão, "Reepe", por isso Reeperbahn), acumulam-se bares, restaurantes, pubs, discotecas, cafés, clubes, lanchonetes e os famosos bordéis com suas luzes vermelhas (a foto acima é da fachada de uma ruela da região que permite a entrada somente para homens, não precisa explicar por que né?).

HafenCity: Representa o nascimento de uma novo pedaço da cidade, sua área de 157 hectares apresenta um espaço urbano dinâmico, misturando trabalho e moradia, comércio, lazer, gastronomia e cultura. É nessa região que fica o escritório da Unilever  e também uma ótima loja Haagen-Dazs que permite deitar em espreguiçadeiras e apreciar a vista enquanto se degusta um sorvete!

Igreja St. Michaelis: É o símbolo da cidade é também um dos maiores faróis do mundo. A torre tem 132 metros de altura e quase 450 degraus (prepare o fôlego) mas de sua plataforma panorâmica tem-se uma vista fantástica de Hamburgo e do porto.


Speicherstadt ou "cidade dos armazéns": É o maior complexo de armazéns do mundo e fica localizado  entre o centro de artes Deichtorhallen e o Baumwall, um trecho dos antigos muros que protegiam a cidade. Vale pegar um barco e fazer um passeio pelo rio.


Dockland: O prédio de seis andares de escritórios às margens do Elba é uma das construções mais extravagantes de Hamburgo, isso porque sua forma lembra a proa de um navio. O acesso ao último andar é aberto ao público e de lá é possível apreciar uma vista inesquecível da cidade e do rio.

Prontos para arrumar a mala?:)


PS: Reparem nas fotos que um dia o tempo estava lindo e no outro nem tanto...

Nenhum comentário: