sexta-feira, 27 de abril de 2012

Imagem da semana: Bonde de Lisboa

Essa imagem encerra minha saga de posts sobre Portugal, país que tanto gostei e que nos recebeu de braços abertos. Os famosos bondes não servem apenas como transporte turístico, são utilizados normalmente pelos moradores para se locomover de um ponto da cidade até outro. Essa foto foi tirada na praça Camões em Lisboa e gostei do contraste entre um artigo antigo (bonde!) com a loja da Diesel no fundo, um brincadeira de modernidade e passado que parecem conviver muito bem!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exposição Louis Vuitton-Marc Jacobs

Ta aí, finalmente uma exposição mais que esperada do mundo da moda que eu posso conferir de perto já que estou na cidade!!! Depois de passar muita vontade com Alexander McQueen no Metropolitan Museum of Art em Nova York e com a mostra da Chanel em Tóquio denominada The Little Black Jacket, fui conferir Louis Vuitton-Marc Jacobs que está em cartaz, até 16 de setembro, no Museu des Arts Décoratifs em Paris. 

Uma pausa para falar  do Museu des Arts Décoratifs, já que ele na verdade é uma junção de 3 museus:  o das Artes Decorativas, o da Moda e o da PublicidadeO primeiro reúne móveis da Idade Média até a época contemporânea, além de uma coleção de jóias e  brinquedos. O Museu da Publicidade possui uma grande coleção de cartazes relativos à campanhas publicitárias de vários países e, por fim (e para mim o mais interessante!), Museu da Moda, que conta com mais de 19.000 costumes, peças de séculos passados até  grandes nomes da atualidade. Promove também exposições temporárias,  como Jean Paul Gaultier para os balés de Regine Chopinot em 2007 e a atual sobre a relação entre Louis Vuitton, Marc Jacobs e moda. 


Falando agora da exposição, tudo começa assim: com as fotos do fundador da LV, o próprio Louis Vuitton, e o atual diretor criativo, Marc Jacobs. A mostra está dividida em dois andares, sendo o primeiro focado na história da marca, mostrando como tudo começou, e o segundo sobre as mais recentes coleções e as fontes de inspiração de Marc Jacobs.


No primeiro piso milhares de baús dispostos contam a trajetória de Louis Vuitton que, em 1854, criou a MAISON LOUIS VUITTON MALLETIER no centro da capital francesa. Mas não se engane ao pensar que a trajetória da marca começou como a conhecemos hoje em dia. No início, a loja produzia baús que comportavam as volumosas roupas das damas da alta sociedade, assim como outros modelos que viravam cama para pequenas viagens. Em 1896, George Vuitton, filho de Louis, criou o famoso monograma LV que é utilizado até os dias de hoje. 


O segundo piso é inteiramente dedicado à  Marc Jacobs que, em 1997, assumiu a direção criativa da marca com o objetivo de renovar a LV e criar sua primeira coleção de roupas, sapatos, relógios e  jóias. Além de displays com diversas peças criadas pelo designer, três largas vitrines mostram as coleções desenvolvidas em  parceria com  artistas como Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Richard Prince. A melhor parte é um mostruário de todas as bolsas já criadas pelo estilista, tudo em formato de caixa de bombom como se cada peça fosse um pequeno doce, uma loucura !! kkkk


Display de bolsas em formato de caixa de bombons


Boneco Marc Jacobs 
No final do percurso, um pequeno boneco Marc Jacobs se despede de todos os visitantes. ( uma graça, dá vontade de levar para casa!)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

H&M Conscious Collection Primavera/ Verão 2012

Desde 2011, a  gigante sueca de fast fashion H&M vem trabalhando com o conceito de moda  sustentável, denominado Conscious Collection (coleção consciente). O diferencial fica por conta da utilização de materiais de origem orgânica, como o algodão e o tencel, o poliéster reciclado proveniente de garrafas de plástico, além de cores escolhidas com base no seu impacto ambiental.                                                                    
No dia 12 de abril, desembarcou nas lojas a nova coleção primavera/verão 2012 desse conceito, cuja campanha contou com o famoso fotógrafo Terry Richardson e as modelos  Edita Vilkeviciute, Karmen Pedaru, Mathias Lauridsen, RJ Rogenski e Toni Garrn. 

Ontem resolvi passar na loja para conferir as peças de perto (ok, um pouco atrasada mas não consegui ir antes!!!kk) e encontrei vestidos florais, tecidos leves e modelagem fresca. Se me perguntarem quanto a qualidade e preço, achei igual ao que a H&M já vem praticando, nem mais nem menos! Minhas peças favoritas são, em sua maioria, as que contam com a estampa tema da coleção, que remete a um jardim encantado, com fundo rosa e folhas largas, tudo bem pastel com a cara da estação! 



E qual não foi minha surpresa ao encontrar também uma mini linha chique batizada de 'Exclusive Conscious', com vestidos que chegam até a 349 euros (sim, pasmem!!!!), fazendo nascer a pergunta se a grife está tentando entrar no mercado de luxo após tantas parcerias com marcas como Versace, Lanvin, Marni, etc. Eu simplesmente amei o vestido branco, quero muito mas o preço torna impraticável a compra!!! 


Adoro esse tipo de iniciativa das marcas, principalmente estando por essas bandas européias e podendo conferir tudo de perto.O único problema é querer comprar tudo e, é claro, não poder! 

terça-feira, 24 de abril de 2012

MUDE: Museu do Design e da Moda em Lisboa

Como boa estudante e apaixonada por moda, sempre que viajo procuro por museus relacionados ao assunto e, em Portugal, não podia ter sido diferente. Fui conhecer o MUDE, museu do design e da Moda de Lisboa, localizado na Rua Augusta próximo a praça do comércio, região central da cidade.



O espaço é dividido em dois andares, sendo o primeiro para a exposição permanente e o segundo para as temporárias. A exposição permanente mostra a evolução do design ao longo do século XX, apresentando década por década as principais peças de mobiliário, moda e pequenos objetos. Artistas brasileiros marcam presença no local, como os Irmãos Campana e sapatos Melissa.



Foi a exposição temporária denominada Diz-me do que gostas...dir-te-ei quem és que eu mais gostei. A ideia é apresentar um retrato atual da moda portuguesa, reconhecendo as diferentes gerações, os distintos percursos e as várias linguagens, estilos e atitudes de 22 designers. O nome Diz-me do que gostas…dir-te-ei quem és vem exatamente da proposta da exposição, que questionou os artistas de onde vêem suas insipirações, o que gostam, suas referências,  procurandos construir o BI psicológico de cada designer, revelando um pouco mais sobre as suas preferências, identificações, frustrações, gostos, aspirações e valores.









Para mim, foi uma excelente oportunidade de conhecer o trabalho de estilistas como a pioneira Ana Salazar, dona de um estilo próprio, e marcas mais novas como  White Tent e Os Burgueses. Dentre todos, elegi como favoritos Aleksandar Protic, Lara Torres, Alexandra Moura e Felipe Faísca.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hotéis em Portugal


Sim, eu sumi por um tempo mas garanto que foi por uma boa causa: passei a última semana em Portugal e devo dizer, me surpreendi muito! Primeiro porque além das cidades serem lindas (visitei Lisboa, Sintra e Porto) as pessoas são muito simpáticas, muito mesmo!!!! Mas não é uma cordialidade comum, é daquelas de sorriso largo no rosto, de puxar conversa e de oferecer ajuda mesmo sem precisar pedir! Lisboa é sem dúvida a minha favorita, praças e ruas que parecem pinturas, além de castelos e monumentos que contam muita história.

O famoso bonde de Lisboa

A língua é um fator importante: conseguir entender tudo e se comunicar sem problemas é algo que torna tudo mais fácil! Mas sem dúvida escolher um lugar para ficar que seja aconchegante e bem localizado faz toda a diferença. Por isso, resolvi dividir os dois hotéis que fiquei já que recomendo muito a estadia em ambos.

O Astoria Creative Hotel (Rua Braamcamp, 10) em Lisboa  fica situado próximo a praça Marquês de Pombal e a Avenida Liberdade, bem no coração da cidade. A fachada Art Déco já faz você querer descobrir o que se encontra ali e, ao entrar,  você não irá se decepcionar:  a decoração moderna e a iluminação intimista fazem o conceito de hotel boutique ficar claro. A diária custa 115 euros para três pessoas com café incluso e o quarto é bem espaçoso e agradável.

Fachada do Astoria Evidencia Hotel



Decoração do hall de entrada
Quarto
Em Porto foi o novíssimo  Porto Trindade Hotel (Rua de Camões, 129/131) que tornou a visita à cidade mais agradável. Além de estar na frente do metro e a 2 quadras da Avenida dos Aliados, importante via para acessar as principais atrações, esse quatro estrelas (que não tem preço de 4 estrelas, a diária para três pessoas custa 80 euros) é de uma beleza ímpar. Os quartos são decorados com  forte alusão às artes, destacando a pintura e a escultura, as cores quentes e o espírito da arte grega.  O quarto é espaçoso, com banheira, espelhos e um divã enorme.....

Hall de entrada


Quarto
Bar
Portugal é muitas vezes esquecido ou excluído dos roteiros de viagem mas eu realmente não entendo porquê, já que o país tem todos os elementos que tornam a visita um sucesso: beleza, hospitalidade, boa comida e excelente hotéis!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Imagem da Semana: Arco do Triunfo



Não importa quantas vezes você passe na frente do Arco do Triunfo, ele sempre vai te fazer suspirar!!! Tirei essa foto a noite e mesmo assim notem a quantidade de pessoas ao redor !!!Arco do Triunfo (em francês Arc de Triomphe) é um monumento inaugurado em 1836, em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. 

Lojas Vintage em Riga

Vocês vão perceber o quanto gostei de Riga pelo simples fato que vou dividir muitas coisas aqui, isso porque fiquei só passei três dias na cidade. Depois de ver toda a parte turística, minha amiga, que sabe que adoro lojas vintage, me levou para conhecer algumas e, devo dizer, elas são completamente diferente de tudo que eu já tinha visto!

Para começar, eles distinguem muito bem vintage e "segunda mão". Quando eles chamam de vintage significa uma seleção exclusiva, com peças diferenciadas e em perfeito estado. As lojas de Riga passam bem longe do conceito tradicional de brechó que conhecemos, já que são amplas, organizadas e o melhor: sem cheiro algum que lembre que aqueles itens são antigos.

Logo que entrei na De'Žavu Vintage Boutique (Tērbatas 45)  não acreditei que ali pudessem ter roupas que não fossem novas. Todas as peças são dispostas por cores e público: feminino, masculino e um espaço ao fundo dedicado para crianças, com papel de parede e brinquedos. Os preços também são bem convidativos: entre 12 e 40 euros.


De'Žavu Vintage Boutique
Outra loja que visitei foi a Bonera (Blaumaņa 12A) , cujo nome homenageia Coco Chanel, já que seu nome completo era Gabrielle Bonheur Chanel (Bonera é uma brincadeira com o nome Bonheur). A decoração é composta por fotos em preto e branco da estilista, diversos livros de moda e móveis prá lá de charmosos. Além da venda de roupas, o local possui um café que serve diversos tipos de bolos e bebidas, tudo em louças vintage, uma graça!!!

Bonera
Esse são os tipos de lugares que só se conhece se alguém que mora na cidade te leva para visitar,  pois são bem fora do circuito turístico. Super recomendo já que o conceito das lojas é bem diferente do que conheçamos e, além de tudo, dá para sair de sacola na mão com achados bem originais!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vale a viagem: Riga na Letônia

Uma das melhores coisas de morar em outro país e estudar com pessoas de diferentes nacionalidades é ter a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de cada lugar, principalmente se for in loco !! E foi exatamente o que fiz nesse fim de semana: viajei para Riga, capital da Letônia, para visitar uma amiga que fiz durante o curso.

A minha diversão já começou no avião: imagina o que é pegar um vôo quase que inteiro ocupado por pessoas altas, loiras e de olhos azuis? É uma daqueles situações que faz você achar que está  em outro planeta! kkk Após 2h40 de viagem, desembarquei em Riga e meu encanto pela cidade começou logo nos primeiros minutos.

Placas em letão, língua oficial da Letônia


Os habitantes refletem bem Riga: reservados mas extremamente amigáveis. A maioria fala inglês super bem, o que facilita muito já que a língua oficial é o letão. Riga é uma cidade pequena se comparada com outras capitais (700 mil habitantes, sendo que  a Letônia como um todo tem 2 milhões), e por isso tudo parece funcionar melhor e sem confusão. A limpeza é um fator a ser destacado: não se vê nenhuma sujeira nas ruas, tudo é muito limpo e bem conservado, principalmente os edifícios mais antigos.

Tive a sorte de ter guias locais que me apresentaram não só a parte turística mas também aqueles lugares que só quem mora lá conhece (em breve farei posts com lugares e marcas bacanas que descobri). Meu primeiro passeio foi ao centro histórico chamado de Old Riga, onde os principais monumentos estão concentrados como o Castelo de Riga, a catedral, monumento de liberdade, mercado central, etc. Nessa região vale se perder pelas pequenas ruas e passar o dia todo, admirando os lindos edifícios e os charmosos cafés e restaurantes.

Monumento de liberdade























The cat house

Aprendi algumas tradições locais bem interessantes: quem nasce na Letônia tem dois aniversários: um na data de nascimento e outro no dia do seu nome, como se fosse o dia do nome Mariana, Fernanda, Camila, etc. (PS: sim, eles ganham dois presentes!). Ganhar flores também é um hábito: sempre que vão em uma festa de aniversário, levam um pequeno arranjo para a/o aniversariante.

Importante: não cumprimente ninguém com beijos, essa prática só acontece depois de se ter intimidade, antes disso só apertos de mão. Bom, não preciso nem dizer que essa foi minha primeira gafe logo que cheguei né? 

Para quem não tiver conhecidos locais fica a dica de um guia muito bom, o like a local guide. Além do oferecer diversas dicas no site, é possível encontrar mapas por toda a cidade com indicações de restaurantes, bares e afins. O mais legal é o conceito do mapa: indicar lugares que as pessoas que moram lá frequentam!