sexta-feira, 15 de outubro de 2010

10 Dicas para fazer um mochilão pela Europa





Acabei de retornar de um mochilão de um mês pela Europa no qual conheci 10 cidades e gostaria de dividir algumas dicas para quem deseja fazer uma viagem desse tipo. Espero que gostem:


1. Tenha um guia e dos bons. Consegui poupar tempo e dinheiro estudando as cidades com antecedência. Sugestão: Guia Criativo Para o Viajante Independente na Europa


2. Quase todas as cidades possuem cartões de transporte público que podem ser utilizados em diferente veículos ( metrô, ônibus, tram) e estão disponíveis para 24, 36 ou 48 horas. O custo deles é bem menor do que comprar ingressos individuais. Procure a central de turismo da cidade que normalmente está localizada no aeroporto e/ou na estação central de trem.

3. Sim, é possível viajar de mala de rodinha. Quase todas as cidades possuem escadas rolantes e/ou elevadores para deficientes físicos, facilitando o transporte da mala e evitando que você volte com uma lordose.

4. Quer economizar com comida e água? Visite um supermercado e compre ingredientes para montar um lanche, você vai se impressionar o quanto dá para comprar com 10 euros. Para a água, ao invés de comprar pequenas garrafas por onde passar, compre uma garrafa de 1L, que normalmente sai metade do preço.

5. Estude todas as cidades, roteiros de trens e hotéis com antecedência. Assim, é possível fazer mais coisa em menos tempo. Se for viajar em duas pessoas, pesquise por hotéis da rede Accor como Ibis e Etep que saem o mesmo preço que quartos de albuergue

6. Leve um mix de dinheiro vivo e cartão de crédito. Esteja preparado e divida a quantia de dinheiro vivo pelo número de dias, assim você garante até o fim da viagem. O ideal é levar dois cartões, um para andar com você e outro para deixar no hotel ou alburgue pois caso você perda ou seja roubado, não ficará sem.

7. Ande sempre com o xerox do seu passaporte e guarde seu original no cofre ou na mala trancada no hotel. Vários estabelecimentos na Europa pedem documento junto com o cartão de crédito.

8. Anote a viagem toda pois dependendo do tempo que você for ficar e da quantidade de locais que visitar, quando voltar não vai se recordar nem da ordem nem dos nomes dos pontos turísticos que visitou.

9.  Europeu não brinca com horário. Se o seu trem estiver marcado para as 11h43 por exemplo, esteja lá antes disso, pois ele com certeza sairá em ponto

10. Visite sempre, em todos os lugares, uma central de atendimento ao turista. Lá você conseguirá um mapa (item indispensável) e conseguirá saber a agenda da cidade no período em que estiver por lá, podendo comprar ingressos para teatros, shows, restaurantes, etc.

Bom mochilão!