quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exposição Louis Vuitton-Marc Jacobs

Ta aí, finalmente uma exposição mais que esperada do mundo da moda que eu posso conferir de perto já que estou na cidade!!! Depois de passar muita vontade com Alexander McQueen no Metropolitan Museum of Art em Nova York e com a mostra da Chanel em Tóquio denominada The Little Black Jacket, fui conferir Louis Vuitton-Marc Jacobs que está em cartaz, até 16 de setembro, no Museu des Arts Décoratifs em Paris. 

Uma pausa para falar  do Museu des Arts Décoratifs, já que ele na verdade é uma junção de 3 museus:  o das Artes Decorativas, o da Moda e o da PublicidadeO primeiro reúne móveis da Idade Média até a época contemporânea, além de uma coleção de jóias e  brinquedos. O Museu da Publicidade possui uma grande coleção de cartazes relativos à campanhas publicitárias de vários países e, por fim (e para mim o mais interessante!), Museu da Moda, que conta com mais de 19.000 costumes, peças de séculos passados até  grandes nomes da atualidade. Promove também exposições temporárias,  como Jean Paul Gaultier para os balés de Regine Chopinot em 2007 e a atual sobre a relação entre Louis Vuitton, Marc Jacobs e moda. 


Falando agora da exposição, tudo começa assim: com as fotos do fundador da LV, o próprio Louis Vuitton, e o atual diretor criativo, Marc Jacobs. A mostra está dividida em dois andares, sendo o primeiro focado na história da marca, mostrando como tudo começou, e o segundo sobre as mais recentes coleções e as fontes de inspiração de Marc Jacobs.


No primeiro piso milhares de baús dispostos contam a trajetória de Louis Vuitton que, em 1854, criou a MAISON LOUIS VUITTON MALLETIER no centro da capital francesa. Mas não se engane ao pensar que a trajetória da marca começou como a conhecemos hoje em dia. No início, a loja produzia baús que comportavam as volumosas roupas das damas da alta sociedade, assim como outros modelos que viravam cama para pequenas viagens. Em 1896, George Vuitton, filho de Louis, criou o famoso monograma LV que é utilizado até os dias de hoje. 


O segundo piso é inteiramente dedicado à  Marc Jacobs que, em 1997, assumiu a direção criativa da marca com o objetivo de renovar a LV e criar sua primeira coleção de roupas, sapatos, relógios e  jóias. Além de displays com diversas peças criadas pelo designer, três largas vitrines mostram as coleções desenvolvidas em  parceria com  artistas como Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Richard Prince. A melhor parte é um mostruário de todas as bolsas já criadas pelo estilista, tudo em formato de caixa de bombom como se cada peça fosse um pequeno doce, uma loucura !! kkkk


Display de bolsas em formato de caixa de bombons


Boneco Marc Jacobs 
No final do percurso, um pequeno boneco Marc Jacobs se despede de todos os visitantes. ( uma graça, dá vontade de levar para casa!)

Nenhum comentário: