sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Planejando uma viagem internacional


Acabei de voltar de uma Eurotrip de 16 dias que dividimos em dois países - França e Espanha - para curtir bastante as cidades. Optei por fazer posts por temas, para não ficarem tão longos e mais gostosos de ler ok?

A primeira coisa que muita gente me pergunta é como planejo minhas viagens. Essa na verdade é uma das parte que mais gosto (pasmem!). Curto escolher cada hotel, ver cada ticket de trem, os lugares a visitar.... . Sou daquelas que monta roteiro do que ver em casa cidade, estudo o  mapa do metro, colho indicações de restaurantes, bares, lojas, etc. Mas sei que nem todos gostam dessa tarefa e por isso vou fazer um top 10 Planejamento de Viagem para você começar a planejar a sua:

:: Definir tempo de viagem e cidades para visitar :: 
A quantidade de dias que você vai ficar é importante para saber quantas cidades irá conseguir visitar. Eu odeio aquele tipo de viagem para fingir que viu, fazer mil cidades em 4 dias. Então, informe-se com amigos ou em blogs e revistas quantos dias são necessários em cada local, dependendo do que você deseja conhecer.

:: Escolha os hotéis ::
Eu normalmente faço todas as minhas reservas pelo booking e levo em consideração três fatores: localização, valor e os comentários no próprio site de quem já foi. Gosto de optar por hotéis mais centrais e próximos as principais atrações, assim meu tempo de deslocamento na cidade diminui bastante. Além disso, leve em consideração o tipo de viagem (familiar, romântica, amigos, estudo, etc) para achar um hotel, apartamento, hostel que atenda essa proposta.

:: Deslocamento entre cidades ::
Você tem três opções: alugar um carro, avião ou trem. Eu sempre que posso opto pelo trem pois acho a viagem mais gostosa, não precisa chegar tanto tempo antes  (1h antes do trem está mais que bom!), cabe qualquer tamanho de mala e as estações geralmente são mais próximas do que os aeroportos. No caso da Europa você consegue comprar os bilhetes pelo site da Rail Europe

:: Verba :: 
Agora que você já sabe o destino, número de dias, hóteis e custos de deslocamento, vai conseguir ter uma visão melhor do custo da viagem. Aí você precisa calcular quanto quer gastar de extras (comida, passeios, compras, etc) e dividir pelo número de dias ou definir uma verba diária, vai de cada um.

:: Atrações ::
Pesquise o que mais deseja conhecer em cada cidade e, se preciso, já comprar os tickets pela internet. Muitos lugares oferecem opções de entradas online que evitam fila e você consegue ir com data e hora agendada, o que poupa tempo e te dá a chance de fazer seu tempo render melhor.

:: Veja a temperatura ::
É importante saber qual será a estação no período que você vai viajar e conferir se tudo que você precisa consta em seu guarda-roupa ou se será necessário fazer algumas comprinhas antes de partir. A idéia do "deixa que lá eu compro" nem sempre funciona. Quem não lembra daquela cena clássica do filme Jamaica abaixo de zero que eles chegam sem nenhum casaco e colocam todas as peças da mala para se aquecer?(risadas!)

:: Documentos, Vacinas, etc ::
Verifique quais são as demandas necessárias ao destino escolhido: precisa de visto? precisa tomar alguma vacina? quanto tempo antes? seu passaporte está com a data de validade ok? As crianças precisam de alguma autorização? Preciso de uma carta da faculdade, local que vou ficar, etc? Geralmente os sites dos consulados de cada país informam isso, ou uma simples busca no google pode te ajudar.

:: Itens para não esquecer ::
Toda viagem pede alguns itens que vão facilitar a sua vida: adaptadores de tomada, carregador de celular portátil, cópia dos documentos em caso de perda, remédios que você já esteja acostumada a tomar,etc. Dica que aprendi com uma amiga: sempre que chego em qualquer cidade compro um chip local para acesso a internet, assim você consegue pesquisar lugares bacanas, ter o google maps sempre a disposição e não corre o risco de voltar e se deparar com uma conta de telefone gigante porque esqueceu de tirar o roaming de dados.

:: Dinheiro ::
É sempre bom levar uma quantidade de moeda local e evitar fazer trocas de câmbio em aeroportos que geralmente tem taxas não muito atrativas. (dica: não leve notas muito altas, são difíceis de trocar) O restante você pode fazer um daqueles cartão  que você carrega com o montante desejável - sempre faço na Cotação-  ou usar seu cartão de crédito.


:: Seguro de viagem ::
Alguns países exigem, outros não, mas na verdade essa é aquela economia que não vale a pena fazer. É aquele dinheiro que você gasta e torce para não usar. Eles geralmente cobrem além de saúde qualquer problema com perda de bagagem, de vôo, etc. Eu sempre faço o da Isis Brasil mas muitos cartões de crédito também oferecem.

Agora é só arrumar a mala e boa viagem!!!




Nenhum comentário: