quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exposições Louboutin e Hermès em Londres

Quatro dias em Londres, com direito a musicais, mercados, pontos turísticos, pubs, restaurantes e, é claro, 2 exposições de moda imperdíveis:  retrospectiva dos 20 anos de carreira de Christian Louboutin e Leather Forever da Hermès.


Fachada da exposição Christian Louboutin


Quem passar por Londres até o dia 9 de julho, não pode deixar de visitar o Design Museum que apresenta a trajetória de Christian Louboutin, o famoso sapateiro de luxo conhecido pelas  solas vermelhas. Todos os sapatos são dispostos como um "show", ressaltando as duas principais fontes de inspiração do artista: os cabarés parisienses e o teatro. Confesso, porém, que não entendi porque essa exposição está sendo feita em Londres e não em Paris, uma vez que Christian é francês, mas ok, o que importa é que consegui ver !! hehehe

Na sala que apresenta o processo criativo de Louboutin, além de desenhos, croquis e sapatos do designer, está também fixada uma frase na parede que diz: "90% dos meus sapatos começam com um desenho". Dentre os  sapatos expostos encontramos  stilettos, lace-up boots, tênis com aplicações de rebites e, claro, modelos clássicos. Entre meus favoritos, estão o Ballet Splipper de 2011 e o Josephine de 2007. Achei a parte que o visitante é convidado a entrar em um cabaré e imaginar dançarinas vestindo modelos em uma passarela vermelha a mais interessante! 


Sapatos expostos em display de carrossel

Processo criativo do artista
No fim do passeio uma lojinha repleta de souvenirs Louboutin aguardam os convidados, como cadernos, imãs, posters e tatuagens. Por incrível que pareça, nada me animou muito, voltei só com as fotos e a experiência na memória mesmo!

A “Leather Forever”, da Hermès, em um dos salões da The Royal Academy of Arts é uma expo  gratuita disponível até o dia 27 de maio. A amostra faz parte da comemoração dos 175 anos da Hermès e explora a relação da marca com o couro.

Entrada da exposição Leather Forever Hermés



O primeiro salão apresenta os diferentes tipos de couro utilizados pela Hermès, todos expostos para serem tocados pelos visitantes, uma real experiência sensorial. A segunda sala (e mais legal!) conta com artesãos franceses que mostram o processo (manual!) de produção das famosas bolsas. Com tantos detalhes e  cuidados,  se entende a tradição e, principalmente, o custo de cada artigo. Os outros espaços mostram coleções antigas, selas incríveis de montaria e até um carrinho de jardinagem forrado de pelica preta.

Sala dos couros e artesã trabalhando
Bolsas Passe Guide: País de Gales, Irlanda, Inglaterra e Escócia ( esq para dir)
Para completar, a marca ainda criou quatro modelos exclusivos das bolsas Passe Guide, uma para cada país do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales), que serão leiloadas  com renda destinada à Royal Academy of Arts. Os lances começavam em 12 mil euros, quem dá mais?

Nenhum comentário: