quinta-feira, 28 de março de 2013

O que aprendi com as francesas

Estou lendo (e amando!) o livro Madame Charme da americana Jennifer Scoot. Durante seis meses ela morou na França e resolveu dividir tudo que aprendeu por lá, um verdadeiro guia de como se viver "à la française". São dicas gostosas e descontraídas de estilo, beleza e comportamento, relatando muitas histórias da família com a qual morou, principalmente de sua "mãe postiça", que ela carinhosamente apelidou de Madame Charme.

Enquanto lia o livro fui refletindo sobre a minha experiência de um ano em Paris. Não morei com uma família francesa mas, convivi com mulheres que me ensinaram muitas coisas que acabei por incorporar em minha vida. Pensando nisso, resolvi listar quais foram os aprendizados mais significativos que trouxe na mala!



Esse parece ser o mantra das francesas, em diferentes áreas. Elas costumam ter poucos e bons amigos, não exageram nas refeições, não usam muita maquiagem e nem se produzem excessivamente. Tudo é na medida certa, nunca exagerado. Isso foi algo que me impressionou muito porque por aqui impera a mentalidade do "quanto mais melhor" e, por lá, aprendi que a moderação é a chave da elegância (e sucesso!) das parisienses.



Você nunca vai ver uma francesa reclamar que o prédio dela não tem elevador ou que o supermercado mais próximo fica a 5 quadras da sua casa. Elas simplesmente vão (toda semana!), sem rodeios e sem cogitar ficar largada no sofá. O serviço de faxineira é caríssimo, por isso a maioria das francesas é quem cuida da limpeza de suas casas... Fazer a unha? Esqueça a boa vida de ir na manicure toda semana, são elas que cuidam de suas mãos. O legal é que elas encaram tudo isso como exercício!! Uma vez que passamos a incorporar essas tarefas de forma positiva e ainda aproveitar o benefício (perder calorias!), tudo fica melhor e a preguiça passa longe.





Isso chega a ser um pouco irritante para quem vem de outro país e desembarca num mar de mulheres tão cheias de si. Mas, depois de um tempo, você entende que essa auto confiança das francesas é um dos fatores que as tornam tão charmosas. Ao invés de ficar o tempo todo apontando seus defeitos e como gostariam de mudá-los, elas simplesmente se aceitam como são. Mas isso passa longe de um conformismo do tipo oh, vida oh azar! Elas incorporam suas "falhas" como parte de suas personalidades. Como assim? Um nariz grande vira charmoso quando sua dona o desfila por aí toda confiante. Cabelos rebeldes? Nada que um belo coque não resolva. Seios nada fartos? Abusam do decote e de blusas que dispensam o sutiã. E por aí vai....elas definitivamente sabem tirar proveito de tudo que Deus lhes deu ou esqueceu rs.


As francesas são magras e se preocupam com isso, mas não são neuróticas quando o assunto é regime. Essa cultura é tão incorporada ao dia a dia que você raramente verá uma mesa repleta de francesas conversando sobre dieta. Engana-se também quem pensa que é tudo sorte....claro que elas tem um biotipo mignon, bem diferente das brasileiras, mas o resultado é fruto do empenho em levar uma vida saudável. Os corredores de alimentos integrais nos supermercados são enormes, nunca tinha visto coisa igual! Fazer exercício é um tarefa rotineira, seja na academia ou um simples descer e subir de escada. Exageros (como vimos no item 1) não combinam com essas mulheres que jamais assaltarão a geladeira no meio da noite ou comerão um pote de sorvete num dia chuvoso. Ser saudável e magra é algo que elas aprendem desde pequenas e jamais esquecem (ou deixam de praticar!).


No metro, numa praça, num café... você sempre verá uma francesa com um livro! Toda vez que pegava o metro ficava impressionada com a quantidade de livros por todos os lados, dos mais variados assuntos, tamanhos, etc.... Elas não tem preconceito com o que se lê, o importante é ler, aprender e relaxar dentro daquele mundo de ficção. Sempre gostei muito de ler, mas com o passar dos anos esse hábito acabou ficando em segundo plano. Foi lá que retomei meu amor pela leitura, devorava quase que um por mês. Por aqui mantive o hábito e agradeço as francesas por terem trazido o mundo das letras de volta a minha rotina. Além desse universo, elas não perdem uma exposição, cinema, teatro...a rotina cultural francesa é intensa (e disso eu sinto muita falta!).

segunda-feira, 25 de março de 2013

Três restaurantes para conhecer no RJ!

Tá aí uma coisa bacana do processo de adaptação em uma nova cidade: as inúmeras descobertas, aqueles lugares que passam a fazer parte da sua vida, que entram para a sua lista dos favoritos (adoro listas hahaha). Bom, assim está meu processo com o Rio e, como a  semana passada foi bem agitada, gastronomicamente falando rs, visitei três lugares que gostei muito e acho que vale a pena vocês conhecerem:
 O Emporium Pax fica no alto do Botafogo Praia Shopping e foi indicação de um taxista muito simpático que conheci outro dia. Ele me deu uma lista de lugares que, segundo ele, não são muito conhecidos pela maioria das pessoas que está de passeio na cidade ou que acabam de se mudar. A comida do Pax é gostosa, mas com certeza o diferencial deles não é esse... tá, eu sei, pode parecer estranho falar isso, afinal é um restaurante né? Mas, depois que você almoçar com a vista panorâmica para a Enseada de Botafogo e o Pão de Açúcar, juro que nem vai lembrar o que comeu rs. 


A Pizzaria Stravaganze, localizada em uma charmosa casa em Ipanema, é uma parada obrigatória para os amantes de pizza. Tem muitos sabores, dos mais básicos aos gourmets. Recomendo a Aurora, de carpácio com molho de mostarda e rúcula, uma delícia!!!  A decoração assinada pela arquiteta Bel Lobo (que apresenta o programa Decora na GNT), merece destaque! O espaço amplo e rústico tem paredes laterais com folhas de ferro e lâmpadas que dão uma sensação de um chalé no bosque. Aproveite as segundas-feiras que é dia de pizza GG pelo mesmo valor da convencional. (coma com moderação rs)
Alessandro & Frederico é um daqueles restaurantes que entra para a lista de favoritos dos mais diferentes públicos, já que o cardápio é super variado e oferece muitas opções.  Ele tem cinco unidades pelo Rio, mas a que conheci foi a do Rio Design Leblon. Sua marca registrada é a varanda, onde se come calmamente apreciando a rua e as pessoas que ali passam. Ótimo para uma refeição em família! Recomendo o festival de bruschetta de entrada, no qual vem 3 sabores diferentes, e a salada Zaffiro, com tiras de file mignon, folhas verdes, palmito, alcachofra, tomate seco e queijo brie.

E aí, qual deles deu mais vontade de conhecer? :)

terça-feira, 19 de março de 2013

ADÔ Atelier: quero tudo!

Conheci a ADÔ Atelier  quando elogiei o bracelete que uma amiga estava usando e ela me contou que se tratava de uma peça dessa marca mineira. Corri para pesquisar mais e a cada peça que via, ficava mais fã!



Adô foi criada em 2007 pelas designers industriais Fernanda Dubal e Tatiana Azzi, com a proposta de desenvolver bolsas e acessórios inovadores. O processo criativo não segue o mercado e sim o ritmo de pesquisa e descoberta de materiais, que muitas vezes fogem do comum: tecidos de decoração, jacquard, veludos, ilhoses, fechos… A produção é limitada, mantendo assim a exclusividade da marca e maior atenção aos detalhes.

As criações da ADÔ levantam qualquer produção: são modernas e cheias de estilo, para mulheres que gostam de investir em peças diferenciadas. Apesar do atelier ficar em Belo Horizonte, não precisa se desesperar.... é fácil encontrar a marca em várias lojas pelo Brasil (veja a lista AQUI) ou mesmo na loja online (que tá com algumas peças em promoção, corre lá!). 

Vou curtir o feriado da Páscoa em Belo Horizonte (adoro essa cidade!) e vou tentar visitar o atelier das meninas!

E aí, viraram fã da ADÔ assim como eu? :)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Cílios postiços I Envy by FirstKiss

Minha relação com cílios postiços demorou a acontecer, penei muito até, finalmente, aprender a colocá-los do jeito certo. Recentemente tive uma festa a fantasia (fui de Audrey Hepburn) e queria um olhão bem destacado, mas tinha esquecido meus cílios em São Paulo (isso que dá se dividir entre duas cidades hehehe). 

Não queria gastar muito numa nova opção (a que tenho em SP é da MAC) e acabei encontrando a linha I Envy by First Kiss, importada dos EUA, que vende em muitos locais, incusive nas Lojas Americanas que foi onde comprei. A variedade de modelos é imensa, fica até difícil escolher! Acabei optando pelo Juicy Volume 04 KPE15S que dá bastante volume.


Fiquei muito feliz com o resultado e super indico essa marca. Achei o preço super justo, normalmente custa em torno de R$ 15,00. Além disso, são fabricados 100% com fios naturais, que deixam o produto mais leve, flexível e de aparência mais natural. E por último, o portfolio da marca é bem grande e você encontra desde cílios delicados e naturais até modelos mais exagerados, tudo vai depender do que você busca. 


Já a cola da marca não me impressionou muito, ainda prefiro a Duo Eyelash Adhesive que, apesar de cara (R$ 42), é sem dúvida a melhor que já testei! Um dos  segredos do sucesso para usar cílios postiços é ter uma cola boa. É ela que vai fazer funcionar de primeira e deixar os fios no lugar, evitando que eles sambem no olho e descolem, principalmente nos cantos. Para quem gosta de usar cílios postiços com frequencia, recomendo investir na DUO.

Resultado sorteio A Parisiense

Em comemoração aos 500 likes na Fanpage do Blog  (agora já estamos quase em 1000! uhuuu), rolou um sorteio para presentear uma leitora (ou leitor) com um exemplar do livro A Parisiense.

Sexta-feira saiu o resultado e a grande ganhadora foi a Caroline Teófilo de Belo Horizonte, Parabéns!!!! Ela vai receber pelo correio um exemplar novinho para se deliciar em meio a tantas dicas de estilo com quem mais entende do assunto: as francesas! E ah, olha que fofa a mensagem que ela mandou: "Fiquei super feliz de ganhar o sorteio !! Acho os posts ótimos, atuais e criativos. Me identifico com várias dicas do blog e o mais importante: consigo aplicá-las no meu dia a dia! Muito obrigada e parabéns à equipe do Ideia da Dica!".


Vale destacar que é sempre importante ler as regras do sorteio antes de participar! Tive que repetir algumas vezes porque os primeiros sorteados não cumpriram o quesito de seguir o blog no instagram (segue lá: @ideiadadica).

Assim que atingirmos 1000 seguidores vai rolar um concurso, se preparem!!! :)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dois filmes para o fim de semana

Sexta-feira finalmente chegou (oba!) e com ela vários planos para o fim de semana, certo? Ir num bar com os amigos, arrumar aquele armário que você tá prometendo há anos e, é claro, pegar um cineminha....... Se estiver na dúvida do que assistir, seguem duas sugestões de filmes que vi recentemente e super recomendo:

AMOR É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

Apesar de ter Pierce Brosnan no elenco, esse filme foge totalmente das típicas comédias românticas americanas, até porque é uma co-produção de diversos países europeus: Dinamarca, Suécia, Itália, França e Alemanha. 

A história gira em torno de duas famílias muito diferentes que se encontram em uma casa na Itália para celebrar o casamento de seus filhos. Porém, nada ocorre muito como o esperado: Phillip (Pierce Brosnan), pai do noivo Patrick (Sebastian Jessen), é um empresário workaholic que nunca conseguiu superar a morte da esposa e, consequentemente, não consegue se aproximar do próprio filho. Do outro lado, Ida (Trine Dyrholm), mãe da sonhadora  noiva Astrid (Molly Blixt Egelind), que recentemente ganhou uma batalha contra o câncer de mama e também descobriu a traição do marido. Em meio a tristes realidades, Ida e Phillip se conhecem e descobrem que tem em comum muito mais do que imaginam. 

O filme aborda alguns temas pesados como traição e câncer mas, mesmo assim,  ele consegue ser bem divertido e diferente do que estamos acostumados. Vale a ida ao cinema!

OZ: MÁGICO E PODEROSO

O mais novo filme da Walt Disney Pictures é uma adaptação do romance O Mágico de Oz que pode ser visto tanto na versão tradicional (2D), como em 3D (recomendo!). Conta com muitos famosos como James Franco, Michelle Williams e Mila Kunis.



Oscar Diggs (James Franco) é mágico de um circo itinerante e seu envolvimento com (muitas!) mulheres acaba colocando-o em várias confusões até que, em uma delas, ela se mete em meio a um ciclone e vai parar na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e sua irmã Evanora (Rachel Weisz), que o recebem com a notícia que ele é o grande mágico de OZ e que deve cumprir a profecia e enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams).

Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de estranhas criaturas e muitos mistérios. Sempre acompanhado  de seu fiel escudeiro Finley, um macaco alado, e uma fofa boneca de porcelana, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de seu inimigo. 

E aí, bora comprar os ingressos e pegar uma pipoca? :)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dicas make up por Carol Romanini

Semana passada entrevistei a jornalista e autora do Beleza de Blog da VejaSP, Carol Romanini, para que ela dividisse suas dicas de beauté. Mas, era tanta coisa boa que acabei dividindo em dois posts: o primeiro focado em produtos de beleza (Acesse AQUI) e esse só com dicas de maquiagem!!!!! Ehhhhhh :) Então bora descobrir todos os produtos que ela recomenda:

Maquiagem dia a dia
"Mantenho uma rotina simples no dia a dia: base, corretivo, bronzant, rímel e batom:
Base: Perfection Lumière (Chanel), como é sequinha dispensa o pó nos dias de maior pressa.
Corretivo: Wake me Up  (Rimmel London) ou Even Better (Clinique)
Bronzant: Solar Powder (Soap & Glory), adoro porque é meio bronzant e meio iluminador, dá uma levantada no look! #ficaafica
Rímel: Extra Super Lash Mascara (Rimmel London) ou Original Voluminous  (L'Óreal)
Batons: Modern Pink (Eudora), Vermelin (Quem disse Berenice?) e Malva Mate (Contém 1g). Os batons da Contém 1g suuuper ressecam os lábios, mas essa é a minha cor favorita e a que estou usando na foto acima."
Maquiagem festa
"Tenho as minhas makes mais elaboradas que amoooo:
Base Touche Èclat (YSL),a mesma do iluminador que eu também amoo
Blushes mil, amooo blush
Blot Powder Loose (MAC), que tem uma cobertura aveludade incrível"


Onde comprar
"Eu geralmente compro as minhas maquiagens quando viajo, trago já um estoque... Minhas últimas compras foram em Londres, onde gosto de ir na Boots, que vende tanto as marcas baratinhas como as de grife. Mas eu também tenho apostado bastante nas marcas nacionais, estou adorando os produtos da Quem disse Berenice?, que tem um conceito incrível e preços ótimos."

Super Dica
"Molhar o cotonete em primer para limpar os borradinhos de sombra e rímel nos olhos. Se molhar em água arranca tudo (base, corretivo, etc), mas se molhar levemente no primer você tira o borrado e mantém a maquiagem. =)"

E aí, gostaram?? Carol, valeu pelas dicas!!!!!!!!

terça-feira, 12 de março de 2013

Zerezes: óculos de madeiras redescobertas

A primeira vez que vi um óculos de madeira da Zerezes foi na Casa de Verão Farm e foi amor a primeira vista. Recentemente, numa visita ao mercado O Cluster, pude conferir mais de perto os produtos e entender o conceito da marca, já que conversei diretamente com um dos designers.


Para começar, Zerezes é um coletivo de design formado por 4 designers que buscam usar matérias primas vindas do descarte, ou seja, reutilizar aquilo que parece não ter mais utilidade para algumas pessoas. Como primeiro projeto, resolveram começar sua produção com óculos cheios de estilo.


As peças são de madeira 100% reutilizada que eles encontram ao acaso pelas ruas do Rio de Janeiro ou fornecidas por pequenos produtores como alternativa de descarte. Todos os óculos feitos com madeira de rua levam escrito na armação o nome do local em que foi encontrada, demais né? Quando se fala em madeira, logo se pensa em algo extremamente pesado, mas experimentei e é justamente o contrário: eles são super leves!!!
























A produção, realizada em parceria com a Matéria Brasil (antiga Fibra Design), é totalmente manual, para garantir maior qualidade, durabilidade e atenção aos detalhes. O processo é definido como Artesania, um mix entre artesanato e design. 

Eles ainda não possuem loja física mas estão disponíveis na e-store (acesse AQUI) ou em várias lojas cariocas como Farm, Monica Pondé, Sala de Estar, Addict, Coletor e Novo Desenho. São duas opções de modelo: Gema e Dalata, e os preços variam de R$ 335 a R$ 415.













Quem quiser me dar um presente, estou aceitando um roxinho ok? hehehehe

Imagens: Zerezes

segunda-feira, 11 de março de 2013

Um fim de semana em Paraty

Esse fim de semana arrumei as malas e pegamos estrada com dois casais de amigos rumo à Paraty. A última vez que estive na cidade foi há 12 anos atrás (M-E-D-O de já poder fazer esse tipo de referência com tantos anos rs) quando fiz meu batismo de mergulho. Ou seja, lembrava vagamente do que a região oferecia....

Paraty fica a  248 Km do Rio de Janeiro e 330 Km de São Paulo. É um pouco pesado para fazer um bate volta no fim de semana, o ideal mesmo é ir num feriado. Mas, mesmo tendo somente dois dias, conseguimos aproveitar muito e aqui vão minhas dicas para ter um experiência bacana na cidade:


Hospedagem
A Pousada do Cais (Travessa Santa Rita, 20 - Paraty - RJ) foi indicação de uma amiga e eu adorei. É muito bem localizada, fica no centro histórico e de frente para a Baía de Paraty, ou seja, a vista é deslumbrante! Os quartos são aconchegantes e o café da manhã tem clima de casa de praia. O grande diferencial fica por conta do atendimento: eles nos deram um quarto extra para depois do nosso check out para tomarmos banho na volta de um passeio. Super atenciosos né? Diária: R$ 300,00









Compras
Paraty é  referência em cachaça e possui até o Festival da Pinga, no mês de agosto. Por isso, nada melhor que comprar uma garrafa de recordação ou mesmo voltar com uma na mala para presentear alguém. O Armazém da Cachaça (R. Maria Jácome de Mello, 279, Paraty, RJ) possui muitos tipos da bebida, dos mais variados preços, além de licores e pimentas. 




Restaurante

O Margarida Café (Praça Macedo Soares  Paraty - RJ) foi uma ótima descoberta! Sempre gosto de olhar aqueles panfletos que ficam nas mesas de hotéis e lojas e foi lá que achei um cartão postal desse restaurante/Pizza Bar incrível. A decoração é sensacional, tem uma pegada rústica chique e cheia de detalhes em cada canto. O cardápio é bem variado mas o forte são as pizzas, com muitas opções de sabor (destaque para a de carne seca). Todos os dias eles contam com música ao vivo, o que torna o ambiente ainda mais charmoso. 



Passeio

No sábado aproveitamos para conhecer o centro da cidade, caminhar pelas ruas de pedra e apreciar a arquitetura das lindas casas de janela colorida. Já no domingo, foi dia de passeio de escuna na baía de Paraty para conhecer várias ilhas. O tour durou 5 horas (você pode escolher quanto tempo quer), com paradas para mergulho e almoço na Ilha Vermelha, onde os pratos de frutos do mar são destaque. 

A escuna conta com dois andares, sendo que no segundo você pode deitar em meio a almofadas coloridas para apreciar a natureza e tomar Sol. Recomendo a escuna Momento Feliz do Mestre Benedito, ele é uma simpatia e nos mostrou um cardápio com todas a ilhas para que pudéssemos escolher. Tem máscaras de mergulho, chuveirinho de água doce, banheiro e espaço para armazenar bebidas. O passeio custa R$ 70 por hora, por isso quanto mais gente for mais barato fica. Para encontrá-lo, procure pela sua escuna Momento Feliz na baia ou ligue (24) 9982-6998.



Espero que tenham gostado e que fiquem com vontade de conhecer a cidade! :)