sábado, 28 de janeiro de 2012

Museu 24 horas Prada

Paris está agitada essa semana! Além da semana de moda de alta-costura, a Prada patrocinou uma exposição que durou apenas 24 horas, entre os dias 24 e 25 de janeiro, e recebeu o nome de 24hours Museum. O evento ocorreu no Palais d`Iéna, sede do conselho econômico, social e ambiental francês, o que causou bastante alvoroço já que o local nunca havia sido utilizado para exposições.


No dia 24, a instalação deu espaço para uma super festa, apenas para convidados exclusivos e, no dia 25, abriu as portas para profissionais da moda, fashionistas e convidados (a Esmod mais uma vez arrumou convites para os alunos e, lá fui eu!!!). 

Os criadores do museu são Francesco Vezzoli, artista plástico italiano, em parceria com o estúdio AMO, do arquiteto Rem Koolhass, o mesmo responsável por várias lojas da Prada ao redor do mundo. A exposição contou com três espaços inspirados em diferentes tipos de museu: histórico, contemporâneo e "recusados".


A maior e mais interessante parte, a contemporânea, apresentava diversas estátuas em pedestais com colagens de cabeças de atrizes famosas como Eva Mendes, Brigitte Bardot e Natalie Portman. Mais adiante, o Salon des Refusés (“Sala dos Recusados”) foi o local onde ficava a pista de dança com diversas estátuas nas paredes, que recebiam um um jogo de luz super interessante em cima. Por fim, o clássico ficou representado por uma estátua no topo da escadaria principal, com os dizeres de facebook colados: like!


Um cocktail regado a muito champagne  finalizou a visita que, devo dizer, não me encantou tanto como eu imaginei.  Conversando com um dos professores da Esmod, ele me disse que acredita que a ação teve como objetivo maior suportar a inauguração de uma nova loja Prada na cidade.


Imagens: Mariana Tozzini

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Achados Beauté

Para quem gosta de produtos de beleza, a França é um parque de diversões sem fim. Basta entrar em qualquer farmácia ou supermercado para encontrar milhões de produtos Vichy, La Roche-Posay, L`oreal, Bourjois, Avène e muito mais (a preços bem inferiores aos do Brasil). Além disso, existem muitas lojas Sephora espalhadas pela cidade e, de tanto que visito, já ganhei até cartão fidelidade hehee

Minha primeira busca foi uma máscara de hidratação para os cabelos e resolvi experimentar uma da linha Gliss Schwarzkopf Liso Ásia (como não sei se conseguirei fazer minha progressiva por aqui, resolvi investir nesse tipo de produto). Ela custou somente 6 euros e eu estou adorando o resultado! Os fios ficam mais sedosos, brilhantes e com menos volume! Estou usando-a no lugar do condicionador, já que eles orientam o uso de 2 a 3 vezes por semana. 

Inverno e lábios ressecados parecem andar juntos. Por isso, resolvi  buscar  algum produto que conseguisse manter meus lábios saudáveis durante o inverno que parece não ter pressa de acabar (vai até março). Fui até a Sephora (pra variar só um pouco!) e encontrei o balm-lipcare da Rexaline, marca aliás que nunca tinha ouvido falar. Ele é excelente, tanto que até já voltei e comprei outro de reserva (está em promoção de € 21 por € 10). Além de ter um leve sabor de pêssego super gostoso, não é nada oleoso, fator que me fez adorar ainda mais!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Coques à parisiense

Quando pensamos numa mulher francesa, logo imaginamos uma cabelo impecável, sem um fio fora do lugar, certo? ERRADO!!!! Aqui em Paris o que eu mais vejo são cabelos que aparentam ter sido presos de qualquer jeito, igual fazemos para lavar o rosto na pia. O que de fato acontece é que esse penteado com cara de despreocupado toma sim tempo e é feito com o objetivo de parecer: to nem aí mas tô bonita! hehee

No livro A Parisiense de Inês de la Fressange (quem não leu, super recomendo!), ela descreve isso muito bem: " A parisiense sabe que seguir regras de elegância com rigor não é uma boa ideia. Resista sempre ao estilo moça arrumadinha ". 






Apesar de parecer simples e despretensioso, fazer o coque bagunçado exige uma certa habilidade. Prefira quando o cabelo não estiver 100% limpo, os mais "sujinhos" tendem a prender melhor. Confira um passo a passo de como fazer:


Fonte: You Should Know

#1 Dê uma bagunçada no cabelo de forma que ele crie mais volume. Se for muito liso, ajuda se colocar um pouco de spray!

#2 Do modo como ficou, puxe todos os fios para cima com a mão mesmo, não precisa de escova ou pente. 

#3 Torça todo cabelo bem no topo da cabeça, quando mais alto, mais legal fica!

#4 e #5 Agora enrole o coque, de forma que fique um pouco solto

#6 e #7 Prenda com alguns grampos e, se preferir, passe um pouco de spray

#8 Puxe alguns fios atrás e na frente para deixar com um ar mais natural


Imagens: reprodução






domingo, 22 de janeiro de 2012

Feira Who’s Next and Prêt-à-Porter Paris

De 21 a 24 de janeiro acontece a feira Who’s Next and Prêt-à-Porter no Porte de Versailles em Paris. Com duas edições ao ano, é destinada a profissionais de moda (em sua maioria donos de lojas multimarcas) que vêem dos mais variados lugares do mundo para conferir as tendências da próxima estação e comprar diversos artigos.




A ESMOD, faculdade que estou cursando aqui, conseguiu credencial para todos os alunos e lá fui eu ontem conferir as novidades para o inverno 2013. O evento contempla diversos pavilhões, divididos da seguinte forma: Fame - moda feminina, Private - marcas femininas internacionais, Mr. Brown - moda masculina, Premiere Classe - acessórios e Le Cube - destinado a artigos de couro, em sua maioria malas.

Além dos expositores, acontece todos os dias diversas palestras e desfiles. É realmente um lugar para se perder e ficar o dia todo!!! Assisti duas conferências: uma sobre as 3 principais tendências para o inverno 2013, da consultoria Nelly Rodi, e um talk show sobre e-commerce com diferentes profissionais do setor. 



Qual não foi meu espanto ao me deparar com diversas marcas brasileiras como Melissa, Via Uno, Alessa, Osklen e Sarah Chofakian expondo seus trabalhos em Paris!! Todas tinham em seus stands um cartaz com a seguinte identificação: Brasil Fashion. Não preciso nem dizer que fiquei muito orgulhosa e fiz questão de mostrar para todas as minhas amigas gringas, né?

Amanhã vou novamente porém com um olhar mais dedicado, teremos uma das nossas aulas no local. A parte triste é que não se pode comprar nada pois as vendas são feitas apenas em grandes quantidades. Porém, me disseram que na terça feira, último dia, alguns expositores vendem os artigos de mostruário para o público. Vou dar um pulo lá e conferir, quem sabe né?

Imagens: Mariana Tozzini

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Palácio de Versalhes e Disneyland Paris


O Palácio de Versalhes e a Disneyland Paris são passeios imperdíveis para quem vier à Paris. A maneira mais fácil de chegar até essas atrações é de trem, os chamados RER. Cada um fica de um lado de Paris porém o tempo de viagem de ambos é igual: 30 minutos.

Palácio de Versalhes (em francês Château de Versailles) é um castelo localizado na cidade de mesmo nome.  Foi construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", e é considerado um dos maiores do mundo. Recebe em médio oito milhões de turistas por ano (melhor se preparar para a fila, fiquei quase 40 min para conseguir entrar!).





Para chegar lá  basta pegar um trem RER linha C (várias estações de metro tem ligação com essa linha) até Versailles Rive Gauche e depois caminhar durante 5 minutos. O ingresso para acessar o Castelo, os jardins e o domínio de Maria Antonieta custa 18 euros e o ideal é tirar o dia todo para aproveitar o complexo. Além dos pontos principais, existem vários restaurantes, cafés e lojas que permitem descansar em algum momento do dia. 

A Disneyland Paris é uma volta a infância (pelo menos para mim!). Resolvi passar meu aniversário lá, nada mais divertido para o dia em que se fica mais velha! hehee São dois parques que eu achei que poderia fazer no mesmo dia mas o tempo não foi suficiente. O ideal é passar um dia em cada, para poder curtir todos os brinquedos!

O maior parque é o Disneyland Park que tem 37 atrações divididas em 4 áreas temáticas: Adventureland, Frontierland, Fantasyland e Discoveryland. Destaque para a montanha russa do Indiana Jones, Castelo na Bela Adormecida e a Space Mountain (montanha russa no escuro!!). O outro é o Walt Disney Studios Park que concentra brinquedos relacionados a diferentes filmes como Toy Story, Carros, Procurando Nemo, entre outros. Não deixe de ir na Torre do Terror, um elevador que dispenca vários andares, super divertido!!!



Para conhecer os parques é necessário pegar um RER A até Marne-la-Vallé e a entrada fica logo na saída da estação de trem. Dependendo da época o número de visitantes pode ser intenso, por isso o melhor é comprar o ingresso antecipado na Fnac (71 euros para 1 dia/2 parques). 

Imagens: Mariana Tozzini

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Liquidações parisienses

No dia 14 de fevereiro iniciou um dos eventos mais aguardados pelos franceses e turistas que se encontram em Paris nessa época: os soldes (liquidações) de inverno. É só andar pela cidade e ver milhões de cartazes anunciando descontos que começam em 30% e podem chegar a 70%. 

Tudo aqui  é tão organizado (o que é bom mas as vezes muito burocrático) que até as promoções são controladas pelo governo, ou seja, só há duas épocas oficiais em que elas podem ocorrer: a de inverno, que começa sempre na segunda quarta feira de janeiro, e a de verão, que inicia na última quarta-feira de junho (antes de programar uma viagem à cidade, não esqueçam de olhar o calendário!).



A dica que algumas francesas me deram foi a seguinte: visite suas lojas preferidas antes da liquidação começar e experimente tudo que gostar. Assim, quando as ofertas começarem, basta pegar as peças pré selecionas e fugir da confusão. 

Eu resolvi me aventurar no primeiro dia já que estava tão curiosa para ver se fato os descontos eram tão bons como comentavam e, devo dizer, SÃO MELHORES DO QUE EU IMAGINAVA! Todas as peças em promoção (praticamente a loja toda com exceção das novas coleções) são organizadas por tags coloridas que indicam o valor do desconto ou são  separadas em araras que indicam o preço daquela seção, uma loucura!! hehehe



Foquei na Zara e Printemps (super loja de departamento de Paris) para fazer minhas compras e achei ótimas peças!! Na Zara não resisti a duas blusas de 19 euros cada, dois sapatos, sendo que um foi 39 e o outro 49 euros e uma malha de 29 euros. Minhas melhores aquisições foram as Marc by Marc Jacobs que estavam com 40%: duas bolsas (uma ganhei de presente do namo!) e uma camisa de seda linda!!!!

E agora é só esperar pelas próximas soldes!!!!

Imagens: Mariana Tozzini

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vitrines Chanel na Printemps Paris

Paris é repleta de grandes lojas de departamento, que reunem moda, beleza, itens para casa e gastronomia num mesmo lugar. Eu não entendo porque esse conceito até hoje não deu certo no Brasil, acho bem mais interessante que o de shoppings centers.

Dentre as mais famosas da cidade estão a Galeries Lafayette, a mais procurada por turistas do mundo todo, e a Printemps, que fui conhecer recentemente. Quase enlouqueci nos mais de 43 mil metros quadrados (isso mesmo, não escrevi errado!!) divididos em 3 prédios na mesma rua: um para moda masculina, outro dedicado à beleza e casa e o terceiro somente de moda feminina.


O que mais gostei da Printemps foram as vitrines desenvolvidas por Karl Lagerfeld, estilista da Chanel, para as festas de fim de ano. A ação recebeu o nome de "Noëlrêves d'évasion(Natal, sonhos de escapismo) e faz um passeio pelas cidades mais importantes para a marca, como Veneza, Moscou, Londres, Los Angeles, Nova York, entre outras. 







Ao todo são 11 vitrines, algumas estáticas e outras animadas por marionetes (alguns representando o próprio Karl, uma graça!!) que mostram um Natal de sonhos. Várias pessoas se aglomeram para admirar o projeto que, literalmente para o trânsito no Boulevard Haussmann, tornando tarefa quase impossível tirar fotos hehe.
 

Imagens: Mariana Tozzini

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sombra Bourjois Ombre à Paupières 074

Finalmente cheguei em Paris!!!! Uma das primeiras coisas que fiz por aqui foi visitar um supermercado ENORME chamado AUCHAN que fica bem próximo de onde estou hospedada. Não preciso nem dizer que quase morri na parte de cosméticos né? Vários produtos da L'Oreal, Bourjois e Schwarzkopf a preços incríveis. Com certeza esse ano será repleto de posts com achados daqui...





Minha primeira compra foi a sombra Bourjois Ombre à Paupières 074 para usar no Ano Novo. Com um tom roxo um pouco puxado para o marrom, ela fica linda  sobre outra sombra preta (sozinha achei que fica bem apagadinha!). O produto não tem cheiro e a embalagem é uma graça!

Imagens: Mariana Tozzini