segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: Women in Black

Aconteceu ontem a 83ª  cerimônia de premiação do Oscar no Kodak Theater em Los Angeles.  Como de costume, uma das partes mais esperadas é o tapete vermelho, no qual muitas artistas desfilam seus vestidos de estilistas famosos, muitas vezes causando euforia e outras questionamentos (do tipo: como ela saiu de casa assim? hehe).

Nessa edição, muitas mulheres investiram no bom e clássico preto:



Os meus preferidos na modalidade Black foram os vestidos da Camila Alves e Cheryl Hines.

Fotos: Reprodução

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Camiseta Mania

As camisetas estão com tudo, seja em produções mais sofisticadas ou para o dia a dia, essa peça tornou-se um item com muito estilo, principalmente as que carregam mensagens escritas.

Livre-se daquela imagem de camisetas para usar em casa ou na academia e  invista no item para criar looks diferenciados. Confira sugestões de como usar:




quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Exposição Glória Coelho

"Glória faz com panos algo comparável ao que Niemeyer faz com concreto". Essa frase, dita pela stylist Flávia Lafer, está estampada na parede da entrada da exposição e retrata perfeitamente o trabalho dessa brilhante estilista.

Nascida em 1951 na cidade de  Pedra Azul, Minas Gerais,  iniciou sua história nos anos 70 quando decidiu estudar em um instituto de arte e decoração, partindo depois para Paris, onde cursou o Studio Berçot. De volta ao   Brasil, em 1974,  lançou a primeira coleção da G (antigo nome de sua grife) e, em 1995, aventurou-se em  sua segunda marca, a Carlota Joakina.

 
A exposição, denominada  Gloria Coelho - Linha do Tempo, abriu suas portas no Museu da Casa Brasileira em SP no dia 3 de fevereiro e ficará disponível até o dia 20 de março. O objetivo é fazer uma retrospectiva dos 20 anos de trabalho da estilista e apresentar 60 obras com curadoria da própria designer e de Ana Lúcia Castro.

Não puder deixar de conhecer e, retratar aqui para vocês o que achei mais interessante tanto da exposição como do trabalho de Gloria.

Logo na entrada  você se depara com diversos álbuns, no qual é possível manusear ( usando luvas! Muito chique!) e visualizar diversos convites e catálogos. Dois me encantaram: o catálogo feito em formato de história em quadrinhos, chamado G-Heroína, da coleção 2001/2002 e o de 2007/2008, que tem um elemento até então não muito utilizado por Gloria: muitas cores vibrantes como rosa, amarelo, azul, etc.
 


Para mim, Glória é aquela artista que conseguiu colocar a " sua cara" em tudo que faz, você olha uma peça dela e na hora sabe de quem é. Exemplo disso são os sapatos super futuristas e os trabalhos diferenciados, principalmente nas golas.


 Para finalizar, descobri dentro do Museu da Casa Brasileira um restaurante chamado Quinta do Museu. O lugar possui mesas de frente para o  jardim, sendo  uma ótima opção para dias ensoralados.


Restaurante Quinta do Museu
 Ajudinha Básica

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 - São Paulo
http://www.mcb.org.br/

Restaurante Quinta do Museu
(11) 3031-0005

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Série Pessoas da Moda: Camila Favali

Nessa terceira entrevista da série pessoas da moda, a convidada é Camila Favali de 26 anos. Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, trabalhou com  a estilista Érika Ikezili, no Instituto Ecotece e no atelier Raquel Manzatti. Hoje é  designer da marca Alcachofra Artesanal, criada por ela há nove meses.

Camila Favali


IDD: Ao escolher o que faria de faculdade, você ficou na dúvida entre biologia e moda. O que a fez decidir pela moda?

Camila: O desejo por fazer biologia foi devido a minha admiração pela natureza e pelo estilo de vida que os profissionais desta área tem, apesar da minha vocação sempre ter sido para as artes e não para a ciência. Foi difícil admitir que moda fosse o caminho certo pra mim, devido ao pré-conceito que tinha do mercado fashion. Foi na semana da inscrição do vestibular que decidi. Percebi que a natureza poderia sempre me servir de inspiração e que o estilo de vida sou eu quem faço. Escolhi a moda como o curso de graduação e agora como o meu trabalho.
 
IDD: O seu trabalho de conclusão foi inspirado em artesanatos indígenas, como foi desde a inspiração até a conclusão?


Camila: O meu trabalho teve como ponto principal a Criação. Falei um pouco sobre a criação do universo, da cultura e da reciclagem. Assuntos que influênciaram diretamente na criação da coleção. Para desenvolver as peças inspirei-me na natureza e na cultura indígena brasileira, mais precisamente da Amazônia, onde estive para pesquisar a história, conhecer um pouco da região, do povo e comprar os materiais nativos. Como parte do trabalho reciclei as técnicas do artesanato e alguns materiais. O processo de criação deu origem a seis colares chamados de Águas, Sons, Flores, Pôr-do-sol, Terra e Fauna e Flora, confeccionados pelas sementes amazônicas e por materiais reciclados como coador de café, rolo de papel higiênico, madeira, metais e penas de aves doadas pelo viveiro da Universidade do Vale do Paraíba.


IDD: O que a fez seguir a área de joalheria?

Camila: Sempre achei ter mais facilidade para criar acessórios ao invés de roupas e também porque a joalheria é um ofício que me acalma. Até fazer o curso de bolsa de couro no Senai (depois da graduação), detestava costurar. Hoje eu gosto e penso que, quando a marca Alcachofra Artesanal estiver mais estruturada, poderei  desenvolver também roupas e fazer coleções completas.

IDD: Como surgiu a marca Alcachofra Artesanal? E como escolheu o nome?

Camila: Depois de um ano e meio de formada e de ter trabalhado em duas empresas do ramo, perdi o medo de assumir o meu desejo de ter uma marca própria e criar com mais liberdade. O nome foi escolhido pela fonética da palavra alcachofra. O som emitido me remete a algo leve mas forte ao mesmo tempo. E artesanal justamente pelo propósito da marca de criar peças feitas manualmente, em pouca quantidade e identidade própria.


Peças Alcachofra Artesanal

IDD: Onde fica seu ateliê e como você vende suas peças?

Camila: Crio e confecciono as peças em minha casa. Atualmente são vendidas em três lojas de São José dos Campos e por três representantes. Tenho também disponível pela internet através de um site de vendas.

IDD: Como a natureza influência nas suas criações?

Camila: Algumas vezes faço peças com formas literais da natureza e outras com formas mais sutis, que são as que mais gosto. Cores, sons, formas, texturas, cheiro, tudo que vejo me inspira e emociona, mas nem sempre consigo traduzir o que sinto para uma peça. Esse é um exercício que quero praticar mais e me aprimorar, pois sei que é o que tem de mais espontâneo em mim.

IDD: Qual o maior desafio de ter a própria marca?


Camila: Acho que sempre vai ter prós e contras, mas no momento o que tenho tido mais dificuldade é ter que fazer desde a criação até as compras, a confecção, administração, o blog, a distribuição das peças para venda, enfim, tudo. Por ainda estar estruturando a marca é preciso fazer de tudo um pouco. É prazeroso, mas cansativo.

IDD: Quais fontes você utiliza para se atualizar sobre moda e beleza?

Camila: Sempre gostei de pesquisar em livros e revistas de moda e arte, mas atualmente devido a tantos afazeres que tenho, estou buscando em fontes mais rápidas como os blogs e sites de moda. Acho que todas as fontes são importantíssimas para um bom embasamento, inclusive a observação da moda e comportamento na rua e das vitrines das lojas. Gostaria de ter mais tempo para ler bons livros e visitar exposições de arte. Sinto saudade da biblioteca da faculdade!

Para conhecer mais sobre o trabalho da Camila, acesse: http://alcachofrartesanal.wordpress.com/







 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Moda no Novo Milênio

Semana passada assisti a palestra da Manu Carvalho na Escola São Paulo sobre Moda no Novo Milênio e, durante as 2h de apresentação, ela apontou, década por década, quais as peças que fizeram o guarda roupa das mulheres desde os anos 30. O mais interessante foi entender como o contexto social, econômico e político impactaram (e continuam impactando!) na maneira de se vestir.

Para mostrar os itens em alta de cada época, ao invés de utilizar imagens antigas, ela escolheu editorias da Vogue de diversos países, reforçando que, a partir do ano 2000 ( anos 00) o que temos de fato é uma mistura dos anos que nos antecederam.

 
Anos 30 e 40:  Clima soldado, “entre guerra”, Casablanca, alfaiataria, apelo militar


Anos 50 : Saia rodada, tom pastel, olho gatinho, laço, óculos gatinho, cintura marcada, paetês, pérola, apelo infantil
 

Anos 60: Interesse pelo ano 2000, minimalismo, tubular limpo, tecnológico


Anos 70: Contra cultura, moda espelhada nas ruas, couro, madeira, estampas de natureza, jeans, sai o vestido e entra a calça pantalona, etnias nas estampas, óculos e bijus grandes, cores que remetam a natureza
 

Anos 80: Mais urbana, muito preto, batom vermelho, decotes, calça seca, silhueta T (ombro largo e calça seca), cintura alta, drapeado, tecido brilhante, saia envelope


Anos 90: Tecidos mole, minimalismo, cores neutras


Anos 00: High low (opostos) , mistura de cores e estampas, sobreposições, exageros e loucuras

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prazer, Mr. Tom Ford

Como (aspirante a) escritora, a confissão que estou prestes a fazer não é fácil. Mas tenho que  desabafar: simplesmente não sei como começar esse post. Não, não é febre, resfriado ou TPM: o nome disso é Tom Ford. Acharam os anúncios da Diesel polêmicos? Então se preparem, porque aquilo era dedo-de-moça perto da Ghost Chilli* que vem aí.


Para alguém que dá conta de assumir-se homossexual, passar de estilista iniciante a empresário de moda de sucesso no espaço de um riso malicioso, fazer as fotos de seus anúncios e ainda aparecer nu neles, escrever e dirigir um filme, comprar, revitalizar e ser aclamado como senhor da Gucci, patrocinar Stella McCartney e Alexander McQueen, comandar Balenciaga, abocanhar Maison YSL e tornar-se seu chefe absoluto, ver seu nome bordando vitrines do mundo e ainda ser considerado o “Viagra Fashion”, parece faltar tempo para se dedicar a manter a chama de 20 anos acesa com o  “namorido-editor-da-Vogue”.
Mas essa impressão, minhas queridas, dura os mesmos 0,0000002 segundos que o Google para pesquisar imagens de Tom Ford. Daí você entende que ele pode (e muito!) se dar ao luxo de fazer coisas assim. Aliás, ao luxo não: a luxúria. E pura (ironias à parte).

A vocês, um beijo de Cherry Lush acompanhado de perto pelos olhos atentos de Jon Kortrajarena sob as lentes de Tom.

*Jon Kortrajarena é o modelo das duas fotos na parte inferior da imagem

*Ghost Chilli é considerada a pimenta mais forte do mundo

 
Juliana Matheus é colaboradora do Ideia da Dica. Estudante de publicidade, viciada em internet e dona de textos envolventes e sedutores. Escreve para o IDD sobre campanhas publicitárias e ações de marketing de moda. Contato: julianamatheus9@gmail.com ou @ju_09






quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Roteiro de compras na Vila Madalena

O bairro da Vila Madalena em São Paulo é muito conhecido por seus bares e vida noturna. É muito comum encontrar pessoas em pé nas calçadas tomando cerveja e batendo papo. 

Essa rotina tem recebido um novo incremento: diversas lojas cheias de charme e estilo tem se instalado no local, criando uma alternativa para as "compras de shopping".  São em sua maioria marcas que você não encontra em outros lugares, tornando a região uma ótima alternativa para quem busca peças diferenciadas (o único tem seu preço!).

Percorri algumas lojas e montei um roteiro para quem quiser se aventurar nas compras e, é claro, ao final, terminar o passeio num dos deliciosos bares.

Antes de Paris: Rua Aspicuelta, 194
A loja de roupas femininas dispõe em suas araras de peças tanto retrôs como contemporâneas.  Os sapatos são lindos, não resisti e comprei uma sapatilha preta com desenho de matriuska (aquela bonequinha russa!). Dica: Saias retrôs para usar tanto no verão como no inverno


Simultânea: Rua Aspicuelta, 217
Fiquei encantada tanto com o lugar como com as roupas. A casa de vidro possui três pisos com vestidos, camisas e acessórios. Encontrei um oxford com brilho muito lindo!


Refazenda: Rua Aspicuelta, 188
Essa marca de Recife, criada pela estilista Magna Coeli,  possui essa única loja fora de sua cidade natal. Todas as peças são confeccionadas com fibras naturais e tem uma cara " bem brasileira", utilizando sempre muita cor, crochês, rendas e bordados. Dica: Vestidos

 

Ronaldo Fraga: Rua Aspicuelta, 259
Esse estilista mineiro apresentou sua primeira coleção no extinto Phytoervas Fashion em 1996, e de lá para cá foi só sucesso! Suas peças tem sempre pitadas de humor, ousadia e crítica social. Dica: a coleção para crianças é imperdível! A liquidação também está incrível, comprei um vestido lindo com 35% de desconto!



Luiza Perea: Rua Aspicuelta, 245
Marca de sapatos, bolsas e acessórios que tem como principal característica o uso de materiais naturais. Nesse endereço, fica tanto a loja como o atelier de Luiza. Dica: a entrada é um pouco escondida, é preciso descer uma rampa até se deparar com um agradável jardim em frente a loja.


Não pensem que foi preguiça o fato de todas as lojas estarem na mesma rua, foi pura coincidência gostar de todas no mesmo quarteirão !!!!

No final do roteiro, aproveite e tome um chope gelado com pestisco em alguns dos milhares de bares: Filial, Genésio, São Domingos, São Bento, Posto 6......

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ballet: dos palcos para as ruas

Quando se fala em Ballet, a primeira imagem que surge na cabeça é uma moça delicada, leve, extremamente sofisticada e muito rosa. Acertei? O que a maioria das pessoas não sabe é que por trás de todos os movimentos existe muita força, disciplina e inteligência.

Essa dança surgiu em celebrações públicas na Itália e França. Os espetáculos eram realizados em grandes salões ou quadras de tênis e tinham como público principalmente pessoas da corte.

Hoje em dia há quem goste dessa modalidade, pratique-a como esporte ou assista apresentações em grandes teatros. Mas essa arte, que antes estava restrita a seus bailarinos ou admiradores, agora invade as ruas, tornando-se referência na criação de peças e na escolha de acessórios.

Não se espante ao encontrar (com freqüência!) muitas cores pastéis, polainas, tule, sapatos muito parecidos com sapatilhas e tudo que remete ao universo do ballet. A estilista Ana Magalhães utilizou os bastidores da dança para criar o desfile de Outono/Inverno da Maria Bonita Extra no Fashion Rio. Para isso, abusou de sobreposições, transparências, rendas, meias ¾ e é claro: muito rosa!!! O destaque maior ficou por conta das sapatilhas super coloridas que quebraram as cores suaves.




Desfile da Maria Bonita Extra no Fashion Rio 2011


Outro fator importante para criar essa tendência foi sem dúvida o lançamento do filme Cisne Negro com Natalie Portman. A história que se baseia nos conflitos de uma bailarina, que tenta explorar seu lado bom e encontrar seu lado ruim para viver tanto o cisne negro como o cisne branco, tem um figurino lindíssimo, apesar de não ter sido indicado ao Oscar nessa categoria.
 
Cenas do filme Cisne Negro

Para compor um look romântico seguindo a inspiração do ballet, escolha saias de tecidos leves, meia calça ou ¾, sapatilhas, peças com tecidos esvoaçantes e muito rosa e preto.
Saias leves
Sapatilhas

Meia calça ou ¾


Inspire-se, dance e deixe o ballet encantar você!

Esse texto também foi publicado na revista Focco Magazine



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Capas de fevereiro

Sou uma consumidora assídua de revistas de moda e beleza. Todo início de mês lá vou eu até a banca fazer minha super compra e depois volto para casa feliz em “devorar” todas as informações.

Resolvi fazer todo mês um clipping das principais revistas e  dividir com vocês quem são as modelos e atrizes escolhidas para ilustrar as capas e as matérias de destaque. Espero que gostem!


Vogue Brasil/ Capa: Adriana Lima/ Destaques: Brilho e Stella McCartney para C&A e Pedro Lourenço para Daslu



Elle Brasil/ Capa: Fabiana Mayer /Destaque: Edição Dupla Fashion Rio + SPFW



Lola Magazine/ Capa: Debora Bloch/ Destaque: Looks em Branco, Bege e Areia e Oprah Winfrey abre uma TV a Cabo



Estilo/ Capa: Paola Oliveira/ Destaque: Especial Cabelo e 360 idéias irresistíveis


Gloss/ Capa: Isis Valverde/ Destaque: Natalie Portman e 179 dicas de moda



Criativa/ Capa: Fernanda Paes Leme/ Destaques: Balé e 327 peças para o verão



Marie Claire/ Capa: Natalie Portman/ Destaques: Especial jeans e Natalie Portman


Boa leitura!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Melhor look da semana

Lembram quando falei sobre o projeto "A sexta feira é sua"? Esse é o primeiro post no qual escolho, dentre os look que me enviaram, o que achei mais bacana. 

E hoje, o melhor foi o da Juliana Noronha, dona do blog de moda Versatilidade (vale a visita!!!)

A foto foi tirada no lançamento da coleção de inverno da BO.BÔ e Juliana veste saia  e camisa de seda Bo.Bô.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Come on Diesel, light my fire!!!

Ela sabe que é objeto de desejo. É sexy, provocante,  não se entrega fácil, seleciona a dedo aqueles que a tocarão dentre todos que a veneram. Assim é a marca Diesel:  sonho de consumo de 9 entre cada 9 japoneses, americanos, brasileiros, africanos, ingleses, suecos...

Obviamente, uma personalidade de tamanha força como esta não poderia deixar de ousar em seus anúncios. Irreverência, sex appeal e humor são alguns dos temperos que regem esta apimentada seleção de algumas das mais calientes explosões da marca:



Anúncios Diesel
 Com isso, o jeans mais cobiçado do mundo se coloca como um instrumento para que as pessoas tenham coragem de se assumir da forma que são, que ousem, sejam irreverentes, que parem de se deixar inibir, que façam sim coisas estúpidas e levem a vida de forma mais intensa, despreocupada e própria. Resumindo: mais Diesel.

Por isso meninas, se apropriem do talento de Jim Morrison e façam um pedido à estrela italiana: Come on Diesel, light my fire! Um beijo azul com etiqueta transversal a todas.




Juliana Matheus é  colaboradora do Ideia da Dica. Estudante de publicidade, viciada em internet e dona de textos envolventes e sedutores. Escreverá para o IDD sobre campanhas publicitárias e ações de marketing de moda. Contato: julianamatheus9@gmail.com




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Série Pessoas da Moda: Isis Linguanotto

A segunda convidada para o projeto  Pessoas da Moda é a fotógrafa  Isis Linguanotto, de 24 anos. Nascida em São José dos Campos,  interior de São Paulo, formou-se em  Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina e atualmente vive em Londres, onde trabalha como fotógrafa freelancer e desenvolve projetos pessoais em Fotografia de Moda Infantil.

Isis Linguanotto

IDD: 1. Ao escolher a faculdade de moda, você já sabia com o que queria trabalhar ou isso foi se revelando ao longo do curso?
Isis: Quando escolhi cursar Moda, em São Paulo, pensava em ser estilista. Eu já sabia que a minha vontade era a de criar e, na época, estilo parecia suprir esse meu desejo e vocação. Durante o curso descobri a minha paixão pela fotografia de moda e a liberdade criativa que o gênero proporciona.


IDD: 2. Quais os principais trabalhos que você realiza atualmente?
Isis: Nos últimos tempos tenho feito fotos de produto para marcas de moda infantil, como a Caramel Baby & Child e campanhas publicitárias para a rede de cinema Everyman Cinema. Também  dou assistência a grandes fotógrafos da atualidade, como Solve Sundsbo e Karina Twist. No meu tempo livre, desenvolvo projetos pessoais, como editoriais de moda e livros infantis.

Foto Haircut killer



IDD: 3. O que te motivou a ir para Londres estudar fotografia na London College of Fashion?
Isis: Eu quis aprimorar meus conhecimentos técnicos e ao mesmo tempo fazer uma pós graduação para elevar meu nível de ensino. A London College of Fashion (pertencente ao grupo University of Arts London, o mesmo da Central Saint Martins) tem há anos uma ótima reputação no meio da moda e, quando me ofereceram uma bolsa de estudos, ficou difícil recusar. Além do mais, o buzz fashion da cidade de Londres é bastante tentador para quem trabalha no meio.

IDD: 4. Qual o projeto que mais marcou a sua carreira?
Isis: No ano passado fiz uma sessão de fotos em uma das salas de cinema da rede Everyman Cinema, que seria exposta na estréia de Sex and The City 2. A direção gostou tanto das fotos que resolveu utilizá-las na sua campanha publicitária. Desde então, construí uma parceria com eles.

O mais interessante desse projeto foi usar uma fotografia essencialmente de moda para a campanha publicitária de uma rede de cinemas. Isso prova como a fotografia de moda pode ser flexível e interessante para as mais diversas áreas da cultura.

Imagem feitas para a rede de cinema Everyman

IDD: 5. Você pretende retornar ao Brasil ou as chances em Londres são melhores?
Isis: Atualmente as chances no Brasil são melhores. A Inglaterra ainda não se recuperou completamente da crise financeira, e o Brasil, por outro lado, tem um mercado de moda que cresce sem parar.Porém, ficarei em Londres por mais um tempo, ainda indefinido, pois sinto que ainda tenho mais oportunidades e contatos a explorar, que só a moda européia oferece.



IDD: 6. Quem você adoraria fotografar?
Isis: A atriz britânica Helena Bonham Carter. Respeito seu trabalho, estilo pessoal e a adorável e óbvia relação com o diretor Tim Burton. E, se fosse humanamente possível, Dakota Fanning: há 8 anos atrás... (risos)


IDD: 7. Que dica você dá para quem quer ingressar no mercado de moda?
Isis: Dependendo da área de interessante, você não precisa necessariamente estudar Moda. Como no Brasil os cursos ainda são muito generalizados, pode ser mais interessante, por exemplo, estudar Jornalismo, Marketing, Fotografia e depois aplicar conhecimento à Moda através de experiência de trabalho na área ou uma pós-graduação.

Infelizmente, no mercado de moda, inexperiência não tem espaço, e todo mundo acaba tendo que ralar de graça, ou até investir dinheiro do próprio bolso, para construir um portfólio que vá lhe render frutos. Isso serve de regra tanto para o Brasil  quanto para a Europa. Aqui não é diferente: Oportunidade boa é oportunidade não assalariada.

IDD: 8. Você adora fotografia de moda para crianças, como é esse desafio?
Isis: É realmente um desafio! Existem muitos prós e contras.Ao mesmo tempo que crianças são mais abertas a  novas idéias e menos conscientes do próprio visual (o que facilita bastante na hora da foto), elas também ficam entediadas com facilidade, então todo o processo tem que ser muito mais dinâmico. Maquiagem, cabelo, styling e foto, normalmente duram de 2 à 4 horas, já  com os pequeninos tem que ser em uma hora.

Outro ponto é a burocracia. Qualquer consentimento de imagem se torna mais complicado, por causa das leis de proteção à criança. E os horários de trabalho também são mais restritos: por conta do tempo em que elas devem estar na escola. A parte boa é que poucas pessoas se dedicam a esse nicho da moda e a ruim é que  existem bem menos revistas dedicadas ao assunto.

Imagem do  trabalho de mestrado Boo! A Garden Full of Nightmares





IDD: 9. Como você escolhe as peças que usa diariamente? Busca em lojas fast fashion, brechós, grifes, novos estilistas?
Isis: Um pouquinho de tudo. Faço o styling das minhas fotos e, isso reflete na maneira como me visto. Depende da proposta e da ocasião. Mas tanto meu guarda-roupa quanto meus editoriais são uma combinação de high street, vintage, grifes e novos estilistas.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Isis, acesse: www.isislinguanotto.com

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O estilo Angelina Jolie

Não sei como foi possível, mas Angelina Jolie conseguiu ficar ainda mais bonita no filme O Turista (vale muito a pena assistir!). Ela é a prova de que envelhecer, (não que ela seja velha!) pode sim fazer uma mulher ficar mais bela.'

No filme, além das imagens lindas de Paris e Veneza, o que se destaca é o figurino assinado por Colleen Atwood. Os vestidos foram escolhidos em  cores neutras ( nude, cinza e preto) com  cortes clássicos.




Na vida real, Angelina tem um estilo muito similar ao de sua personagem Elise. Prova disso é que a atriz não costuma ousar muito nos eventos que comparece. Fato é que ela nunca erra em suas escolhas, sendo que na maioria das vezes opta por peças Versace.




1. Vestido Versace verde usado no Globo de Ouro 2011
2. Vestido  Versace branco com maxi fenda na premiere de O turista nos EUA
3. Top de cristais Swarosvki usado com saia e echarpe de veludo preto do Atelier Versace na premiere de O Turista em Madri

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cool Hunting: Caçador de tendências

Fiz um curso de Cool Hunting na Escola São Paulo nesse fim de semana e ameiii!!!! O workshop foi ministrado pela Sabina Deweik do Future Concept Lab, um dos mais conceituados laboratórios de tendência do mundo. Com sede em Milão, possui profissionais denominados “ cool hunters” (caçador de tendência) nas principais metrópoles globais.

Mas qual é o trabalho de um caçador de tendência? Assista ao vídeo (está em português de Portugal) que explica o papel desse profissional e sua importância para as empresas:



O dia iniciou com um  pouco de conteúdo teórico para apresentar como trabalham esses profissionais, as diferenças entre micro e macro tendências e alguns tipos de consumo. Quando eu digo “ um pouco”, me refiro ao fato do tema ser tão interessante e apaixonante que de fato 7 horas de curso servem apenas como aperitivo. É preciso muito mais tempo e estudo para conseguir dizer: agora eu sei sobre esse assunto.

Após um delicioso almoço servido na própria escola, partimos para um exercício prático no qual foi possível vivenciar a atuação de um caçador de tendências. Saímos pelas ruas do bairro Jardins em SP para registrar lojas, pessoas, comportamentos, objetos e tudo o que nossa curiosidade julgasse interessante. Como resultado, veja o que encontrei:






Muitas pessoas vestindo a combinação preto e branco, principalmente em listras! Além disso, várias lojas decoradas nessas cores. No canto direito, uma bolsa antiga que encontrei num brechó (pena que a foto saiu ruim, mas ela era uma graça!). Aliás, me desculpem pelas fotos, acabou a bateria da minha máquina na metade do exercício e tive que tirar as restantes com o celular mesmo!



As cores invadiram as ruas, principalmente as “neon”: rosa, amarelo e verde! A Galeria Melissa na Rua Oscar Freire está com uma ação denominada: Galeria Melissa + Post-its no qual é possível deixar seu recado nos milhares de post its grudados na sua fachada. O resultado? Um paredão super colorido e interativo!

Para quem gostou do assunto, fica a indicação de dois livros:

DNA Brasil: Tendências e Conceitos Emergentes para as Cinco regiões Brasileiras - Editora Estação das Letras e Cores
Consumo Autoral: As Gerações como Empresas Criativas - Editora Estação das Letras

IDD: Ideia da Dica






A sexta feira é sua!



Toda sexta-feira será o dia da leitora. Para participar, envie uma foto de seu look preferido para matozzini@yahoo.com.br. Toda semana, será escolhido um e postado no blog.

Não esqueça de enviar, além da foto, a descrição da roupa e do local que estava no momento da fotografia ( se tiver em casa não tem problema, vale do mesmo jeito!!)

Participe e divulgue!

IDD: Ideia da Dica

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Esculturas em tecido

 


No fim de semana passado, me deparei com uma exposição de bonecos de pano denominada  "ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO - TERRA DA GAROA",  em homenagem ao  457º aniversário da cidade e adorei! 

A ação, realizada no Shopping Pátio Paulista em SP de 17 a 31 de janeiro,  reuniu 48 estátuas de tecido em tamanho natural portando todas um guarda chuva, fazendo a alusão ao apelido de São Paulo: Terra da Garoa (sim, aqui chove muito!). As peças são de criação da artista plástica Suzy Gheler e, por ter gostado muito de seu trabalho, resolvi pesquisar e relatar aqui para vocês.

Suzy é reconhecida  pelas  exposições cenográficas e por suas esculturas apresentarem tamanho de pessoas reais (com cerca de 1,60m), o que com certeza exige maior dedicação e empenho. Iniciou sua carreira  com esculturas de tecido nos anos 80, quando produziu sua primeira boneca, Gigi, que já foi um sucesso logo no lançamento.




De lá para cá já realizou diversas exposições em clubes, associações, shoppings centers, lojas, museus,  entre outros.


Para quem gostou e quer conhecer mais sobre seu trabalho, visite o site http://www.suzygheler.com.br/ ou a sua exposição permanente: São Paulo de Toda Gente no Memorial do Imigrante.

Serviço:

Memorial do Imigrante : Rua Visconde de Parnaíba, 1316 Próximo a Estação do Metrô Bresser - São Paulo/SP